Ao oferecer as disciplinas de metodologia cientifica para os cursos de graduação, as Instituições de Educação Superior (IES) estão auxiliando os alunos a conhecer os tipos de métodos gerais de investigação, a entender os fundamentos metodológicos e analisar as etapas da pesquisa científica, a compreender a importância da pesquisa científica no âmbito de sua futura profissão e, por fim, a iniciar as atividades de produção de pesquisa com a elaboração e apresentação de sua Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Haja vista as exigências do mundo contemporâneo, tornou-se senso comum o fato de que uma monografia de qualidade não depende propriamente do tamanho, do número de páginas ou da apresentação externa. Depende de uma característica de profundidade que deve ser um dos critérios fundamentais, além de conter idéias novas, ser criativa, convincente e bem formulada.

 No âmbito da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) a importância e as exigências aumentam, pois além de “refrescar” a memória, o acadêmico precisará se aprofundar, discutir e refletir um pouco mais acerca não só da metodologia, mas do próprio processo de autonomia científica. Isto se faz necessário, uma vez que o tema da “reprodução em vez da produção cientifica” é um problema que preocupa a maioria das IES nos dias atuais, isto na condenável iniciativa da comercialização de dissertações e teses.

Assim, os alunos de pós-graduação, pelo fato de já terem tido a experiência de produzirem um TCC, precisam não apenas conhecer os tipos de métodos gerais de investigação, mas aplicá-los conforme a necessidade de seus estudos.

Além da análise das etapas da pesquisa científica durante a graduação (escolha do tema, revisão de literatura, formulação do problema, construção de hipóteses, etc.), o aluno agora terá de ser capaz de realizar também, a análise crítica de vários trabalhos científicos na busca de subsídios para sua pesquisa.

Se critérios como estes forem atendidos, as IES poderão contar não somente com alunos, mas também com “pesquisadores contribuintes”, que ao desenvolverem suas pesquisas dentro das diretrizes propostas, estarão colaborando com a produção e aperfeiçoamento do conhecimento cientifico acadêmico.