A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A SOCIALIZAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 8 A 17 ANOS DO ABRIGO ESPAÇO ACOLHEDOR AYLTON BATISTA NA CIDADE DE PEDREGULHO – SP

THE PLAY OF IMPORTANCE FOR SOCIALIZATION AMONG TEENS OF 8 TO 17 YEARS UNDER SPACE COZY AYLTON BAPTIST IN BOULDER CITY - SP

ALAN CAVACHINI* ¹

AMANDA HELENA DE SOUSA* ¹

GABRIELA CRISTINA RODRIGUES PEREIRA* ¹

LUCIANA CRISTINA PESSONI ANTONIO* ¹

MÜLLER LUCAS EVARISTO *¹

SILVANA APARECIDA SILVA* ¹

ANA PAULA BARBOSA* ²

 

RESUMO

Nossa pesquisa teve como objetivo observar a importância do brincar para socialização entre crianças e adolescentes e como as brincadeiras, os jogos, e os brinquedos fazem parte da vida social de uma criança dentro da instituição.O trabalho teve o intuito de observar como o lúdico influência na forma de interação social das crianças dentro da instituição e resgatar a aprendizagem a partir de brincadeiras, oficinas e atividades. “Como sujeito social, a criança participa de sua própria socialização, mas também da reprodução e da transformação da sociedade” (MOLLO BOUVIER, 2005, p. 391). A metodologia usada para a coleta de informações foi através de pesquisas bibliográficas e de campo na instituição citada à cima, assim como a observação e questionários para esclarecimentos dos resultados. Portanto foi possível concluir que o brincar contribuiu com a socialização de crianças que convivem em instituições acolhedoras e também contribuir para o desenvolvimento saudável das mesmas a partir de atividades lúdicas.

Palavras Chaves: Crianças, Lúdico, Socialização.

ABSTRACT

Our research aimed to observe the importance of play for socialization among children and adolescents and how the jokes, games, and toys are part of the social life of a child within the work instituição.O aimed to observe how the playful influence in the form of social interaction of children within the institution and rescue learning from games, workshops and activities. "As social subjects, children participate in their own socialization, but also of reproduction and transformation of society" (MOLLO BOUVIER, 2005, p. 391). The methodology used to collect information was through literature searches and field at the institution referred to above, as well as observation and questionnaires for clarification of results. Therefore it was concluded that the play contributed to the socialization of children who live in warm institutions and contribute to the healthy development of the same from recreational activities.

 

Key Words: Children, Playful, Socialization.

 

*1-ALUNOS do 6° sem. O do curso de Psicologia, matéria de Laboratório e Integração da Universidade de Franca.

*2-PROFESSORA Orientadora do projeto de pesquisa dos alunos do 6° O. Docente na Universidade de Franca. Especialista em Didática. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em serviço Social pela Unesp de Franca. 

INTRODUÇÃO

O brincar traz consideráveis contribuições ao desenvolvimento infantil, sendo indispensável à saúde física, mental e intelectual. Através da brincadeira a criança conhece o mundo, aprende a distinguir entre a realidade e a fantasia, o lúdico possibilita o surgimento crescente de sua consciência.

É preciso lembrar que a brincadeira é um processo essencial para o desenvolvimento das habilidades infantis não apenas um entretenimento, a brincadeira em grupo favorece a cooperação, competição, através dessas interações sociais as crianças aprendem a falar expressar suas idéias, organizar emoções.

“O brincar é a principal atividade da segunda infância, elas se envolvem em diversos tipos de brincadeiras em idades diferentes. Á medida que as habilidades motoras gerais se aprimoram, a criança corre, pula, salta, arremessa objetos e faz pontaria. Cada criança tem seu estilo de brincar e suas brincadeiras preferidas”. (PAPALIA, 2010, p. 291).

É na família onde vivenciamos nossas primeiras trocas sociais e posteriormente na escola com os colegas e com figuras de autoridade, como por exemplo, o professor. A escola é um ambiente que propicia a identificação da criança com seus colegas onde ela aprende a perceber semelhanças e diferenças entre as pessoas, sendo assim através dessas trocas sociais a criança exercitará sua capacidade de se expressar com os amigos e respeitar suas individualidades.

Visto que a escola é uma instituição de grande importância para a formação do sujeito, como um ser socializado, pois a visão de mundo que a escola aborda será incorporada pela criança, é neste ambiente que a criança aprenderá sobre valores morais que regem a sociedade, sobre o que é considerado certo e errado, vivenciará sua autonomia para explorar o ambiente e desenvolver como pessoa.

