De acordo com a fonte supracitada, todos os pacientes DMT1 precisam usar injeções de insulina (geralmente 2 a 4 doses por dia) para controlar sua glicose sanguínea, cuidando de medir os níveis de glicose regularmente e fazer ajustes na insulina, alimentação e atividades físicas, como medidas de prevenção para o agravamento dos casos identificados.

Para Guimarães (2010), o Enfermeiro pode ajudar as pessoas  com DMT1 a compreenderem quais são as atitudes e comportamentos que podem prejudicar um quadro clínico e provocar sequelas. Segundo Imoniana (2004). A assistência  de Enfermagem  aos portadores do DMT1, deve estar voltada para a  prevenção de complicações, avaliando e controlando os fatores de risco, estimulando a autonomia e autocuidado. A adesão ao tratamento é importante para que os portadores de DMT1  se adaptem às limitações impostas pela doença quanto à alimentação, atividades físicas e uso correto das medicações.

O portador do Diabetes do Tipo 1 pode ter uma boa qualidade de vida, se tiver a consciência de que o autocuidado é fundamental para a manutenção de sua saúde e bem-estar, necessitando-se, para esta conscientização, de ações educativas em saúde que o Enfermeiro pode aplicar com competência, desde que conheça bem a patologia e o tratamento adequado.