A importância do auditor enfermeiro nos registros de ocorrência de glosa cidade de Goiânia – GO

The importance of the nurse auditor in the records of any disallowance Goiânia-GO

Auditoriade enfermagem nos registros de glosas hospitalares

Área temática: Gestão de Serviço em Saúde – Organização Hospitalar Orientada para o Processo

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse entre os autores, quanto à publicação deste artigo.

Resumo

A reforma do setor de saúde implantada nos anos de 1990 resultou em alterações nos serviços de saúde, principalmente no que se refere aos aspectos ideológicos e econômicos, assim como na forma de produção desses serviços. Auditoria é uma importante ferramenta gerencial, que os profissionais da área da saúde em especial os enfermeiros utilizam com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência prestada e os custos decorrentes da prestação do atendimento realizado. O trabalho teve como objetivo analisar as características e qualidade dos registros de enfermagem em contas hospitalares. O presente estudo tratou-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa, em artigos publicados no período de 2000 a 2014, indexados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), na base de dados da Medeline, Lilacs e SciELO. Diante dessa revisão, é possível concluir que a função do enfermeiro tem como princípio de trabalho a organização, assim como os recursos humanos em enfermagem, com o objetivo de criar e implementar condições de gerenciar o processo de glosa dentro de uma unidade hospitalar, considerando que os principais instrumentos básicos de trabalho são: o planejamento, a comunicação e o trabalho em equipe.

Descritores: Enfermeiro, Auditoria, Prontuários, Registros.

Abstract

The reform of the health sector implemented in 1990 resulted in changes in health services, especially in regard to ideological and economic aspects, as well as the production of such services. Audit is an important management tool, that  health professionals especially nurses used in order to evaluate the quality of careand the costs of providing the service provided. The study aimed to analyze the characteristics and quality of nursing on hospital bills.This study treated with a review of the literature of narrative type, in articles published in the period 2000-2014, indexed in the Virtual Health Library (VHL), the database Medeline, Lilacs and SciELO. Given this review, we conclude that the role of the nurse has the working principle of the organization, as well as human resources in nursing, with the aim of creating conditions to manage and implement the process of disallowance within a hospital unit, considering that the main basic working tools are: planning, communication and teamwork.

Descriptors: Nurse, audit, Medical records and Records.

Introdução

A reforma do setor de saúde implantada nos anos de 1990 resultou em alterações nos serviços de saúde, principalmente no que se refere aos aspectos ideológicos e econômicos, assim como na forma de produção desses serviços. Há de se ressaltar que o cliente nas instituições em saúde, deve sempre ser o centro das atenções.Para administrar organizações, em especial hospitais e clínicas especializadas, com garantia de uma relação custo/benefício adequado como idéia principal e, buscando esse ideal, as operadoras de seguros conquistam espaços e recrutam enfermeiros para gerenciar segundo essa lógica(1). Desse modo, a auditoria é uma importante ferramenta gerencial, que os profissionais da área da saúde em especial os enfermeiros utilizam com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência prestada e os custos decorrentes da prestação do atendimento realizado(2).

O auditor enfermeiro é quem tem a função de acompanhar a aplicação de regras e normas da instituição, através da análise da adequação, eficiência e eficácia de uma organização, controla o desempenho levando em consideração as metas a serem atingidas,avaliando as informações físicas, financeiras e operacionais(3).Os conceitos são muito variados, indo desde a centralização de decisões, onde quem comanda não delega nada e define todos os rumos a serem seguidos, até os mecanismos onde as decisões são frutos do debate e do amadurecimento de idéias. A equipe de enfermagem poderá responder pelas perdas financeiras da instituição auditada, sendo importante que as anotações sejam padronizadas, levando em consideração aspectos éticos e legais, pois, o registro em prontuário faz parte das obrigações legais da enfermagem, devendo qualquer erro ser corrigido de acordo com as normas da instituição(4).

