INTRODUÇÃO

 

Este artigo faz parte de uma atividade realizada em sala de aula, em que foram confeccionados vários brinquedos de sucatas relacionados a atividades de movimento. As acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFRA construíram os brinquedos e depois socializaram suas criatividades com as colegas e professora. O trabalho teve por objetivo desenvolver a criatividade tornando assim mais dinâmica e prazerosa as aulas e o envolvimento com os jogos de movimento.

Os materiais que pareciam não ter mais utilidades e que eram descartados como lixo teve muita utilidade na construção dos jogos que servirão para auxiliar na pratica educativa. Sentimos muito prazer e divertimento ao confeccionarmos estes materiais, sabemos como será  importante  e prazeroso para a criança ao usufruir de cada peça, pois ao construirmos imaginávamos como seria a reação delas ao brincar seguindo as regras e a socialização.

No sentido de fundamentar a importância destes brinquedos na vida das crianças e com o objetivo de relacionar a prática com a teoria partimos para a escrita deste artigo.

Para esta reflexão, buscamos alguns autores que irão abordar a importância do brinquedo no universo infantil, sua influência no desenvolvimento da linguagem, na socialização com o meio, no processo de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: criança – jogos –movimento

 DESENVOLVIMENTO:

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO UNIVERSO INFANTIL 

Lúdico do latim ludus significa jogo. O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo do individuo, tendo uma característica lúdica torna-se mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, é parte integrante das atividades essenciais da vida, como também do processo interdisciplinar ensino-aprendizagem, preparando sua inteligência e caráter, no conhecimento de quantidade e espaço.

O movimento humano é mais do que simples deslocamento do corpo, constitui em uma linguagem que permite as crianças atuarem sobre o ambiente em que vivem, lidando com situações que elas possam criar inventar, descobrir novos movimentos, além de permitir que descubram seus próprios limites. A educação corporal é o que constitui a base do nosso comportamento humano, pois através do movimento podemos expressar nossas atitudes e idéias.

      Segundo Piaget (1987), um dos maiores estudiosos sobre o desenvolvimento

cognitivo, descreve a importância do período sensório-motor e da motricidade para o desenvolvimento da inteligência. A inteligência, portanto, relaciona-se com a psicomotricidade que convém relacionar o brincar como atividade física e mental que acarreta interesse e satisfação à criança, desenvolvendo as suas qualidades físicas, intelectuais, morais e emocionais de forma prazerosa e satisfatória.

    Friedmann (1996) ressaltar que o jogo é de extrema importância para a criança porque é por meio dele que a criança aprende a expressar-se de forma espontânea e livre, descarregando suas energias, aprendendo a interagir com o outro.

   Assim irá desenvolver-se de forma mais integrada e obtendo maior êxito no aprendizado e na realização pessoal.  O jogo é muito mais do que um ato simples de brincar, através dele é possível desenvolver o desenvolvimento da linguagem, processos mentais e hábitos sociais.

     Para Huizinga (1995) o jogo pode ser como uma atividade livre, conscientemente tomada como “não seria” e exterior a vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. É uma atividade que não pode ser ligada a qualquer interesse material, a qual não se pode obter lucro. Deve ser  praticada dentro de limites espaciais e temporais, segundo algumas ordens e regras.

 

 

É fundamental tomar consciência de que a atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança: suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, sua formação moral. Friedmann (1992,p.35).

 

 

Daí a importância do educador proporcionar à criança momentos de recreação, para que elas possam significar sua aprendizagem, mesmo estando brincando.

Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998) a criança para crescer com prazer e alegria precisa brincar, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo.

O jogo é para a criança um exercício de preparação para a vida. Porem é importante que o educador saiba adequar os jogos ao momento educativo com as necessidades do aluno, definindo os objetivos a qual pretende alcançar.

Agindo sobre os objetos a criança organiza seu espaço, desenvolvendo a noção casualidade e representação. Nesse conceito torna-se favorável para o educador quando quer descobrir a realidade de cada criança. O jogo mostra o caminho para encontrarmos a personalidade de cada uma. É só incentiva - lá no momento do jogo. Pois é neste momento que a criança incorpora  valores, conceitos e conteúdos que se possa estar anotando para ser analisados e colocados em pratica mais tarde. É através da brincadeira que se observa toda a psicologia da criança e como é seu convívio no meio familiar ou social.

FRIEDMANN (1992) nos ensina que o jogo não é simplesmente um método para aliviar tensões, nem uma atividade que prepara a criança para o mundo, mas é uma atividade real para aquele que brinca, pois se envolve com paixão no jogo sem precisar saber o que ele significa. A criança deve elaborar seu conhecimento interagindo com o meio físico e social satisfazendo suas próprias necessidades e confiando nas pessoas que as cercam.

 Conclusão:

Ao chegar ao final deste artigo percebe-se que através dos jogos a criança desenvolve um melhor relacionamento com as demais crianças e com os adultos. Assim podendo interagir com o meio em que estão inceridas obtendo um auto conhecimento de si próprio.   ntença com as outras crianças,er parte delaividades lque através dos jogos  Nota-se a necessidade de incentivar os jogos infantis e brincadeiras que proporcionem o movimento a criança.

Os jogos de movimento deve ser parte integrada no processo ensino-aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento integral da criança.

Ao analisarmos ludicidade, conveniamos dizer que um educador deve estar sempre aprofundando os conhecimentos e buscando novas alternativas para concretizar o ensino lúdico como uma forma de aprendizagem.

Oportunizando o jogo de forma adequada estabelece um bom relacionamento com o grupo, proporcionando respeito, diferenças de habilidades, limites, regras e trabalho em equipe.

Assim a escola se torna um ambiente animado e prazeroso para a criança onde ela se sente valorizada, elevando sua auto-estima a qual refletirá nos resultados da aprendizagem.

            Não podemos deixar de proporcionar as crianças momentos prazerosos em que ela movimente-se por meio de brinquedos, por julgar que não temos brinquedos para oferecê-las. Vimos por meio da confecção de brinquedos que pode-se fazer maravilhas com sucatas, sem gastar nada, apenas fazendo uso de nossa criatividades e imaginação.

Portanto devemos estar bem ciente que a prática pedagógica deve oferecer momentos de vivências significativas para que as crianças encontrem prazer e desenvolvam as habilidades de seu corpo de forma criativa e animada. Que após as  reflexões deste artigo sintamos mais prazer e motivação em construirmos novos jogos, reaproveitando o material reciclável, assim também estamos colaborando com a preservação do meio ambiente e dando mais brilho no olhar de cada criança que chega até nossas mãos.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

 CUNHA, Nylse Helena da Silva, Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. São Paulo: Vetor, 2001.

 FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Crescer e aprender – o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

 FERREIRO,E.; T., A psicogênese da língua escrita. POA: Artes Médicas, p. 08,1884.

FRIEDMANN, Adriana. [et al] O direito de Brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, 1992.

FRIEDMANN, Adriana. [et al] O direito de Brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta,1992.

 MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo – sucata e a criança: A importância do brincar - atividades e materiais. São Paulo. Loyola, 1994.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.