Tendo como argumento principal o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este texto trata da importância, que a história tem para a sociedade, pois esta encontra-se  inserida no cotidiano de cada um. Mas falar de História não é tão fácil, o ensino, pode se tornar muito complicado devido aos acontecimentos que a sociedade sofreu ao longo do tempo.

Durante muito tempo, ou até nos dias atuais, o ensino da história tem sido visto como chato, devido ao modo de ensinar dos professores, muitos ainda se prendem a datas, esquecendo que o importante para o aluno é conseguir fazer uma ligação dos acontecimentos anteriores com sua realidade, entendendo o propósito de cada fato. Orientar os alunos a se tornarem críticos tendo consciência do que os relatos condizem, cada ser humano tem o direito de questionar o que lhe é ensinado. Seria bastante conveniente para os governantes que os brasileiros continuassem leigos, a escola ensinava a idéia de um Brasil sem preconceito racial, no qual cada um colabora com aquilo que tem para a felicidade geral. A história não era espaço para discussões dos problemas brasileiros (Braga e Borges). Como a história é passada para os estudantes fica a parecer que aqui ou em qualquer parte do planeta tudo é um mar de rosas, isso por que é conveniente para que estas pessoas não tenham opinião própria para cobrar o que lhe é de direito, portanto a sociedade pode sofrer com a falta de informação gerada pelo sistema de ensino que a este é oferecido. Para que a educação tome um lugar de destaque é necessário investimento não apenas dos órgãos que gerem o sistema, mas daqueles que também precisam, devem buscar seu conhecimento e discordar com o que não lhe convencer nas explicações, educar usando como base a moral e o civismo para garantir uma sociedade igualitária é uma ideologia imprópria para a atualidade, a competição é algo presente desde a época da chegada dos portugueses ao Brasil até os dias atuais, e muitos usam a hipocrisia para se promover com um discurso falso, achando que está dando um ensino de qualidade para a sociedade, mas na verdade está privando as pessoas de conhecerem a verdadeira história.

A contribuição do ensino de história é importante para entendermos todos os conteúdos, sendo assim posso perceber claramente como estudar Fundamentos e metodologia da História contribui para o entendimento das outras metodologias, para entender sobre matemática é preciso saber sobre a história da matemática, sobre a questão da construção dos números houve muito avanços para de chegar ao sistema de numeração, então o aluno precisa saber não apenas da historia do seu país, mas entender que precisamos dos outros povos para conseguir sobreviver perante a sociedade. Em metodologia das Ciências buscamos compreender os fatores biológicos e para isso é necessário entender como chegamos a este ponto, no entanto me arisco afirmar que o ensino da história é importante para contextualizar os fatos fazendo com que seu tempo cronológico seja respeitado, à criança principalmente precisa de algo mais concreto para conseguir definir com mais clareza o seu conhecimento.

Passar a entender que o ensino de historia causou mudanças no currículo escolar, este artigo torna o estudo de história mais claro no sentido de aprendizagem, garantindo ao estudante de pedagogia formas de repensar sua metodologia praticada na sala de aula e tentar fazer a diferença entre o passado e o apreendido, como formas de conceituar um novo mecanismo para se compreender ensino dando a importância adequada para o tempo de aprendizagem ou os mecanismos necessários para obter à aprendizagem. O estudo de história passou a se diferenciar ou clarear a partir da leitura deste artigo ele consegue perpassar pelo momento do aluno em sala aprendendo chegando até o professor ensinando para conseguir diferenciar sua aula, não a tornando monótona repetindo erros praticados no momento de seu aprendizado, trabalhar a questão da história em sala pode se tornar algo prazeroso se dedicado algum tempo para o planejamento e estudo dos conteúdos verificando varias fontes para adquirir argumentos e assim se considerar conhecedor podendo assim dominar o conteúdo. Analisando o texto diria que este consegue influenciar o ser educador para tentar fazer uma história diferente, quebrando os conceitos de tradição no sistema de ensino como se todos aprendessem da mesma forma, como estudante quer o melhor, portanto estudar deve ser a melhor maneira para descobrir a verdade ou o que se diz verdade dos fatos  possibilitando assim uma segurança constituída ao longo do tempo. 

Referência: BORGES, Maria Aparecida Quadros; BRAGA, Jezulino Lúcio Mendes. O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disponivelem:<http://www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/sumario.html > acesso em: 05 mar. 2012.