A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                                                   JARDELMA MACHADO DA COSTA

                                                                               JOSMARI VERSANO DE SOUZA OUCHI

                                                                                    JULHETA APARECIDA DE OLIVEIRA VIZENTIN

                                                                                   ROSIMEIRE BORGES DOS SANTOS

                                                                                   SOLANGE FERREIRA DOS SANTOS                                                                             

                                                             RESUMO

O lúdico faz parte da criança. Nesse sentido o presente trabalho buscou investigar teoricamente o lúdico, abordando a brincadeira como uma das principais linguagens infantil.  Buscou compreender como ocorrem as atividades lúdicas na educação infantil e os benefícios dessa prática para o desenvolvimento infantil. O presente estudo é pesquisa com caráter bibliográfico onde buscou-se destacar assuntos pertinentes em relação a esse tema. Explorando a importância da brincadeira e dos jogos na educação infantil, o brincar como meio educacional. A partir dessa pesquisa houve um entendimento de que através do brincar a criança se relaciona com o mundo, com as pessoas que estão seu redor e com ela mesma, assim ela expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com o ambiente em que ela está inserida. Dessa forma conclui-se que para desenvolver o lúdico no contexto escolar faz-se necessário que o educador tenha uma boa base de fundamentação teórica, para que possa entender a subjetividade de cada criança, adequando o repertório de atividades as mais diversas situações, sendo assim as atividades lúdicas sejam elas jogos ou brincadeiras livres ou direcionadas com regras, necessita de ser planejada com uma intencionalidade sendo sistematizado para possibilitar avanços e gerar condições para que a criança interaja e aprenda a brincar no coletivamente.

Palavras chaves: Lúdico. Educação Infantil. Brincar. Desenvolvimento Infantil.

INTRODUÇÃO

Muitos seres vivos brincam: gatos, cachorros, ursos, mas somente os seres humanos organizam brincadeiras em forma de jogos. A capacidade de jogar surgiu nas mais antigas civilizações em todos os lugares do mundo. Os brinquedos desempenham papéis relevantes para o desenvolvimento das crianças bem como para a transmissão da cultura de uma geração para a outra.

Assim o presente trabalho estuda a importância do lúdico na educação infantil, sob a perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que entendemos os brinquedos, jogos e brincadeiras como fundamentais para que ocorra o desenvolvimento integral da criança.

A motivação para realizar esta pesquisa, se deu a partir de observações de estágios surgiu a necessidade de verificar a influência do lúdico no processo de ensino aprendizagem, nesse contexto nossa problematização refere-se a importância do lúdico na educação infantil e suas contribuições no processo de aprendizagem.

Com esse estudo buscou investigar teoricamente o lúdico, abordando a brincadeira como uma das principais linguagens infantil, com objetivo de compreender como ocorrem as atividades lúdicas na educação infantil e os benefícios dessa prática para o desenvolvimento infantil.

Abordamos o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira e dos jogos na educação infantil explorando seus conceitos, no segundo capítulo conceituamos o brincar como meio educacional.   

A metodologia utilizada nessa pesquisa é o estudo bibliográfico com abordagem qualitativa sendo fundamentada em autores que aborda o tema lúdico como essencial para aprendizagem e de fundamental importância para a educação infantil.

Nas considerações finais destacamos que estudos apontam para a importância do lúdico para aprendizagem de qualidade, já que tem um caráter mais espontâneo permitindo a criança momento prazerosos, divertidos desenvolvendo habilidades fundamentais, como expressão corporal, criatividade, nesse sentido o educador que visa uma educação com ludicidade enfrenta um paradigma de ensinar para que a criança aprenda brincando.