A auditoria deve ser vista como uma função que é realizada pelo enfermeiro auditor, e, não pode ser vista como mera operação, pois, sendo esta um apoio e uma assessoria de uma determinada organização, faz-se importante na otimização da gestão que administra.Os benefícios atingem toda a equipe de enfermagem que, revendo as atividades desempenhadas e os resultados que deseja alcançar, obtém subsídios que estimulam a reflexão profissional possibilitando uma enfermagem científica e, a instituição recebe uma contribuição significativa pelo fato de verificar o alcance dos seus objetivos, construindo base para prováveis mudanças internas.A Lei 7498, de 25 de junho de 1986, adverte a obrigação a todo pessoal de enfermagem da necessidade de descrever no prontuário do paciente todas as atividades da assistência de enfermagem(5).

Este trabalho teve como objetivo identificar características e qualidade dos registros de enfermagem em contas hospitalares.

Revisão da Literatura

O presente estudo tratou-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa, em artigos publicados no período de 2000 a 2014, indexados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), na base de dados da Medeline, Lilacs e SciELO. Para busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: enfermeiro, auditoria, prontuários e registros. E para facilitar a leitura da revisão foi dividida nas seguintes categorias: Auditoria hospitalares: conceitos e processos históricos,O auditor enfermeiro e suas competências, Auditoria em enfermagem e seus desafios.

Tem-se como problema o seguinte questionamento: “Os erros em anotações de enfemagem, a falta de padronização dos prontuários acaba favorecendo o surgimento de glosas no serviço de saúde e, com isso surge à necessidade da auditoria? Para Rodrigues(6), na maioria das vezes às ações de enfermagem são inconsistentes, ilegíveis e subjetivas, a prática de glosar itens do faturamento das contas hospitalares tem sido  expressiva para o orçamento das instituições de saúde.

Com base na interpretação da Resolução do COFEN191/96, para a execução da anotação de enfermagem, se faz necessário atentar para alguns pontos relevantes, tais como: examinar o cabeçalho do impresso; realizar em horário e não em turno; o termo paciente ou cliente não deve ser utilizado, tendo em vista que a folha de anotação é individual; deve ser feita no início do plantão e completada durante este; a letra de quem realiza a anotação deve ser legível para que possa ser entendida por quem a leia; tendo obrigatoriedade de seguir uma ordem cefalocaudal; no entanto, no caso de haver erros utilizar os termos “digo”, “correção” e nunca corretores ortográgficos; fazer uso de termos técnicos padronizados e ao final de cada relatório deve conter carimbo,assinatura e o número do COREN do profissional que realizou o procedimento(7).

ParaLopes(3), o auditor é quem tem a função de acompanhar aplicação de regras, normas e realizar análise da adequação, eficiência e eficácia de uma organização, controlar o desempenho levando em consideração as metas a serem atingidas e avaliar as informações físicas, financeiras e operacionais.

Auditoria hospitalares: conceitos e processo histórico

O conceito de auditoria (audit) foi proposto por Lambeck em 1956 e tem como premissa a “avaliação da qualidade da atenção com base na observação direta dos registros e história clínica do cliente”.

A auditoria pode ser entendida como um conjunto de medidas através das quais, perítos internos ou externos revisam as atividades operacionais de determinados setores de uma instituição, com a finalidade de medir a qualidade dos serviços prestados(5).

Para Pinto e Melo(11), na literatura, é clara a concepção de que a auditoria, sobretudo a operacional, “... é a análise e avaliação do desempenho de uma organização no todo ou em partes, objetivando formular recomendações e comentários que contribuirão para melhorar os aspectos de economia, eficiência e eficácia.”

Dentro deste contexto, há de se entender alguns pressupostos, a saber: a existência de um sistema de informações que seja estruturado; atualizado e eficiente; rigoroso monitoramento da regularidade; da qualidade e da fidedignidade dos registros e das fichas de atendimentos e prontuários, entre outros; o estabelecimento e cumprimento de fluxos dos procedimentos administrativos; análise de serviços prestados dirigidos para a qualidade; organização do sistema de saúde (quando hierarquizado), de forma a garantir a acessíbilidade, levando em conta as necessidades dos grupamentos populacionais(12).

