FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC 

Administração de Empresas

Edinalva de Sousa

Prof. Orientador Lawton Benatti

A importância do gestor da informação para a sociedade atual

A Importância do gestor da informação na sociedade atual.

Ao longo da sua historia, as empresas vêm incorporando, em suas estruturas, diferentes profissionais, cujos perfis de atuação dependem diretamente do uso e conhecimento, interpretação da informação. São os profissionais que utilizam a informação na solução de problemas, ou como um gerador de ideias que irão fundamentar novas tecnologias e conceitos que, por sua vez, irão proporcionar vantagem competitiva. O atendimento das demandas de informação destes profissionais tem sido realizado por meio dos diferentes tipos de sistemas de informação criados nas últimas décadas.

Hoje, as inovações tecnológicas, cada vez mais acessíveis a todos os setores econômicos, reduziram a distância entre as empresas, que passaram a ter possibilidade de acesso a novidades e a inovação surgida em qualquer parte do mundo.  O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim o conjunto do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. Portanto é de suma importância a qualificação desse novo gestor na sociedade atual. Esse novo perfil de profissional recente vem agregar muito na sociedade carente, preocupada na qualidade da relevância da informação, estes profissionais pode esta inserido em todos os níveis sejam em organizações, no setor publico e jurídico.  

O caminho rumo à sociedade da informação é repleto de desafios em todos os países. Contudo, em cada um, o desafio reflete uma combinação singular de oportunidades e de riscos. Todos os países caminham, voluntária ou involuntariamente, rumo à sociedade da informação. Compete a cada um encontrar sua rota e suas prioridades. (TAKAHASHI, 2000, P. 6)

Qual é o perfil para se tornar um gestor da informação?

O profissional para se um gestor da informação a pessoa teve gosta de ler capacidade de critica síntese ter pensamento lógico gosta de usar a tecnologia e especialmente saber trabalhar em equipe.

Portanto um gestor da informação trabalhar com as coletas de dados, processamento, armazenamento, disseminação da informação esses são os elementos básicos para a pesquisa de um gestor da informação.

Referências Bibliográficas 

TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da informação no Brasil: livro verde.1.ed. Brasília:  Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000..

http://www.scielo.br  Acessado em: 21/03/2013