Notado então a importância da socialização para a criança, é através dela que se dá o estabelecimento de limites que é fundamental para o desenvolvimento social, pois faz com que o indivíduo perceba até onde pode ir sem comprometer ou prejudicar o outro. Portanto pais, escola ou cuidadores devem oferecer um espaço para o desenvolvimento da autonomia, liberdade de expressão, auto-estima para que a criança tenha segurança para prosseguir com suas iniciativas.

Sendo assim nossa a pesquisa teve como intuito a observação do lúdico no processo de interação social dentro da instituição, oficinas de jogos e brincadeiras foram oferecidas a fim de observar sua importância para o desenvolvimento infantil e o aprendizado, resgatando o gosto pela brincadeira apresentando o lúdico como ferramenta de aprendizagem.

REFERENCIAL TEÓRICO

Ao falarmos sobre o brincar, e suas influências para o desenvolvimento é preciso esclarecer que o estudo do desenvolvimento humano envolve vários domínios, como físico, cognitivo e psicossocial e são essas alterações que os cientistas do desenvolvimento estudam mudanças quantitativas e qualitativas. As mudanças como o crescimento do corpo, habilidades motoras, compõem o campo do desenvolvimento físico, as modificações nas capacidades mentais como memória, raciocínio, aprendizagem constituem as alterações do desenvolvimento cognitivo, e alterações nas emoções, relacionamentos sociais e na personalidade compreendem o desenvolvimento psicossocial. (PAPALIA, OLDS, FELDMAN 2010).

A infância é uma fase do ciclo vital, são os primeiros anos de vivencia do ser humano. A partir desse período a criança começa a dar significados a todas as coisas. E a se socializar com outros meios sociais. Os acontecimentos da infância vão ser de fundamental importância e influência para o desenvolvimento posterior.

“A infância muda com o tempo e com os diferentes contextos sociais, econômicos, geográficos, e até mesmo com as peculiaridades individuais. Portanto, as crianças de hoje não são exatamente iguais às do século passado, nem serão idênticas às que virão nos próximos séculos” (FROTA, 2007, p.151).

Durante muito tempo na história a infância foi um período negligenciado, a criança era considerada como um adulto em miniatura, um ser inferior Ariès (1981) afirma que o sentimento de infância não existia na Idade Média, as crianças não eram consideradas como dotadas de particularidades, desde muito cedo elas participavam de atividades da sociedade sendo até mesmo suas roupas semelhantes às dos adultos, o que as impediam de correr, pular e expressar sua natureza. Foi somente com o passar dos anos e com a contribuição de vários estudos de importantes autores, que a criança e a infância conquistaram seu lugar, e passaram a ser vistas com um novo olhar, como um ser dotado de potencialidades, e de direitos.

Um fator importante para o desenvolvimento saudável de uma criança é o lúdico. As brincadeiras podem ajudar no processo de aprendizagem fazendo com que a criança tenha um interesse maior pelo aprendizado e desenvolva novas habilidades. Segundo PAPALIA (2010, p. 291) “Brincar é o trabalho das crianças e isso contribui para todos os domínios do desenvolvimento”, através da brincadeira a criança conhece o mundo e seu corpo, a brincadeira estimula seus sentidos, como a visão, audição, trabalha a coordenação motora do corpo, a brincadeira ocorre de diferentes maneiras de acordo com a idade em que acontece ela é uma ferramenta de grande relevância, de fundamental importância para o seu crescimento e aprendizado.

Mais do que assimilar um novo conhecimento o brincar atinge dimensões ainda mais importantes para o desenvolvimento das crianças, que é o fator da socialização, a brincadeira exercita a imaginação, a investigação possibilita o envolvimento afetivo, o convívio social, através do lúdico a criança tem o desafio mental, forma símbolos, conceitos, testa hipóteses.

Dentro da escola, a criança entra em contato com um meio social diferente do que ela presencia dentro de sua família, isso possibilita uma nova maneira de ver o mundo a sua volta. A partir de tudo que ela aprende no contexto escolar irá refletir na sua socialização. As brincadeiras, os jogos, os brinquedos permitem um aprimoramento das habilidades e capacidades da criança de se envolver em um contexto social, onde outras crianças também estão inseridas.

