A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇAS DE 05 A 10 ANOS

QUE MORAM NO ORFANATO LAR PEDACINHO DO CÉU

 

THE IMPORTANCE OF PLAY FOR CHILDREN AGED 05 TO 10 YEARS
I LIVEIN THEORPHANAGE LAR PEDACINHO DO CÉU

 

¹ CLÉSIO BATISTA PIMENTA

¹ EDER RODRIGUES
¹ LAMARA DUARTE FONSECA

¹ RAÍSSA EVELYN MORAES SILVA

¹ SÂMELA NUNES SÉRGIO

² PROFª DRA. ANA PAULA BARBOSA

 

RESUMO

 

Este artigo apresenta resultados da pesquisa sobre a Importância do Brincar para crianças de 05 a 10 anos que moram no Orfanato Lar Pedacinho do Céu. A sociedade mudou e as crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, brincar de carrinho, de boneca, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador, ignorando as brincadeiras na rua.  A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. A metodologia utilizada foi a observação e aplicação de questionários nas crianças, e nos profissionais do Lar Pedacinho do Céu, onde podemos ter o primeiro contato com a prática e a pesquisa sobre o tema. De acordo com os questionários elaborados, para avaliação dos resultados da pesquisa, as crianças obtiveram respostas muito importantes para seu desenvolvimento, e entre a maioria das crianças as respostas dos questionários obtiveram resultados iguais.

 

¹  Alunos do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando o 4º semestre da disciplina do Laboratório de Pesquisa II.

² Professora Orientadora do Projeto, Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela U.F São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca-SP.

Palavras chaves: brincadeira; criança; desenvolvimento.

 

ABSTRACT

 

This article shows results of a research about the Importance of Playing for Children between 05-10 years who live in the Orphanage Home Little Piece of Heaven. Society has changed and children no longer play outside, play ball, play with toys, doll, jump hopscotch and stared playing video games and computer games, ignoring the plays on the streets. It contributes to the socialization process of children, offering them opportunities to perform collective activities freely, and have positive effects and simulate the development of basic skills and acquire new knowledge. The observation and application of questionnaries were used to avaliate the children like a methodology and also to the professionals who work with them. Through this job, we could love have the first contact, we can have have the first contact with the practice and the research about the topic. According to the questionnaries that were made to avaliate the research results, the children got very important answers to their development, and most children who answered them got equal results.

Keywords: joke, child; development.

 

 

 

INTRODUÇÃO

         Esse trabalho apresenta uma observação que consiste em uma pesquisa de observação realizada no Lar Pedacinho do Céu, que se localiza na cidade de São Sebastião do Paraíso. O objetivo da pesquisa é analisar a importância do brincar para as crianças de 05 a 10 anos que moram no orfanato.

        A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.

            O brincar é uma maneira de formar a personalidade da criança de acordo com as experiências vivenciadas, brincar não é só diversão é também aprendizagem. A criança evolui o modo de pensar, desenvolvendo sua criatividade, imaginação, atenção e também sua inteligência.   Para a criança, o brincar é uma atividade muito importante, pois, a criança adquire experiências lúdicas e, preferencial em grupo, assim desenvolvendo habilidades de grande importância em sua vida.

Segundo Klisys (2007, p.28)

O brincar caracteriza-se como uma mescla entre as apropriações culturais e a possibilidade de expressão da criança, fruto de sua forma particular de pensar e de interagir com o mundo. Ela articula suas próprias experiências de vida com as experiências de suas brincadeiras.

                Brincar é uma maneira da criança se interagir com as pessoas e com o mundo ao seu redor. É através do universo lúdico que a criança usa sua criatividade, sua imaginação e constrói do seu jeito o seu próprio mundo.

As crianças devem ter liberdade de agir. A atividade motora desenvolvida de forma lúdica e bem estruturada pode fazer com que as crianças passem a executar melhor os movimentos facilitando o aprendizado de atividades mais complexas.

Segundo Wallon (1975) O desenvolvimento da criança ocorre em seus domínios afetivos, cognitivos e motores, sendo o organismo a condição primeira do pensamento, para ele, a criança aprende estabelecendo relações com o meio ambiente. Desta forma o trabalho com o lúdico estimula as capacidades do individuo.

