A importância do lúdico na aprendizagem

Cristiane Aparecida de Jesus Araújo

         Como sabemos a educação tem como princípio formar cidadãos críticos e criativos, capazes de construir  novos conhecimentos. Por isso que a cada dia o processo de Ensino/ Aprendizagem precisa ser aprimorado, ou seja, ser construído por meio de novos métodos. E uma das maneiras de buscar essa inovação é através do lúdico, que ajuda o educando por meio uma nova prática pedagógica. Como diz Gilda Rizzo (2001): “… A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.” (p.40).

         Celso Antunes (2001) relata que: “Um professor que adora o que faz, que se empolga com o que ensina, que se mostra sedutor em relação aos saberes de sua disciplina, que apresenta seu tema sempre em situações de desafios, estimulantes, intrigantes, sempre possui chances maiores de obter reciprocidade do que quem a desenvolve com inevitável tédio da vida, da profissão, das relações humanas, da turma…”(p.55).

         Atualmente a atividade lúdica mais desenvolvida nas escolas pelos educadores é o jogo, principalmente no ensino fundamental por ter sua clientela na maioria das vezes formada por crianças. É importante dizer que a palavra Jogo refere-se ao Brincar, ou seja, ao mesmo que a criança se diverte ela também aprende. Chaguri (2006, p. 2) diz: “os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivações dos educandos em expressar-se, agir e interagir nas atividades lúdicas realizadas na sala de aula.”

         Quando a criança brinca deve-se levar em conta como sendo uma atividade natural, espontânea e necessária para o seu desenvolvimento. Pois é possível perceber que é através das brincadeiras e dos jogos que a criança usa sua criatividade, melhora sua auto-estima e até mesmo ajuda no processo ensino-aprendizagem. Antunes (1998, p. 37) destaca que: “jamais pense em usar jogos pedagógico sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, marcado por etapas muito nítidas e que efetivamente acompanhem o processo dos alunos, e jamais avalie qualidade do professor pela quantidade  de jogos que emprega, e sim  pela qualidade dos jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar.

         O trabalho em grupo é muito importante, pois cria um momento de cooperação dentro da sala de aula, e até mesmo facilita a relação entre as crianças. Dessa forma é preciso que o educador tenha uma formação básica que facilite o desenvolvimento dessas atividades comas crianças. Vygotsky (1991) salienta que “a brincadeira apresenta três características: a imitação, a regra e a imaginação, presentes em todos os tipos de brincadeiras, podendo ser de faz-de-conta, tradicional ou outra atividade lúdica.”

         É por meio do lúdico que a aprendizagem se torna ativa, dinâmica, contínua, ou seja, é a partir daí que a criança começa a adquirir experiências que a ajudaram no meio social onde estão inseridos.

         “A educação lúdica, na sua essência, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.” (ALMEIDA, 1994, p.41).