A partir das mudanças ocorridas no último século, onde a abertura do mercado para o mundo exterior realizou grandes intervenções nas organizações, modificando processos, exigindo maiores conhecimentos, obrigando praticamente as empresas a modificarem totalmente seus métodos de trabalho para se tornarem competitivas. Muitas empresas que não possuíam processos organizados deixaram de existir, pois não aplicavam os métodos determinados pela OSM, outros fatores desempenhados pelo profissional de OSM foram determinantes para o fim de algumas empresas, como a falta de planejamento, estrutura organizacional inadequada e na sua maioria por falta de processos pré definidos. Diante deste contexto, podemos destacar o grande avanço que a OSM (Organização, Sistemas e Métodos) proporcionou para os gestores, contribuindo para a permanência de algumas empresas diante da concorrência globalizada. A OS&M, conforme descreve Vitor N. Colenghi tem como objetivos básicos racionalizar os processos administrativos e operacionais, processar a análise funcional, identificar pontos críticos e falhos da empresa, processar a sinergia interdepartamental, buscar a padronização de métodos e procedimentos entre outros processos que podem determinar a permanência ou aumento da representação das organizações no mercado.

Partindo desta introdução podemos observar tamanha importância da OS&M como disciplina de estudo para o acadêmico, futuro administrador. Hoje diante do grande avanço tecnológico, cada vez mais o profissional de OSM se torna uma peça de grande importância dentro das organizações como menciona Djalma de Pinho R. de Oliveira (2002). Buscar o conhecimento e se tornar um grande diferencial no mercado de trabalho deve ser o objetivo de qualquer acadêmico, para isso é fundamental dedicação e comprometimento. Deixando as aptidões e partindo claramente para a importância de se obter o conhecimento em OSM, através das técnicas e métodos desenvolvidos pela OSM, o aluno de administração se tornará um grande gestor, um profissional que quebrará paradigmas, que proporcionará a racionalização do trabalho, que diante de situações adversas o futuro administrador aplicará suas técnicas para desenvolver um planejamento estratégico que proporcionará soluções para as organizações. Esta disciplina trás para o acadêmico grande embasamento com especialização para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado dentro de uma organização, bem como no planejamento e gestão de sua própria empresa. Como descreve Chiavenato (1999) o profissional de OSM deve ter habilidades técnicas, conceituais e humanas, e somente com o estudo de OSM que o acadêmico desenvolverá estas habilidades. Portanto, é indispensável para que o administrador do futuro obtenha excelência em seus projetos, o estudo e conhecimento em Organização Sistemas e Métodos.

Ainda dentro do conceito de importância sobre OSM, podemos destacar as atividades dos profissionais de OSM dentro das organizações. Empresas que desejam obter vantagens competitivas devem ter em seu quadro funcional ou através de consultoria, um profissional com habilidade em OSM. Cada vez mais as empresas precisam inovar para atender seus clientes ou até mesmo superar as expectativas deles, para isso, é necessário estar constantemente avaliando os processos de produção, logística e qualidade total, e ainda evitar trabalhos duplicados, conter gastos desnecessários e aperfeiçoar métodos de trabalho, para tornar as organizações competitivas. Com o desenvolvimento e planejamento proposto pelo profissional de OSM, as organizações proporcionarão vantagens frente aos seus concorrentes. Ter um profissional de OSM na organização é garantir que os processos sejam praticados com o menor custo operacional, promovendo maior rentabilidade e garantindo a qualidade dos produtos para os clientes. Além de garantir produtividade com menor custo, este profissional desempenha varias tarefas relacionadas à organização e mapeamento de processos, garantindo exatidão no levantamento de dados e informações para tomada de decisão.

Fica claro a importância de OSM em ambas as situações, para vida acadêmica a preparação de um profissional organizado, crítico, com ambição, vontade de mudança e quebra de paradigmas. OSM vêem contribuir para formação de um individuo comprometido com as pessoas, estas que movimentam as organizações, desejo de aprimorar, racionalizar e contribuir para o desenvolvimento organizacional. Para as empresas o profissional de OSM que possui as habilidades descritas por Chiavenato (1999), reserva um futuro preparado, organizado, planejado e comprometido com as mudanças que constantemente ocorrem. Não só no meio profissional, mas também para vida pessoal podemos destacar a atuação de OSM, pois nossa vida nada mais é do que uma empresa, onde precisamos nos organizar e planejar ações diariamente para se obter sucesso.