A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO SOCIAL

 

Elizandro Sulzbach[1]

Jonas Valentim Cerri[2]

Leandro Giehl[3]

Cátia Guagadnin Rossa[4]

FEMA[5]

 

RESUMO

 

            O presente artigo busca evidenciar a forma como surgiu o balanço social, o que compreende este demonstrativo, seus benefícios e sua importância tanto para o ramo corporativo como à sociedade em geral. Objetiva-se apontar o quanto as informações contidas no balanço social evidenciam a responsabilidade social da empresa, auxiliando no processo de melhorias internas e externas na medida em que são identificados os setores não atendidos, ou menos beneficiados na organização. Busca-se assim alertar os gestores sobre a necessidade da prática do balanço social, e os possíveis ganhos imediatos e em longo prazo adquiridos pela empresa.

 

Palavras-chave: balanço social, empresa, sociedade.

 

INTRODUÇÃO

 

Para muitos o balanço social é um mero artifício para a empresa ganhar status perante seus clientes e fornecedores. Porém, esse trabalho vem a apresentar a real utilidade desses relatórios sociais que são de suma importância para o conhecimento de como a empresa explana sua responsabilidade, a qual não é somente para um determinado beneficiário, mas para o público em geral, onde se enquadra os funcionários, consumidores, investidores, sociedade e o governo, os quais se tornam conhecedores do que a empresa tem a oferecer para a sociedade.

Foi escolhido esse tema objetivando difundir a questão da responsabilidade social, para que esta se torne o foco das empresas, sendo aderida não por obrigação, mas por ato voluntário, não se limitando a uma estratégia de crescimento e marketing interno, mas sim, contribuir para a sociedade em geral. Espera-se, portanto, que esse assunto faça parte da visão e missão das diversas entidades de nosso país, sejam elas nacionais ou multinacionais.

O artigo que segue abordará a importância da elaboração do Balanço Social, tendo em vista ser este um novo instrumento de trabalho nas atividades empresariais. Os dados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, objetivando evidenciar as principais informações contidas nas obras pesquisadas. Segundo Furasté (2006, p.38) “a pesquisa exploratória é aquela que procura apenas mais informações sobre o assunto que se está estudando, pesquisando”. Assim, para alcançar esse objetivo o presente artigo divide-se em quatro partes: primeiro o inicio do balanço social, depois balanço social na contabilidade, em seguida a importância do balanço social e por fim a conclusão.