A importância do livro didático na prática pedagógica 

O início de uma análise é um momento propício para estabelecer algumas opiniões. Pensando nisso, observamos que o livro didático atualmente tem sido considerado o melhor material de apoio para alguns professores devido a sua importância na práticapedagógica diária por ser suporte teórico e prático para o aluno, nstrumento de apoio para o professor e por constituir uma organização possível do conteúdo a ser ensinado. No entanto, temos que observar vário fatores para então poder assim considerá-lo.

     Dessa forma, propomos uma reflexão inicial acerca do papel atribuído ao livro didático no ensino da língua portuguesa. Essa se baseia no livro didático intitulado “Para viver juntos: português 9° ano” elaborado pelos autores Greta Marchetti, Heidi Strecker, Mirella Cleto. É perceptível que o livro aborda uma linguagem sócio-interativista que contribui para que o aluno consiga ter uma aproximação da realidade com os conteúdos apresentados no livro. Pois, as funções das expressões utilizadas e seus significados estão relacionados à situação na qual um evento da fala está inserida na intuição do falante. Acreditamos também que a intervenção didática em língua é uma abordagem interacional em que articula concepções de língua/linguagem e de ensino/aprendizagem voltadas para os objetivos do ensino e da aprendizagem da língua, integradas a uma avaliação que privilegia não somente fins sócio institucionais, mas, principalmente, fins pedagógicos.

      Esse livro possibilita o aluno a produzir textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma, o aluno tende a entrar em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar e argumentar nas mais distintas situações. Pois, o livro trabalha com diversos gêneros e possui sequências tipológicas em suas estruturas.

      É perceptível que o livro ”Para viver juntos: português 9° ano” contempla uma gramática normativa de forma significativa, permitindo assim que o aluno conheça as normas gramaticaisque regem a sua língua, língua portuguesa e, a partir desse conhecimento, possam fazer as suas escolhas de acordo com as circunstâncias de usos. Sobre esse assunto, Antunes (2007) diz o seguinte: 

As línguas têm em seu comando, pessoas; seres atuantes, sujeitos ativos, capazes de administrar, entre possíveis opções, aquela que mais se ajusta à situação. É preciso, sempre que oportuno, mostrar ao aluno contextos em que ele pode escolher entre uma forma ou outra, entre uma organização ou outra do período, do parágrafo, ou até do texto (ANTUNES, 2007, P.77)

 

      Por isso, e imprescindível que o livro didático apresente ao aluno diversas formas de linguagem para que, a partir daí, o aluno possa observar que há contextos em que ele pode utilizar uma forma ou outra de linguagem.

      Diante disso, concluímos que um bom livro didático pode ser um forte aliado do professor em sala de aula, bem como pode despertar o aluno para o farto material linguístico que tem em suas mãos. Enfim, podemos dizer que os elaboradores do livro didático analisado têm uma enorme preocupação e percepção, no tocante aos alunos e professore que farão uso do mesmo, sendo assim só cabe ao professor saber explorá-lo. 

                                              Referências bibliográficas          

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de lingus sem pedras no caminho. SP; Parábola. Editorial, 2007. 

MARCHETTI, Greta. Para viver juntos: português, 9° ano: ensino fundamental / Greta Marchetti, Heidi strecker, Mirella l. Cleto. São Paulo: edições SM, 2009.