De acordo com as normas técnico-administrativas os principais instrumentos utilizados na auditoria têm sido: Regulamento do programa/plano; diretrizes de empresas; contrato e convênios com a rede prestadora; manual do credenciado e do usuário; portarias governamentais, de vigilância sanitária, etc; prontuários de pacientes; tabelas de honorários adotados; sistema de informações de saúde da empresa e de mercado; código de ética(13).

O auditor enfermeiro e suas competências

O serviço de enfermagem exige do profissional um conhecimento teórico prático diversificado, uma vez que sua área de atuação exige um conhecimento teórico metodológico e científico(8). Tal conhecimento deve ser dinâmico, e acompanhado de atualização por meio de educação continuada, sendo necessário o estudo das teorias para que seja possível aplicá-las no cotidiano da profissão. A preocupação dos enfermeiros com relação a elaboração ou simples adoção de manuais de técnicas e procedimentos, faz com que se veja o quanto é importante o estudo das teorias(9).

Verônica et al.,(4) afirmam que a meta da auditoria de enfemagem é qualidade da assistência em enfermagem que o hospital oferece ao cliente, sendo de grande importância o entrosamento entre o setor administrativo da instituição no aspecto estrutural e funcional.

Segundo Cerchiari; Erdmann(10) em seus estudos, ressaltaram a preocupação com a efetividade do investimento público em saúde,tendo como conceito o de que a auditoria é vista hoje como um instrumento de controle efetivamente administrativo que possui duas diretrizes, sendo os fatos e as informações no sentido de que sejam seguros, adequados aos resultados esperados.

Dentre as atividades básicas realizada pelo enfermeiro auditor, destaca-se: Autorizar previamente a realização de procedimentos mais complexos e custosos; analisar os casos concluídos; controlar o cumprimento das normas técnico-administrativas da operadora e por parte do prestador e do usuário; verificar denuncia de usuários e prestadores; analisar e auditar atendimentos ambulatoriais individuais; acionar a auditoria analítica a partir da detecção de distorções ou problemas específicos; analisar e auditar in loco as solicitações de internações, quando de tratamento de pacientes(13).

Auditoria em enfermagem e seus desafios

A finalidade da auditoria em enfermagem, está relacionada à comprovação de pagamento de contas hospitalares, revendo glosas por meio da elaboração de relatórios técnicos e realizando negociações entre representantes do hospital e de convênios com proposito de apontar inadequações da assistência e reformulando suas práticas, e delineando ações corretivas como: não aprazamento da administração de medicamentos; letra pouco legível e rasuras; falta de checagem na prescrição médica e de enfermagem; anotações extensas e pouco específicas; condições, necessidades terapêuticas; organização da unidade e conforto do paciente; falta de registros/registros incompletos da realização de curativos; anotações por turno e não por horário(2).

Os serviços de auditoria de enfermagem realiza um trabalho proativo evitando o uso desnecessário de medicamentos e materiais, para isso,sefaz necessário a implantação de rotinas e programas de treinamento contínuo para a conscientização da equipe de enfemagem quanto a importância dos recursos financeiros do hospital(2).

Discussão

O exercício da auditoria está centrado no processo de anotações de enfermagem, na falta de padronização dos prontuários que,acaba favorecendo para o surgimento de glosas no serviço de saúde e, com isso surge à necessidade da auditoria. Para Rodrigues(6), na maioria das vezes às ações de enfermagem são inconsistentes, ilegíveis e subjetiva, a prática de glosar itens do faturamento das contas hospitalares tem sido bastante expressiva para o orçamento das instituições de saúde.

Pereira, Takahashi e Kurcgant(14), descrevem que auditoria em enfermagem tem por definição “a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste”. Esses estudiosos, contudo, garantem que a auditoria tem como objetivo principal o de identificar as áreas.deficientes do serviço de enfermagem, oferecer informações no intuito de contribuir para melhoria dos programas e da qualidade do cuidade de enfermagem.

Para Camelo et al.,(5) as anotações de enfermagem contidas nos prontuários são utilizadas no processo de auditoria de enfermagem, a fim de, assinalar inconformidades da assistência de enfermagem existente nas instituições com relação aos serviços prestados, certificar o faturamento de contas hospitalares e rever glosas. Na atualidade, é praticada e difundida nas instituições públicas e privadas, com o objetivo de minimizar desperdício de materiais, medicamentos, equipamentos e recursos humanos.