Ao se referir à importância do brincar e o quão esse ato é repetitivo durante o cotidiano das crianças, nota-se a grande relevância que se tem para o desenvolvimento além de físico, psicomotor e também social. A criança se mostra totalmente integrada com o ambiente ao expressar suas vontades por meio do lúdico e quando se brinca com o outro abre espaço para a interação social, desenvolve a capacidade de divisão e passar a reconhecer o quão o brincar com o outro é importante para amenizar sentimentos negativos.

Atualmente as crianças tem se direcionado para brinquedos e jogos diferentes do que usados há algum tempo atrás. Computadores, celulares, televisão, tem ganhado grande atenção e preferência das crianças, sendo muitas vezes seu uso prejudicial para o desenvolvimento saudável quando se torna algo excessivo, provocando até mesmo isolamento, perda da capacidade de criação e entretenimento reduzindo os benefícios que a interação social traz para a criança e o adolescente, sendo assim, é relevante estimular as crianças a brincarem.

O cuidar, o educar e o brincar andam juntos na educação infantil, a criança pequena também aprende brincando, e o educar vem junto com o brincar. As atividades lúdicas têm como objetivo as interações e a brincadeira. É por meio da interação social que a criança desenvolve suas potencialidades humanas, entrando em contato com mundo externo e se tornando sociável.

A seguir vamos apresentar a metodologia utilizada na pesquisa.

METODOLOGIA

Para a realização de nossa pesquisa fizemos uso do método descritivo e exploratório. Segundo Gil (2002) método descritivo, descreve características de uma população ou fenômeno pesquisado e pode estabelecer as relações entre variáveis. Utiliza-se de técnicas padronizadas de coleta de dados, como: questionários e observação sistemática. E o método exploratório em Gil (2002), o objetivo desta pesquisa é familiarizar-se com algum tema especifico, ou seja, com o problema da pesquisa, deste modo construindo novas hipóteses e ideias. Este método é mais flexível possibilitando assim considerar novas variáveis relativas à pesquisa.

A presente pesquisa utilizou-se da observação e também do questionário para refletir sobre as possíveis contribuições do tema:A importância do brincar para a socialização entre crianças e adolescentes de 8 a 17 anos do abrigo Espaço Acolhedor Aylton Batista na cidade de Pedregulho – SP. Durante nossa coleta de dados foram aplicados questionários há seis participantes, sendo três monitores, uma psicóloga, uma coordenadora e uma assistente social.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Através da coleta de dados podemos analisar que o brincar e o lúdico são formas das crianças/adolescentes se expressarem, interagirem e agirem frente ao mundo que o cerca, sendo de suma importância na vida destes mesmos moradores do abrigo. Isso foi verificado através dos relatos dos próprios indivíduos e também dos profissionais envolvidos nas atividades do projeto através da aplicação dos questionários com as seguintes perguntas: Você considera a socialização algo importante para crianças e adolescentes? Por quê?

Nesta questão ficou evidente a importância da socialização para o desenvolvimento pessoal e futuramente profissional destas crianças. 100% da amostra participantes consideraram a socialização importante para o desenvolvimento da criança/adolescente, mas esta mesma porcentagem caracterizou diversos fatores que contribuem para a importância desta socialização. A maioria considerou as novas experiências como um dos aspectos coadjuvantes, já que em contato com novas experiências as crianças/adolescentes podem desenvolver o seu físico e cognitivo, adquirindo hábitos que o capacitam para viver em sociedade.

  • Você acredita que as atividades lúdicas podem contribuir para a socialização entre crianças e adolescentes?

Na questão referente a este gráfico 100% da amostra responderam que o lúdico contribui para a socialização. A maioria dos relatos considera o desenvolvimento físico e cognitivo como precursor para a socialização, já outros relacionaram com as atividades aplicadas na instituição e a mudança de comportamentos das crianças/adolescentes frente às atividades realizadas na instituição.

  • Dentre as atividades desenvolvidas enumere por ordem de importância, sendo 1 a mais importante e 8 a menos importante, que contribuíram para a socialização.

Como podemos ver no gráfico acima, foram relacionadas por ordem de importância as atividades lúdicas realizadas dentro da instituição. A escolhida pelo maior número de participantes de uma amostra como sendo a mais relevante para a contribuição da socialização entre as crianças e adolescentes, foi o caça ao tesouro, pois, despertou interesse e curiosidade dos participantes que tinham como objetivo desvendar onde estava e o que era o tesouro, em decorrência de trabalharem o auxilio um do outro para encontrar as pistas em meio a uma trilha.

