RESUMO

Este artigo tem a função de despertar a todos profissionais da educação a importância do lúdico na aprendizagem, irá contribuir no processo de formação do educando especial, pois brincar favorece a auto-estima, a interação com os colegas e sobre tudo, a linguagem interrogativa, propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus conhecimentos estabelecidos, fazendo destes elementos novos esquemas de cognição. Por meio da brincadeira, a criança aprende a agir  e desenvolver autonomia, o que possibilita descobertas e estimula a exploração, a experiência e a criatividade.

A influência do ato de brincar no desenvolvimento da criança especial é imprescindível para a formação do caráter e da personalidade da pessoa; além disso, o ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais e uma série de aspectos que ajudam a  moldar suas vidas, como crianças e como adultos. Brincando, a criança pode acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e significativos,e o modo como ela brinca revela seu mundo interior, proporcionando-lhe que aprenda,fazendo,realizando, dessa forma, uma aprendizagem significativa.

No ato de brincar ou jogar, ocorre um processo de troca, partilha, confronto, propiciando conquistas individuais e coletivas, portanto, o brincar também é fonte de conhecimento. Por meio das brincadeiras, o professor pode estimular  habilidades nas crianças, determinando para o aluno qual o objetivo do jogo, as regras e o tempo.

O lúdico aplicado a prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas. Pois é papel da escola e do professor formas pessoas críticas e criativas que inventem, descubram e sejam capazes de construir e reconstruir saberes, com prazer e também com conhecimento. Por isso, torna-se fundamental que o professor conheça o uso do lúdico com fins moralistas, utilitaristas, compensatórios e como expressão e comunicação para poder planejar suas atividades lúdicas.

Para VYGOTSHY, a brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento da criança, porque são por meio da brincadeira que a criança desenvolve diversos aspectos do seu comportamento, os quais estão ligados diretamente com sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento. Ao substituir um objeto por outro, a criança opera com o significado das coisas e dá um passo importante em direção ao pensamento conceitual que, como vimos nos nossos estudos, baseia-se nos significados, e não nos objetos.

Palavras – Chave: Educação Lúdica, Aprendizagem, Leitura.