CENTRO UNIVERSITARIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

PROFESSOR: ANTONIO CLAUDIO GONSALVES

ACADEMICOS: ANA ELIZA VORMEHLEN

 

A IMPORTANCIA DO CUSTO NA PRODUÇÃO

 

Para se realizar as atividades no dia a dia, na busca de metas fixadas pelo o objetivo da produção, as empresas utilizam uma serie de gastos que serão analisados, classificados e registrados pelo setor de Custos.

A definição de custo, segundo Peinado e Graeml no seu livro Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços), é "todo aquele gasto ou aplicação de origem que tem como contrapartida, uma receita que produza um valor residual ao qual damos o nome de lucro".

Todos os gastos nos processos produtivos de uma empresa são identificados como custo da produção.

Segundo Perez, (2009) os gastos utilizados no processo de produção, são classificados como:

  • Matérias: matérias-primas, materiais de embalagens, materiais auxiliares;
  • Mão de obra: Mão de obra produtiva dos trabalhadores dos departamentos ligados à produção, Mão de obra dos departamentos não produtivos dos setores auxiliares da produção; Mão de obra da gerencia da fabrica, salários e benefícios da Diretoria.
  • Outros custos: custos gerais de fabricação, energia elétrica, água etc; serviços de apoio à produção, almoxarifado, equipamentos e sistemas de informática para gerenciamento da produção.

O objetivo principal do setor de custo é identificar o gasto no processo da produção que pode ser identificado o responsável pelo consumo de gastos facilitando o controle gerencial.

Além do conhecimento e controle dos custos de produção é necessário identificar as possibilidades de melhorias de processos que resultem em identificação e eliminação de desperdícios que afetam o custo da produção e reduzem a lucratividade ou competitividade das empresas. (Perez, 2009, p.38)

 

Os administradores necessitam de informações confiáveis e rápidas, que possibilitam a tomada de decisão para o alcance das metas.

 

No auxílio ao controle, seu principal objetivo é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, na seqüência, proporcionar o acompanhamento dos fatos de maneira efetiva e a possível comparação com os valores obtidos anteriormente. No que tange a decisão, qualquer tipo de organização precisa apurar o quanto gasta para confeccionar o seu produto. Essa informação baliza decisões gerenciais de forma a possibilitar alterações nos planos de curto, médio e longo prazo, (MARTINS 2000).

Segundo Martins e Laugeni (2000), todas as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo se inter-relacionam, na maioria das vezes de forma complexa.

 Diante disso, como tais atividades transformam insumos e matérias-primas em produtos acabados e/ou serviços, demandam recursos que, por sua vez devem agregar valor ao produto final, isso constitui um dos principais objetivos da Administração da Produção/Operações na gestão empresarial. São atividades fundamentais que as organizações usam para realizar tarefas e atingir suas metas (RITZMAN E KRAJESWSKI, 2004).

A gestão de custos não era vista como uma ferramenta gerencial, a preocupação primeira era a de utilizá-lo na contabilidade de custos como uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não para o fornecimento de dados à administração para auxiliar na gestão organizacional.

Diante disso, nem sempre conseguiam atender completamente a suas outras duas mais recentes e provavelmente mais importantes tarefas: controle e decisão. Esses novos campos deram nova vida a essa área que, por sua vez, apesar de já ter criado técnicas e métodos específicos para tal missão, não conseguiu ainda explorar todo seu potencial, (MARTINS 2000).

No auxílio ao controle, seu principal objetivo é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, na seqüência, proporcionar o acompanhamento dos fatos de maneira efetiva e a possível comparação com os valores obtidos anteriormente. No que tange a decisão, qualquer tipo de organização precisa apurar o quanto gasta para confeccionar o seu produto.

Apurar os custos de produção é uma ferramenta no planejamento e no controle das atividades de uma empresa, sendo um instrumento eficaz na análise do comportamento dos custos, nas tomadas de decisão e no atendimento das exigências contábeis e fiscais das empresas.

É fundamental o perfeito detalhamento de todos os custos, isto permitirá o estudo das correlações entre o nível das atividades, o volume produzido e os custos e as receitas obtidas em um determinado período, dando ao gestor o panorama do desempenho produtivo e a saúde financeira da empresa.

A gestão de custos procura encontrarem meios para planejar, controlar e executar ações visando o melhoramento da empresa. Os “contadores de custos registram, medem, determinam e analisam custos” (MAHER, 2001 p. 40).

 

            A função dos contadores de custos é fornecer para administração da empresa informações que possam aumentar os lucros através de redução de custos, eliminação de produtos ou aperfeiçoamento do produto ou do processo produtivo. Baseados nas informações fornecidas pelos contadores de custos, os administradores definem o que deve ser feito. Porém, “a chave para que um sistema de contabilidade de custos tenha sucesso é que os contadores de custos tenham um bom conhecimento do negócio com que a organização opera” (MAHER, 2001 p. 40).

 

Segundo Martins (2003, p. 145), “Na produção por ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada”. Ou seja, enquanto os produtos que fazem parte daquela ordem ou encomenda estiverem sendo produzida, a conta será alimentada. “No sistema de custeio por ordem de produção, os custos são apropriados e aplicados às ordens, e, em seguida, os custos destas são divididos pelo número de unidades nelas contidos, para determinação do custo médio unitário” (GARRISON; NOREEN, 2001, p. 58).

 

As ordens são os lotes ou encomendas que tenham sido feitas à empresa para um fornecimento futuro. “No sistema de ordem de produção, os custos são identificados diretamente com cada ordem de produção e cada uma possui características diferentes” (CALLADO, Antônio; CALLADO, Aldo. 2006 p. 4).

 

Segundo Leone (2004, p. 95), o sistema de custeamento por ordem de produção “é o sistema geralmente empregado nas entidades que fabricam produtos ou realizam obras e serviços por encomenda; todos os custos relacionados aos produtos, obras ou serviços, mesmo os indiretos, são debitados à conta produtos, obras ou serviços em processo”.

No caso das indústrias, quando a produção termina de fabricar os produtos, os valores da conta produtos em processo são atribuídos às unidades produzidas. Ou seja, “no sistema de custeio por ordem de produção, os custos são apropriados e aplicados às ordens, e, em seguida, os custos destas são divididos pelo número de unidades nelas contidos, para determinação do custo médio unitário” (GARRISON; NOREEN, 2001, p. 58).

Apesar das empresas afirmarem que a qualidade é o objetivo de desempenho mais importante, observa-se que as informações de custos são as mais relevantes para o controle, planejamento e tomada de decisões na produção. Esse fato reforça o que é propagado na literatura que aponta que as informações de custos são, geralmente, uma das mais relevantes para o gerenciamento das empresas.

 

 

Referencias

Hernandez Perez Junior, José – Gestão estratégica de custos / José Hernandez Junior, Luís Martins de Oliveira, Rogerio Guedes Costa. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-importancia-do-controle-de-custos-nas-empresas-2247150.html

http://www.holdenrh.com.br/resources/uploads/artigos/5c0fb45d42658444630ae031c0c49842.pdf

http://www.holdenrh.com.br

http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/124/105