Todas as atividades realizadas contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento das crianças/adolescentes, pois foram realizadas atividades de  coordenação motora, o raciocínio, trabalho em equipe, agilidade, memorização, sensações e sentimentos e interação entre os participantes.

A análise dos dados nos proporcionou uma visão mais ampla sobre esta pesquisa deixando em evidencia o quanto o lúdico contribui para a socialização e para o desenvolvimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta pesquisa foi possível observar a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, para a interação com o outro, criando vínculos, praticando o uso da imaginação, do simbólico e da criatividade.

Portanto garantir um espaço de brincadeira na instituição é garantir o direito a educação e a infância, o direito de ser criança, para que esse espaço seja produtivo ele precisa ser realizado por meio de ações planejadas para cada brincadeira, e desempenhada por pessoas que compreendam a importância desta prática. O lúdico é uma forma da criança/adolescente se expressar, interagir e agir frente ao mundo que o cerca, abrindo portas para a inserção destes na sociedade.

Esta pesquisa teve relevantes resultados que comprovaram a importância da socialização para o desenvolvimento ddas crianças/adolescentes. Contribuiu também para o acervo de pesquisa da instituição, além de despertar a reflexão sobre o tema: A importância do brincar para a socialização de crianças e adolescentes de 8 a 17 anos do Espaço Acolhedor Aylton Batista na cidade de Pedregulho-SP, e estimulou e reavivou o gosto pelo lúdico, levando informações que contribuíram para a prática.

Para nós alunos, a pesquisa possibilitou um grande aprendizado na ampliação de conhecimentos, experiência em pesquisa de campo e satisfação quanto as atividades propostas. Permitindo a transformação de uma visão de mundo a cada integrante do grupo, abrindo oportunidades de reflexão sobre o tema apresentando, que nos proporcionou compreensão e satisfação acerca do assunto.

Concluímos, portanto que as atividades lúdicas são um grandioso recurso no processo de socialização que colabora de forma significativa com a vida social e com a construção da identidade da criança, o desenvolvimento saudável da socialização ao longo da vida propicia melhores habilidades empáticas, flexibilidade e maiores chances de sucesso pessoal, familiar e profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Tradução: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

BOMTEMPO, Edda. Brincar, fantasiar e aprender. Temas em Psicologia. 7. n 1, 1999.p 51-56.

Estudo da Criança e do Adolescente/ Ministério da Saúde. 3.ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

FROTA, Ana Maria M. C. Diferentes concepções da infância e da adolescência: a importância da historicidade para a sua construção. v. 7, n.1. Ceará, 2007. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/html/v7n1a13.htm. http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/html/v7n1a13.htm. www.revispsi.uerj.br.

GOMES, Tiago P. CASTRO, Genivaldo M. Brincar e desenvolvimento infantil: uma análise reflexiva. Rev. FSA. 6.n 1, 2009.p 1-11.

GIL, A. C. Com GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4.ed. p. 41- 42 São Paulo: Atlas, 2002

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, Lindoneide S. REIS, Maria Helenisse S. A integração da família no contexto escolar. SCRIBD. 2009.p 1-9. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/90347338/A-Integracao-Da-Familia-No-Contexto-Escolar#scribd Acesso em: 21-02-2015.

LIRA, Natali A B. RUBIO, Juliana A S. A importância do brincar na Educação Infantil. Rev. Eletrônica Saberes da educação. 5.n 1, 2014.p 1-22.

MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educ. Soc.,  Campinas,  v. 26, n. 91, p. 391-403, Aug.  2005.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 de maio de 2015.

MALAQUIAS, Maiane S. RIBEIRO, Suely S. A importância do lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem no desenvolvimento da criança. 2013.p 1-7. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia Acesso em: 20-02-2015.

PAPALIA, Diane E. OLDS, Sally W. FELDMAM, Ruth D. Desenvolvimento Humano. Tradução: VERCESI, Carla F. L. M. P et al. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

PATTO, Maria Helena Sousa. Introdução a Psicologia Escolar. 4.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2010.

SILVEIRA, Claudia Alexandra Bolela; MIGUEL, Eugênia Lucia Martins Ribeiro. O brincar e a psicanálise: uma ponte entre a fantasia e a realidade. Franca, 1995.p-53.