A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E CONTAR HISTÓRIAS

RESUMO

Buscamos por meio desta pesquisa, reafirmar por meios de estudos bibliográficos a importância do ato de ler, especialmente para crianças em formação. Pretendemos mobilizar leitores, educadores, alunos e comunidade em geral, para que unidos consigamos mudar a triste realidade brasileira, no que diz respeito ao hábito de ler. Para a criança em formação é imprescindível o contato com histórias, pois é através dessa relação, desse contato que teremos o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. O objetivo geral proposto para esta pesquisa é mostrar a importância do ato de ler desde pequenos. Devido a isso, no decorrer deste trabalho procuramos mostrar ao leitor como deve ser um contador de histórias, suas características e a importância de ler literatura infantil desde a Educação Infantil, pois o primeiro contato do pequeno ouvinte com a leitura, as histórias, inicia-se oralmente na família, quando um dos familiares lê contos, histórias para a criança dormir, ou até mesmo num momento de lazer, eles adoram, pois o trabalho é bibliográfica, sendo realizados estudos de obras pertinentes ao tema deste trabalho (A Importância do Ato de Ler e Contar Histórias).

Palavras-Chaves: Leitura, criança, fantasia.

THE IMPORTANCE OF THE ACT OF READIND AND STORYTELLING

ABSTRACT

We seek through this research, through studies reaffirm the importance of bibliographic act of reading, especially for children in training. We intend to mobilize readers, educators, students and community at large, that together manage to change the sad reality of Brazil, with regard to the habit of reading. For the kid in training is essential to contact stories, for it is through this relationship, this contact that we will start learning to be a reader, and being a reader is absolutely endless path of discovery and understanding of the world. The overall goal proposed for this research is to snow the importance of reading since childhood. Because of this, in this paper sought to show the reader how to be a storyteller, their characteristics and importance of reading histories to children’s literature since kindergarten, because the first contact of the listener with little reading, stories, begins orally in the family when a family member read stories, stories for children to sleep, or even a moment of leisure, they love, because the story involves in a fantasy worl. The methodology used in this work (The Importance of Act Reading and Storytelling).

Keywords: Reading, child, fantasy.

INTRODUÇÃO

É inegável a importância da leitura, num país onde o índice de analfabetismo é alto, o consumo de livros é baixo, e renda familiar não favorece esse investimento.

Diante do exposto, buscamos a leitura como imprescindível no processo de crescimento intelectual da criança, e na transformação da sociedade, por ser uma atividade libertadora, não apenas no sentido de proporcionar prazer, imaginação, raciocínio, criatividade, mas em conhecimento e aprendizagem, já que a leitura proporciona a imaginação das cenas descritas, desvendando assim o intelectual do ouvinte, aluno.

E para que haja a leitura prazerosa e libertadora é importante que o contador, se disponha a transmitir às crianças a magia que o escritor expôs na história, no livro, no conto, no poema.

Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa busca incentivar a leitura nas escolas, no seio familiar, bem como o interesse das crianças pela mesma, através de estímulos que servem como incentivos, pois uma vez leitor ou simples ouvinte para sempre leitor, e talvez escritor.

Para tanto, num primeiro momento apresentamos aspectos da história da literatura infantil. Após discutiremos a importância da relação leitor-ouvinte, qual a característica de um bom contador de histórias, enfim quais os elementos essenciais para a construção do saber, do prazer.

O objetivo geral proposto nesta pesquisa é alertar a sociedade para a importância da leitura na infância, e despertar nos pequeninos o interesse, o gosto pelo livro, pela leitura, atraindo a criança para um ambiente mais sadio, onde educar e instruir são diversão e prazer.

A metodologia da pesquisa é bibliográfica, partindo dos dados básicos de que através de uma consciência cultural que os seres humanos se desenvolvem e se realizam de forma integral, é fácil compreendermos a importância do papel que a leitura pode desempenhar para os seres em formação, e ela dentre diferentes manifestações de arte, é a que atua de maneira mais profunda e duradoura, no sentido de dar forma e dinamizar os valores culturais que dinamizam uma sociedade ou uma civilização.

Freire (2005) cita que há dois distintos tipos de leitura, uma é a leitura de mundo, ou seja, a visão que o aluno tem do cotidiano, e a leitura da palavra, onde o aluno aprenderá a dar significados aos signos, transformando assim um letrado. A criança por estar em constante descoberta construindo os dois tipos de leitura ela tem uma visão da vida, ainda muito ingênua e imaginária, por isso que é importante inserir a leitura da palavra para que esta possa fazer parte deste mundo fantástico que elas vivem.

Daí a importância de esse ler e de contar histórias, nestes tempos de crise social, cumprindo sua tarefa de alegrar, divertir ou emocionar o espírito de seus pequenos leitores ou ouvintes, levando-os de maneira lúdica, fácil a perceberem e a interrogarem a si mesmos e ao mundo que os rodeia.

FREIRE, Paulo. – Pedagogia do Oprimido. 43ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.