Com o ingresso da Filosofia no currículo muito tem se discutido se a Filosofia realmente teria alguma importância na conjuntura da sociedade atual pragmatista. Talvez para muitos ela deve ter uma resposta imediata para todos os problemas da nossa situação cotidiana e resolver todos os dramas humanas.

Longe disso, a Filosofia enquanto reflexão tem muito a contribuir para nossa sociedade atual que se tornou consumista. O consumismo atual acaba por tornar o ser humano apenas um objeto de produção em que seu valor acaba sendo reduzido ao lucro que o mesmo é capaz de produzir. Desse modo, espera-se da Filosofia uma nova forma de entender o mundo de forma menos materialista e buscando um sentido mais profundo que dê significados mais profundos às diversas situações.

No meu livro "Filosofando, noções introdutórias" logo no início faço uma citação de Dr. César Nunes da UNICAMP onde ele se refere à Jaspers no que se refere ao espírito antifilosófico que busca sempre a massaficação através da indústria cultural.

A indústria cultural acaba por gerar pessoas totalmente manipuláveis de diversas formas e situações. A mass mídia é um exemplo de manipulação das consciências totalmente manipuláveis.

Sendo assim, acredita-se também que a importância da Filosofia na atualidade é de grande relevância tendo em vista a importância que a mesma tem tido no desenrolar da História da Humanidade.

Outrossim, ressaltamos a importância de uma forma de entender que a Filosofia tem categorias próprias. O artigo do estudande de História, Otoniel, publicado no site www.infonortepr.com.br muito contribuiu para poder estar aumentando a forma de ver as diversas situações de maneira mais ampla, tendo em vista que não existem histórias absolutas e sim uma "história" enquanto criação humana nas atuais circunstâncias da humanidade geradas por alguém que detém algum tipo de poder.