A Importância do Ensino da Língua Inglesa nas Séries Iniciais
 
A Importância do Ensino da Língua Inglesa nas Séries Iniciais
 


Amanda Silveira de Albuquerque Gualano
Universidade Católica de Brasília
[email protected]

INTRODUÇÃO

O fato do inglês ser vastamente usado como "língua franca", como meio de comunicação internacional faz com que mais e mais os pais sintam a necessidade que suas crianças aprendam esse idioma, cada vez mais cedo. As crianças, por sua vez, vêem o inglês como a língua dos computadores, dos filmes, das músicas, da comunicação internacional. Pais e educadores estão cada vez mais conscientes da importância do conhecimento da língua inglesa para o sucesso na vida pessoal e no campo profissional.
O ensino de Língua Estrangeira vem se expandindo de forma significativa.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS

O aprendizado de uma língua estrangeira desenvolve no aluno estratégias de aprendizagens importantes para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado. São elas: estratégias de memorização, estratégias cognitivas e estratégia de compensação. Estas estratégias são mais facilmente desenvolvidas nas séries iniciais. Pesquisas comprovam que as crianças na faixa etária de 3 anos têm mais facilidade para o aprendizado de línguas.
Wendy Scott em sua obra Teaching English to Children ( 1997 ) fala sobre o crescimento do ensino de inglês para crianças nos últimos tempos, apontando como um dos motivos a introdução desta língua nas escolas primárias européias.
A rede de ensino particular brasileira está investindo, cada vez mais, no ensino de línguas estrangeiras. Tão logo a criança ingresse numa dessas escolas, ela entra em contato com o ensino de línguas, em especial com o ensino de inglês. Podemos afirmar que, em um grande número de escolas particulares brasileiras, o primeiro contato com o inglês acontece dos três aos seis anos, enquanto que nas escolas públicas este ensino ocorre, em geral, a partir dos dez /doze anos.
A implantação da Língua Inglesa a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas regulares antecipa o contato de seus alunos com uma língua estrangeira, oferecendo aos mesmos acesso à informação e culturas diferentes.
A criança aprende o inglês através da criação de um ambiente adequado. Susan House em An Introduction to Teaching English to Children ( 1997 ) ressalta que não deve- se confundir aprendizagem com memorização ou estudo. Segundo ela o estudo é uma das maneiras de aprender; enfatiza também que a aprendizagem da criança está ligada a experiências vivenciadas. As crianças não distinguem situações de aprendizagens de situações de não-aprendizagem. A aprendizagem ocorre em todas as situações, ou seja, a criança está num contínuo processo de aprendizagem.
Quando começar? Quando a criança está preparada para aprender uma língua estrangeira? Essas são considerações que pretendo fazer ao propor a discussão sobre a importância do ensino da língua inglesa para essa faixa etária.
De início, deve-se considerar que a criança nessa faixa etária tem como principal característica o desejo de adquirir conhecimento. Esta é a única fase da vida em que o ser humano dispõe de um entusiasmo enorme para aprender e através da sua imensa curiosidade está sempre motivado a descobrir.
Atitudes que perduram durante toda vida são desenvolvidas normalmente em idade bastante jovem. Se o professor conseguir estimular o entusiasmo da criança, através de aulas bem planejadas, com conteúdo que venha ao encontro do centro de interesse desta faixa etária, levando em consideração seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, terá desenvolvido o processo de aprendizagem na sua íntegra, preparando o aluno como ser total.
Além do aspecto cognitivo, quanto mais cedo uma criança for exposta aos sons de uma língua estrangeira, mais possibilidades terá para incorporá-los no seu mecanismo de fala.
É neste primeiro estágio do aprendizado do inglês que se estabelece as fundações desse aprendizado, ou seja, a aquisição da língua, através de suas funções e vocábulos bem como seu aspecto cultural, para mais tarde se formalizar este conhecimento, com um aprofundamento nas estruturas e conceitos da língua.
Logo, é possível concluir que o ensino de inglês para crianças é importante já que, nesta faixa etária, a aprendizagem se faz mais natural e produtiva do que na fase adulta.

BIBLIOGRAFIA

SCOTT, Wendy A e YTREBERG, Lisbeth H. Teaching English to Children. Longman.1997.

HOUSE, Susan. An Introduction to Teaching English to Children. Richmond. 1997.

OBJETIVO GERAL

- Mostrar a importância do ensino da língua Inglesa nas séries inicias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Verificar o tema em questão em autores variados;
- Realizar pesquisa de campo em escolas particulares, que tenham aulas de Língua Inglesa em séries iniciais;
- Analisar o material coletado na metodologia: Bibliográfica e Pesquisa de Campo.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
9 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Amanda Silveira De Albuquerque Gualano
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Professora de Língua Inglesa, licenciada pela Universidade Católica de Brasília. Pós Graduada em Língua Inglesa e Mestranda em Educação.
Membro desde junho de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: