A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TATIANA CALISTO DA SILVA
(Especialista em Educação Infantil)


Resumo: O presente artigo apresenta algumas opiniões e discussões teóricas que envolvem o contexto de aprendizagem infantil, principalmente no que se refere às atividades lúdicas desenvolvidas na prática escolar, implicando também a uma reflexão do brincar no desenvolvimento global das crianças.

Palavras chaves: Lúdico, aprendizagem.

Para muitos a palavra lúdico se confunde com diversão, passatempo, falta de ocupação, dentre outros, porém, pedagogicamente falando, o lúdico está relacionado ao conjunto de atividades que proporcionam diversão, podem incluir também brinquedos, brincadeiras e jogos, facilitando ainda a aprendizagem. Desta forma, o ato de brincar faz parte do potencial criador do individuo, onde este se modifica a partir da sua própria imaginação. O lúdico é mais que uma simples diversão, é através dele que ocorrem importantes mudanças no desenvolvimento psíquico e motor da criança, promovendo a sua interação com a realidade e proporcionando a criança à aprendizagem, troca de experiências e a socialização, colaborando assim, para seu sucesso escolar. Através das atividades lúdicas as crianças desenvolvem várias capacidades, explorando e refletindo sobre a realidade, a cultura na qual estão inseridas, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais.
Pode-se dizer que nas atividades lúdicas as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens, na ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, ou seja, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Mais importante do que o tipo de atividade é a forma como é orientada, como é vivenciada e o porquê de estar sendo realizada. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação e esta relação expõe as potencialidades dos participantes afetam as emoções e põe à prova as aptidões, testando limites. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras, tornando-se operativa. As situações imaginárias estimulam a inteligência e desenvolvem a criatividade. O jogo é reconhecido como meio de fornecer a criança um ambiente agradável, motivado e planejado enriquecido de várias habilidades e aprendizagem. Segundo estudiosos da educação, bem como da psicologia, o jogo infantil é uma atividade física e mental que favorece tanto o desenvolvimento pessoal como o social, de modo integrativo e harmonioso.
O aprendizado é o responsável por criar a zona de desenvolvimento proximal, na medida em que interação com outra pessoa, a criança é capaz de colocar em movimento vários processos de desenvolvimento que sem ajuda externa, seriam impossíveis de ocorrer. Esses processos se internalizam e passam a fazer parte das aquisições do seu desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã (VIGOTSKY, 1994, p.98). Diante da citação acima, reconhecemos que, quando a aprendizagem da criança acontece com sucesso, ela se sente capacitada para enfrentar os desafios que lhe são sugeridos em seu cotidiano.
O lúdico no processo ensino aprendizagem é uma necessidade, pois leva o educando a tornar consciência de si, da realidade e a esforça-se na busca dos conhecimentos, sem perder a vontade de aprender. Portanto, é preciso habilitar o educador para que este possa ser inserido como indispensável no tríplice relacionamento educando-o aprendizagem-educador. O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificante e atrativo, proporcionando a criança estímulos para seu desenvolvimento integral. É através das atividades lúdicas que a criança vai construindo seu vocabulário linguístico e psicomotor. O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a formação da personalidade. Através do lúdico do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e o mais importante, vai se socializando.