Estudos realizados por Cherchiari e Erdmann(10), mostrou que há uma preocupação com a efetividade dos investimentos públicos na saúde. Tendo como conceito o de que a auditoria é vista hoje como um instrumento de controle efetivamente administrativo possuindo duas diretrizes: os fatos e informações, no sentido de que sejam seguros, adequados e esperados.

De acordo com estudos de Luz, Martins e Dynewiczm(15), é importante que o profissional enfermeiro tome o devido cuidado em relação ao preenchimento dos prontuários, pois, as anotações devem seguir uma normativa, levando em consideração seus aspectos legais e éticos, sendo uma de suas obrigações efetuar o registro em prontuário, de maneira eficiente, devendo qualquer erro ser corrigido de acordo com as normas da instituição, pois, essesregistros podem servir como facilitadores e determinantes em casos judiciais.

Conclusão

Este estudo contribuiu para identificar características e qualidade dos registros de enfermagem em contas hospitalares, e, de maneira específica, identificar as atribuições do enfermeiro auditor na analise das anotações e descrever as contribuições dadas ao enfermeiro auditor na detecção das glosas, e mapear os benefícios da realização da auditoria na qualidade de assistência prestada ao cliente.

É importante ressaltar que, a função do enfermeiro tem como princípio de trabalho a organização, assim como os recursos humanos em enfermagem, com o objetivo de criar e implementar condições de gerenciar o processo de glosa dentro de uma unidade hospitalar, considerando que, os principais instrumentos básicos de trabalho são: o planejamento, a comunicação e o trabalho em equipe.

Referências

1.    Scarparo AF, Ferraz CA, Chaves LDP, Gabriel CS. Tendênciasda função do enfermeiro auditor no mercado em saúde. Texto Context Enfermagem, Florianóp. 2010;19(1):85–92.

2.    Dias TCL, Santos JLG dos, Cordenuzzi O da CP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Enferm. 2011;64(5):931–7.

3.    Lopes ALM FL. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto Context Enferm. 2008;17(4):771–8.

4.    Silva MVS da, Silva LMS da, Dourado HHM, Nascimento AAM do, Moreira TMM. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev Bras Enferm. 2012;65(3):535–8.

5.    Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL de. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev Eletrônica Enferm. 2009;11(4):1018–25.

6.    Rodrigues V. Glosas hospitalares: im portância das anotações de enfermagem. Arq ciênc saúde [Internet]. 2004 [cited 2014 Sep 17];11(4):210–4. http://www.cienciasdasaude.famerp.br/racs_ol/Vol-11-4/03 - id 70.pdf

7.   MS. Resolução do COFEN-191/96. Rio de Janeiro: COFEN; 2007.  http://www.portaldocofen.gov.br/2007/materias.asp?ArtivleID=7038&sectionID=34

8.    Casa PC da SECGS. Auditoria interna em enfermagem e educação continuada: um feedback positivo. Rev Enferm UNISA. 2006;(2):48–51.

9.    Gadelha LS. Bem-estar e estresse no trabalho: relações com estilos gerenciais. 2011. p. 83.

10. Cerchiari GSF, Erdmann RH. Sistema de informações para acompanhamento , controle e auditoria em saúde pública. Rev Adm Pública. 2008;42(5):925–48.

11. Pinto KA, Melo CMM de. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(3):671–8.

12. Setz VG, D’Innocenzo M. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria *. Acta Paul Enfermagem São Paulo. 2009;22(3):313–7.

13. Barros M, Vaitsman M. Auditoria e avaliação no Sistema Único de Saúde. São Paulo em Perspect [Internet]. 2008 [cited 2014 Sep19];22(1998):15264.http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v22n01/v22n01_11.pdf

14. Pereira LL, Takahashi RT, Kurcgant P. Auditoria em enfermagem. EPU. São Paulo; 1991.

15. Luz A, Martins AP DA. Características de anotações de enfermagem encontradas em auditoria. Rev eletrônica Enferm. 2007;344–61.