A criança que recebe estímulos ao brincar, certamente não terá dificuldades motoras, cognitivas, quando se tornar um adulto. Essas habilidades precisam ser estruturadas na infância, e sua psicomotricidade se desenvolve ao receber estímulos, como pular, correr, saltar, jogar, etc. E é essencial que nós adultos, precisamos apresentar esse mundo de brincadeiras, onde a criança pode se sentir segura, amada, e livre para desenvolver suas habilidades, onde o brincar faz parte do seu mundo de ser criança. Para chegar aos resultados utilizamos da seguinte metodologia:

 

 METODOLOGIA

 

 Métodos Dedutivos

                

Caracteriza-se por utilizar resultados da experiência, chegando-se a uma conclusão a partir da correta aplicação de regras lógicas. LAKATOS (3ª Ed., 2000, pág. 257)

“O processo dedutivo leva o pesquisador do conhecido para o desconhecido, mas também de alcance limitado.”

            Esse método tem como base, fatos e pensamentos simples e comuns, para se chegar a um resultado mais complexo, revisando e numerando cada fato para se nada emitir.

            

Segundo Andrade (2001 p.131)

A dedução é o caminho das consequências, pois uma cadeia de raciocínio em conexão descendente, isto é, do geral para o particular, leva á conclusão. Segundo esse método, partindo-se de teorias e leis gerias, Pode - se chegar á determinação ou previsão de fenômenos particulares.

Pesquisas Bibliográficas

 A pesquisa bibliográfica dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica pode ser um trabalho independente ou constituir-se no passo inicial de outra pesquisa.  A pesquisa bibliográfica tanto pode ser um trabalho independente como constituir – se no passo inicial de outra pesquisa. Todo trabalho científico pressupõe uma pesquisa bibliográfica. (ANDRADE, 2001 P.126)

 

Pesquisa de Campo

A pesquisa de campo é a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorreu na realidade, diretamente no local onde ocorreu. Ela corresponde à coleta de dados referentes a esses fenômenos e, posteriormente a análise e interpretação desses dados, com o objetivo de compreender e explicar o problema pesquisado.

Segundo (ANDRADE, 2001 P.126)

A pesquisa de campo baseia – se na observação dos fatos tal como ocorrem na realidade. O pesquisador efetua a coleta de dados “em campo”, isto é, diretamente no local da ocorrência dos fenômenos. Para a realização da coleta de dados são utilizadas as técnicas específicas, como a observação direta, os formulários e as entrevistas.

 

 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

 

 Para a coleta de dados deve – se elaborar um plano que especifique os pontos de pesquisa e os critérios para a seleção dos possíveis entrevistados e dos informantes que responderão aos questionários ou formulários. Todas as etapas da coleta de dados devem ser esquematizadas, a fim de facilitar o desenvolvimento da pesquisa. Os dados coletados serão posteriormente elaborados, analisados, interpretados e representados graficamente. (ANDRADE, 2001 P.126)

 

Observação

Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as ideias interpretativas dos observadores sejam tomadas.

                

Segundo (MARCONI; LAKATOS, 2007).

A observação pode ser individual ou em equipe. Uma desvantagem da observação individual está na possibilidade do observador distorcer o objeto da observação, pois sua visão de mundo pode se projetar nele; a vantagem é a possibilidade de intensificar a objetividade se conseguir separar o que é de fato real e o que são suas suposições ou interpretações.

 

 

Questionário

               Questionário é um instrumento contendo questões para respostas escritas pelo informante sem a presença do pesquisador. As questões podem ser abertas (resposta livre do respondente), de múltiplas escolhas (conjunto de respostas para escolha(s) do informante), fechadas com as opções do tipo sim ou não e questões contendo escalas.         

 Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, e como procedimentos metodológicos utilizaram dados coletados através da observação e questionamento.

 Segundo Oliveira (2000, p.130)

“Brincar é comumente definido como uma atividade que tem como objetivo a diversão e não a sobrevivência, enquanto que a simulação envolve uma realidade que se sobrepõe a outra.”

