De fato, sabemos a importância da comunicação interna e externa para que uma organização seja bem sucedida em suas ações. Além dos pressupostos básicos de marketing – produto, preço, praça e promoção – faz-se necessário também o conhecimento e aplicação dos compostos de endomarketing para que os colaboradores entendam e exerçam os processos mercadológicos da empresa ao mercado externo. Estes compostos consistem em: companhia, custos, coordenadores, e comunicação.

Os melhores profissionais sempre buscam as melhores empresas, por isso é importante que as organizações estejam preparadas (atraentes) ao mercado de trabalho, sabendo ofertar a companhia a seus colaboradores. Os aproveitamentos das oportunidades internas contribuem para que talentos sejam retidos, evitando que os mesmos passem a servir a concorrência, por exemplo.

 Outro fator limitante está ligado no gerenciamento de custos. Funcionários que recebem investimentos em cursos, palestras, e treinamentos, sentem-se mais seguros e preparados em seu ambiente de trabalho. A venda do produto ou serviço deve começar de dentro para fora da empresa, portanto colaboradores informados, motivados e capacitados proporcionarão melhores retornos à corporação.

Entretanto, o foco não pode ser restrito apenas no quadro operacional. A diretoria precisa garantir que os coordenadores tenham autonomia para suprir as dificuldades e necessidades dos colaboradores.  Quanto menor a burocracia, maior será a rapidez e eficácia na solução dos problemas. A coordenação precisa estar segura que suas ações estejam alinhadas na estrutura e cultura organizacional bem quanto à estratégia corporativa.

Contudo, a comunicação completa o composto de endomarketing. Quando potencializadas as informações e promovidos os valores estratégicos aos funcionários, se adquire a retroalimentação essencial para o aperfeiçoamento da gestão. Todos os comportamentos dos colaboradores refletem diretamente no clima organizacional e nos resultados, portanto esta ação irá permitir identificar os desejos e anseios dos colaboradores e se os mesmos estão engajados com as metas, diretrizes e políticas da empresa.  

Por fim, entende-se que não basta focar apenas nos compostos básicos de marketing enquanto não haja a mesma atenção e implantação para com os compostos de endomarketing. Estes devem ser entendidos como um conjunto de atividades capaz de aprimorar a relação entre colaborador e organização. É relevante considerar que quando expostos internamente na empresa os valores e visões da cultura organizacional, são esperados melhores retornos para a corporação, tanto na percepção do público externo como possíveis futuros colaboradores, como para os resultados no atendimento das metas propostas.