A IMPORTANCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA.

                                  

                                               Gilmaci de Assis Souza Nascimento.

 

 

 

Com este artigo buscamos refletir um ponto importante no processo de ensino/aprendizagem, percebemos a importante relação aluno e professor, mostrando o desafio dos professores, analisando seus conhecimentos e sua bagagem como um ser que busca informações e atualidades para seu dia a dia dentro da sala de aula.

 O ponto central deste assunto está no acontecimento de um desafio, de afrontar e tentar determinar, uma afinidade dos professores e alunos, pretendendo garantir um ensino de qualidade, onde os alunos têm incentivos e principalmente entusiasmos dentro da sala de aula, alcançando todos objetivos pedagógicos no dia a dia.

Percebemos que uma boa qualidade de ensino deve existir efetividade em relação professor e alunos, para não ter um impacto no processo de ensino-aprendizagem, é de suma importância, não é somente os conteúdos didáticos do trabalho que é o  mais importante dentro de uma sala de aula onde os alunos vão aprender, mas uma  proximidade e afinidade que o aluno precisa ter construída professores e alunos.

 Um dos problemas mais complicados em relação aluno e professor é o ensino/aprendizagem. Necessitamos verificar a maneira de trabalhar um novo conteúdo, pois devemos criar estratégias pedagógicas para que a aula não fique chata e umas coisas cansativas devemos ser dinâmicas para prender a atenção dos alunos, assim eles aprendem.

            Muito ouvimos falar nos corredores da escola, “aquela professora é muito chata, gosto da disciplina, mas não gosto da professora” essa é uma frase comum que ouvimos, e jamais podemos deixar isso acontecer, devemos fazer com que o aluno aprenda e aprenda com prazer.

             Observamos que a família cobra muito da escola a educação do seu filho, mas não sabendo que o ensinamento sobre a educação deve começar dentro de casa, mas os pais misturam educação ética com educação disciplinar, a família deve caminhar junto com a escola.

             De acordo com Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Ele explica que diversos professores da atualidade, precisa ter relação professor e aluno devem alterar dos papeis todo o tempo, o professor  aprende  de acordo que ensina seu aluno. Assim aprendemos e ensinamos no mesmo momento.

            Por fim, a instituição escolar necessita com urgência banir tudo que faz com que o aluno deixa de gostar de aprender na sala de aula, o professor precisa ser criativo e saber lidar com cada um de seus alunos. Somente assim, o ensino/aprendizagem do aluno será prazeroso, por meio de estímulo e incentivos constantes trabalhando sua inteligência a fim de permitir estabelecer novos conhecimentos e novos saberes.

            Afinal somos educadores do futuro, precisamos estar bem informados para que nossos alunos estejam sempre bem informados. Necessitamos ser dinâmicos na hora de ensinar, assim deixamos o pré-conceito que o conteúdo a ensinar é mais importante que a interação família/escola, professor/aluno e ensino/aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

NASCIMENTO, Gilmaci. A importância do ensino/aprendizagem na sala de aula: Alto Araguaia – MT, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.