As crianças devem ter liberdade de agir. A atividade motora desenvolvida de forma lúdica e bem estruturada pode fazer com que as crianças passem a executar melhor os movimentos facilitando o aprendizado de atividades mais complexas.

 Para Friedman (1992, p.25)

É brincando que a criança mergulha a vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades. No espaço criado pelo brincar nessa aparente fantasia, acontece à expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares. A brincadeira espontânea proporciona oportunidades de transferências significativas que resgatam situações conflituosas.

 A brincadeira ajuda a criança a representar aquilo que é vivido em seu ambiente, com isso à criança tem a oportunidade de se constituir socialmente. Para a criança o brincar é uma atividade muito importante, a criança precisa ter experiências lúdicas e, preferencial em grupo, assim desenvolvendo habilidade de grande importância em sua vida.

 Segundo Friedman (1992, p.26)

A brincadeira constitui-se, basicamente, em um sistema que integra a vida social das crianças. Caracteriza-se por ser transmitida de forma expressiva de uma geração a outra ou aprendida nos grupos infantis, na rua, nos parques, escolas, festas, etc., e incorporada pelas crianças de forma espontânea, variando as regras de uma cultura a outra (ou de um grupo a outro); muda a forma, mas não o conteúdo da brincadeira; o conteúdo refere-se aos objetivos básicos da brincadeira; a forma é a organização da brincadeira no que diz respeito aos objetos ou brinquedos, espaço, temática, números de jogadores, etc.

Ao entrevistar as crianças no Lar Pedacinho do Céu, pudemos perceber a importância do brincar na vida delas, pois, elas aprendem brincando e isso estimula todas as funções sociais, aprendem valores, e ética. Chegamos aos nossos resultados pela observação que fizemos em nossas visitas à instituição e as leituras que fizemos que nos levassem a concluir a nossa pesquisa.

O Abrigo Lar Pedacinho do céu é uma entidade civil de direito privado, beneficente filantrópica e de assistência social sem fins lucrativos de duração por tempo indeterminado, com sede à Rua Benevenuto Candiani n°550, Bairro San Genaro no Município de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. A entidade atende a comunidade do município de São Sebastião do Paraíso e os municípios de São Tomás de Aquino, Jacuí e Itamogi.   Em 1975, um grupo de Jovens Vicentinos, preocupados com crianças abandonadas e deficientes físicas e mentais, começou a luta para conseguir um local para acolhê-las.

          O abrigo Lar pedacinho do Céu acolhe crianças ou adolescentes que necessitam de medida de proteção integral através do seu afastamento do ambiente familiar pelo Juiz ou pelo Conselho Tutelar. Sendo a medida aplicada de acordo com os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente, para a efetivação dos princípios definidos no Art. 92, com “medida provisória e excepcional, não implicando privação de liberdade” (Art. 101).

 

CONCLUSÃO

Concluímos que o brincar é um direito da criança, e a brincadeira faz parte do desenvolvimento da mesma, pois o brincar lhe traz muitos benefícios tanto cognitivos quanto físico.

Toda simbologia que é inserida na brincadeira, a integração nos jogos, as simulações que são feitas, todos estes fatores envolve uma realidade interior de cada criança, nesse momento quando se inserem à realidade interna na brincadeira, a criança esta adquirindo experiências, criatividade, autoconfiança, estímulos e aprendendo a se socializar, por estes inúmeros benefícios às crianças precisam brincar e interagir com outras crianças para que se tenha um desenvolvimento saudável.

Os questionários elaborados e realizados na instituição nos levaram a perceber e chegar a tais conclusões, pois cada questionário que foi apresentado a uma criança eram provas de que a brincadeira estimula favoravelmente para o desenvolvimento da criança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRIEDMANN, Adriana. O direito de brincar: a brinquedo teca. São Paulo: Scrita. 1992

OLIVEIRA, B. Vera. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

KLISYS. Adriana. Faz-de-conta: invenção do possível. Revista criança do professor de educação infantil. Brasília. V. 43, p.27-33, Agosto 2007.

LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed.São Paulo: Atlas, 2007.

ANDRADE, M. M. Introdução á metodologia do trabalho científico. 5.ed.São Paulo: Atlas, 2001.

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa, Estampa,1975.