A habitação é um fator importante para a promoção social, uma vez que possibilita uma melhoria na qualidade de vida da sociedade; é ainda, um elemento chave para o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, o crédito habitacional possui um importante papel em relação ao acesso da sociedade à moradia.
Sob o ponto de vista econômico: o crédito constitui uma forma de adiantamento de recursos para a realização dos objetivos, das pessoas físicas e/ou jurídicas. Esse crédito gera o progresso e a expansão do comércio, da indústria e dos serviços, visto que adianta os recursos para a efetivação do gasto; a produção da moradia oferece novas oportunidades de emprego e renda, mobiliza setores da economia e influencia os mercados imobiliário e de bens e serviços; o setor da construção civil passa a comprar mais, faturar mais e contratar um maior número de funcionários.
Sob o ponto de vista constitucional: o crédito habitacional facilita o acesso à moradia pelos cidadãos que não tem capacidade para o pagamento à vista do imóvel; portanto, é um instrumento que pode ser utilizado pelo Estado para cumprir o seu dever constitucional de garantir a todos o direito constitucional à moradia, bem como de cumprir o determinado pelos princípios da ordem econômica apregoados pela Constituição Federal brasileira, a partir de políticas que têm por fim o financiamento da casa própria com juros menores, prazos longos e prestações vinculadas à renda familiar.
O Brasil possui um grande potencial no setor habitacional, e vem apresentando números de destaque no setor: - dentre o período de outubro de 1994 a dezembro de 2009, no Brasil, o volume total de financiamentos foi de R$ 247,19 milhões, sendo construídas 669.310 novas unidades; - entre fevereiro de 2009 a janeiro de 2010, o valor de financiamento chegou a 30,64 bilhões, um aumento de 17,97% em relação ao mesmo período o ano anterior; - no mês de 03/2010 registrou-se um aumento de 3.9%, acumulando expansão de 48,6% em 12 meses.
Esse aumento gerou um crescimento no setor da construção civil. O número de emprego aumentou nas construtoras em todo o país, assim como o aumento nas vendas de material de construção; - em 02/2010 havia mais de 1 milhão de trabalhadores;- em 03/2010 a venda de materiais de construção cresceu 25,8%.
Dessa forma, o acesso ao crédito habitacional constitui uma ferramenta essencial para o exercício da cidadania, pois possibilita uma melhoria na qualidade de vida, facilita a aquisição da casa própria e aumenta o emprego e renda da sociedade.