A carne é todo produto de origem animal que é usado como alimento .Pode ser das mais diferentes espécies de acordo com o gosto e a cultura .Pode ser aves como frango e peru, lebre, vaca, ovelha, de porco,pode ser peixes (lambari,bacalhau) ,crustáceos (camarão e lagosta) e molusco(polvo).
Uma definição mais precisa levando em conta histologia é um tecido muscular estriado que recobre o esqueleto e forma as vísceras.Sendo portanto a reunião de três diferentes : tecido muscular , adiposo e vísceras , mas tem em sua composição vasos e ramificações nervosas. As vísceras, o tecido muscular com perenquima e demais tecidos encontrados nessa parte.
A proteína é um nutriente muito importante para a saúde do homem.Desempenha diferentes funções no organismo e importantes como constituição de enzimas que tem papel de acelerar as reações químicas, hormonais como a insulina, na construção e manutenção de estruturas como forma a melanina , o cabelo e anticorpos que protege o organismo contra a agressão dos micro-organismos, fornecimento de energia.
A proteína é constituída da união de aminoácidos .Os aminoácidos se divide em essenciais e não essenciais.Os não essenciais o próprio corpo humano e os essências tem que adquirir por alimentação, principalmente de carne.Por isso vegetarianos corre o risco de ter falta desse produto.
Ao comer a carne a digestão inicia na boca onde são triturados,ao chegar no estômago inicia a digestão em que se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes.
Mais tarde ao alcançar o lúmen intestinal, pela ação das enzimas pancreáticas (dipeptidases e tripeptidases) se transformam em compostos menores que são os dipeptídeos e tripeptídeos( pedaços menores que uma proteína que tem mais de cem aminoácidos ), nas microbilosidades das células da mucosa digerem dipeptídeos e tripeptídeos até aminoácidos.Pela ação do fígado equilibra a quantidade dos aminoácidos plasmáticos, sintetizando as proteínas essenciais, enzimas, lipoproteínas e albumina. Converte o ácido carbônico do aminoácido em glicose. è responsável pela síntese de 95% da uréia.
Tabela 1 : Quantidade de proteína por alimento
Alimento Cantidad Proteína(g)
28,4 g 8
Carne magra de boi 28,4 g 8
Carne porco com pouca gordura 28,4 g 8
Fígado de boi 28,4 g 8
Coelho 100g 7,5
Presunto 100 g 24
Galinha 100 g 22
Carpa 100 g 19,8
Bacalhau 100 g 18,4
Costela de porco 28,4 g 6
Carne de porco 100 g 20
Fígado de galinha 28,4 g 7,5
Peito de frango 28,4 g 8
Peixe 28,4 7


A melhor fonte de proteína entre as carnes custo-beneficio no Brasil é o frango.
É muito importante a conservação dos alimentos para usufruir de seus nutrientes apesar do tempo e retirado do animal mas mantido a qualidade.
Deve cozinhar bem a carne para evita muitas doenças como solitária e outros micro-organismos.
A contaminação pode ser evitada com a higiene assim evitando diversos problemas de saúde da preocupação da vigilância sanitária .
É muito importante a conservação do alimento pois evita a sua deterioração por micro-organismos e por enzimas do próprio alimento.
As medidas de higiene começa desde o transporte do gado, sua recepção no madouro,esses cuidados faz ter a qualidade da carne.
Durante essa etapa em torno do animal existe diversas fontes de contaminação como água do lavado e ganchos.
Deve prestar atenção para não ter contato com as moscas, a área onde você coloca a carne, facas, tábuas sujas, acondicionamento inadequado, etc
Se a manipulação e conservação não é feita de maneira adequada pode levar a alterações.
A alimentação de uma pessoa para ter uma dieta equilibrada e saudável deve ter proteínas , e a principal fonte desse nutriente é a carne.É importante ao lidar com carne saber seguir as condições de higiene, de manejo e de conservação para evitar contaminação que pode levar a deterioração da carne e contaminação do consumidor.Doenças de origem infecciosas que podem ser evitadas com esses cuidados.