Amanda Silveira de Albuquerque Gualano
Universidade Católica de Brasília
[email protected]

INTRODUÇÃO

O fato do inglês ser vastamente usado como "língua franca", como meio de comunicação internacional faz com que mais e mais os pais sintam a necessidade que suas crianças aprendam esse idioma, cada vez mais cedo. As crianças, por sua vez, vêem o inglês como a língua dos computadores, dos filmes, das músicas, da comunicação internacional. Pais e educadores estão cada vez mais conscientes da importância do conhecimento da língua inglesa para o sucesso na vida pessoal e no campo profissional.
O ensino de Língua Estrangeira vem se expandindo de forma significativa.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS

O aprendizado de uma língua estrangeira desenvolve no aluno estratégias de aprendizagens importantes para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado. São elas: estratégias de memorização, estratégias cognitivas e estratégia de compensação. Estas estratégias são mais facilmente desenvolvidas nas séries iniciais. Pesquisas comprovam que as crianças na faixa etária de 3 anos têm mais facilidade para o aprendizado de línguas.
Wendy Scott em sua obra Teaching English to Children ( 1997 ) fala sobre o crescimento do ensino de inglês para crianças nos últimos tempos, apontando como um dos motivos a introdução desta língua nas escolas primárias européias.
A rede de ensino particular brasileira está investindo, cada vez mais, no ensino de línguas estrangeiras. Tão logo a criança ingresse numa dessas escolas, ela entra em contato com o ensino de línguas, em especial com o ensino de inglês. Podemos afirmar que, em um grande número de escolas particulares brasileiras, o primeiro contato com o inglês acontece dos três aos seis anos, enquanto que nas escolas públicas este ensino ocorre, em geral, a partir dos dez /doze anos.
A implantação da Língua Inglesa a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas regulares antecipa o contato de seus alunos com uma língua estrangeira, oferecendo aos mesmos acesso à informação e culturas diferentes.
A criança aprende o inglês através da criação de um ambiente adequado. Susan House em An Introduction to Teaching English to Children ( 1997 ) ressalta que não deve- se confundir aprendizagem com memorização ou estudo. Segundo ela o estudo é uma das maneiras de aprender; enfatiza também que a aprendizagem da criança está ligada a experiências vivenciadas. As crianças não distinguem situações de aprendizagens de situações de não-aprendizagem. A aprendizagem ocorre em todas as situações, ou seja, a criança está num contínuo processo de aprendizagem.
Quando começar? Quando a criança está preparada para aprender uma língua estrangeira? Essas são considerações que pretendo fazer ao propor a discussão sobre a importância do ensino da língua inglesa para essa faixa etária.
De início, deve-se considerar que a criança nessa faixa etária tem como principal característica o desejo de adquirir conhecimento. Esta é a única fase da vida em que o ser humano dispõe de um entusiasmo enorme para aprender e através da sua imensa curiosidade está sempre motivado a descobrir.
Atitudes que perduram durante toda vida são desenvolvidas normalmente em idade bastante jovem. Se o professor conseguir estimular o entusiasmo da criança, através de aulas bem planejadas, com conteúdo que venha ao encontro do centro de interesse desta faixa etária, levando em consideração seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, terá desenvolvido o processo de aprendizagem na sua íntegra, preparando o aluno como ser total.
Além do aspecto cognitivo, quanto mais cedo uma criança for exposta aos sons de uma língua estrangeira, mais possibilidades terá para incorporá-los no seu mecanismo de fala.
É neste primeiro estágio do aprendizado do inglês que se estabelece as fundações desse aprendizado, ou seja, a aquisição da língua, através de suas funções e vocábulos bem como seu aspecto cultural, para mais tarde se formalizar este conhecimento, com um aprofundamento nas estruturas e conceitos da língua.
Logo, é possível concluir que o ensino de inglês para crianças é importante já que, nesta faixa etária, a aprendizagem se faz mais natural e produtiva do que na fase adulta.

BIBLIOGRAFIA

SCOTT, Wendy A e YTREBERG, Lisbeth H. Teaching English to Children. Longman.1997.

HOUSE, Susan. An Introduction to Teaching English to Children. Richmond. 1997.

OBJETIVO GERAL

- Mostrar a importância do ensino da língua Inglesa nas séries inicias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Verificar o tema em questão em autores variados;
- Realizar pesquisa de campo em escolas particulares, que tenham aulas de Língua Inglesa em séries iniciais;
- Analisar o material coletado na metodologia: Bibliográfica e Pesquisa de Campo.