RESUMO

É fundamental que os alunos compreendam como alguns aspectos ortográficos podem funcionar na organização textual garantindo clareza e eficiência na comunicação e expressão de suas idéias. O professor registra suas observações e assim terá subsídios para questionar o aluno, levando-o a raciocinar sobre o conceito até a formulação da regra gramatical.
PALAVRA-CHAVE: ortografia, comunicação e conhecimento.

PROBLEMA

A problematização apresentável neste trabalho trata-se de uma das preocupações no ensino-aprendizagem, que é o ensino da ortografia, será que a mesma está sendo ensinada corretamente?

HIPÓTESE

O objetivo de trabalhar a ortografia consiste na busca de promover a discussão com os alunos das regularidades ortográficas e a construção de regras, objetivando a formação de cidadãos capazes de se comunicar de uma maneira correta em todos os setores da sociedade.

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar e ampliar os conhecimentos dos alunos em relação à importância do ensino a ortografia.

Objetivos Específicos

- Analisar as regras ortográficas.
-Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever.
- Despertar no aluno o interesse pela escrita.

MARCO TEÓRICO

Sendo a ortografia a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras faz-se necessário trabalhá-la de uma maneira intensa e ativa nos alunos, já que se percebe grande dificuldade nesse aspecto.
Segundo o autor Mauricio (2009, p.20): "A ortografia age na parte gráfica e funcional da escrita". O ensino da ortografia deveria acontecer desde as sereis iniciais, onde os alunos aprendem a ler escrever e falar de uma maneira correta. No entanto, por defender a ortografia como um meio eficaz de aprender a ler, escrever e falar corretamente, é que penso ser de extrema importância enfatizá-la de uma forma mais intensa no ensino.

METODOLOGIA

A pesquisa será do tipo bibliográfico que permite a busca de teóricos para nos embasarmos. A pesquisa terá como embasamento o autor Maurício Silva, que aborda o mesmo tema da pesquisa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A língua portuguesa precisa ser vista e ampliada de uma forma mais plena no processo de ensino dos alunos, ensinando-os não a obrigatoriedade de aprender, mais a consciência de saber a escrever, falar e a ler corretamente, fazendo desse ato uma constituição cidadã de si próprio, adquirindo o saber por valor e consciência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

SILVA, Maurício (org). Ortografia da língua portuguesa: história, discurso e representações. São Paulo: Contexto, 2009.

Orientação: Profª. Dra. Rosângela Lemos da Silva.