Adriana Cláudia de Melo Nogueira e Schilze dos Santos Escola Estadual Bento Alexandre dos Santos

Pedagogas: [email protected] e [email protected] Resumo: O artigo aborda alguns conceitos sobre a importância do Lúdico na educação infantil.

O desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais. Cada criança possui um modo, um tempo de se desenvolver, pois a aprendizagem da criança é contínua e insensivelmente progressiva.

Na atualidade, estamos diante de constantes transformações na área da educação  a nova Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 Obriga pais a matricular crianças a partir dos 4 anos na pré-escola . A alteração foi feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União. Essa regulamentação oficializa a mudança feita na Constituição por meio da Emenda Constitucional nº59 em 2009.

Art. 6º

"É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.

Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.

Segundo a lei  "a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade".

Nos primeiros anos de vida, a capacidade cognitiva – ou seja, o mecanismo que o ser humano utiliza para entender, assimilar e conectar-se com o universo ao seu redor – deve ser estimulada. Quanto mais adequado esse estímulo, a criança tem melhores condições de aprender e  se relacionar com o mundo.

Na educação infantil a criança tem o primeiro contato com as linguagens, logo ultrapassa o simples ato de olhar e ingressar no universo do ver, a criança revela ao explorar, pesquisar, criar com cores, sons e movimentos a especialidade na cognição e afeto, descobrindo um mundo novo ao seu redor.

Com esta nova lei as crianças sairão do ambiente familiar e irão para a escola mais cedo, vale lembrar que esta primeira etapa de vida da criança é onde a mesma inicia o processo de aquisição de caráter , valores , respeito e moral que é com o convívio da família que se concretiza os mesmos .Rompendo esses laços familiares,  a criança passa a ir a Escola ou  Centro de educação Infantil aos quatro anos de idade e lá fica  a maior parte do dia , pois tem algumas instituições que o período é integral, sendo assim é dever das mesmas proporcionar as crianças um espaço físico criativo e bem ilustrado para chamar a atenção das crianças com lugares amplos, arejados  e  adequado a cada faixa etária, e para que isso ocorra deve ter professores capacitados com nível superior e investimento para os recursos metodológicos para trabalhar o estímulo resposta e  a capacidade cognitiva das crianças.

Segundo Piaget (1973 )é através do jogo e do brinquedo, que a criança  reproduz e recria o mundo a sua volta, transformando  atividades lúdicas que é o concreto da vida dela em linguagem escrita que é o abstrato.

O lúdico nesta fase deve ser inserido no planejamento para que os mesmos possam ser capazes de criar, recriar jogos e brincadeiras com respeito ao colega e com regras que devem seguir .Ao propormos determinadas brincadeiras e passatempos não se deve esquecer a realidade de cada aluno preocupando com a diversidade. Vygotsky indica a relevância de brinquedos para a criação da situação imaginária. Todo o acervo de brincadeiras constituirá o banco de dados de imagens utilizados em nossas interações. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões.

É importante ressaltar que os períodos de desenvolvimento da criança são irreversíveis, as mesmas não pulam estágios e o ritmos de desenvolvimento variam consideravelmente.

As crianças aprendem a fazer fazendo, interagindo com o meio , cada um tem seu tempo de aprender ,  há aqueles que possui maior dificuldade de aprendizagem e  tem que ter o apoio pedagógico do professor e do articulador para melhorar sua aprendizagem significativa desconhecidas advinda da interação com o meio, onde a pessoa individualmente procura compreender e resolver as interrogações.

“O brincar pode ser visto, portanto, como a base sobre a qual se desenvolvem o espírito construtivo, a imaginação, a faculdade de sistematizar e absterei, a capacidade de interagir socialmente, abrindo caminho para o desenvolvimento do trabalho, da ciência e da arte.” (MACHADO, Dulce V.H. Folha de São Paulo, 13/03/1983).

Para alcançar os objetivos esperados com incorporação do lúdico em sala de aula, faz-se necessário ter uma política educacional que garanta a formação de profissionais e também suporte com materiais pedagógicos.

Com uma didática diferenciada o lúdico permite que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar ou simples diversão.

Referências:

Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão/Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas.- São Paulo: Summus, 1992.

Pesquisa no Google: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/05/lei-regulamenta-obrigatoriedade-de-matricula-na-rede-escolar-a-partir-dos-4-anos.htm.

Professoras: Adriana Cláudia de Melo Nogueira e Schilze dos Santos