Podemos dizer que o desenvolvimento organizacional surgiu de uma série de processos a partir do ano de 1962 aqui no Brasil, e para se facilitar todo este desenvolvimento bem como os crescimentos de todas as organizações. A sua definição é levada em conta como um comportamentalismo totalmente característico relativo a organização como um bom conjunto de atividades que são diferenciadas realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol de um mesmo ideal.

Todo o sistema de desenvolvimento organizacional com isto acaba se opondo a todas as organizações tradicionais que acabam utilizando uma série de sistemas considerados mecânicos que poderão enfatizar os cargos das empresas e ainda as pessoas de forma individual. Tudo isto mantém a relação entre o patrão e o funcionário através de um tipo de imposição, dividindo assim o trabalho e ainda toda a supervisão de forma altamente rígida centralizando assim todo o poder e ainda solucionando uma série de conflitos através de opressão

Qual a principal função do desenvolvimento organizacional

É interessante ainda citarmos que a principal função existente por parte do desenvolvimento organizacional é procurar converter a todas as organizações que acabam adotando sistemas mecanizados em sistemas orgânicos que poderão enfatizar uma boa união dos funcionários que se relacionam com isto. Existe assim toda a confiança existente entre o patrão e o funcionário, uma responsabilidade totalmente compartilhada e ainda uma participação necessária de todos os grupos o que acabam compondo a organização, os controles organizacionais e ainda as soluções determinadas de conflitos através de negociações.

Todo o desenvolvimento organizacional visa uma série de métodos para encarar todas as ameaças e ainda solucionar definitivamente uma série de situações bem como compartilhar uma série de processos de difícil solução e ainda compartilhar toda a administração de uma empresa com os funcionários através de um bom relacionamento. Com isto é possível se ter uma boa responsabilidade das equipes em desempenhar as suas funções e as gerenciar transformando gerentes,, supervisores, entre outros chefes em orientadores e estimuladores dos profissionais utilizando benefícios internos para auxiliar os profissionais.