São poucas as pessoas as quais listam suas receitas e despesas; organizar as contas siginifica ter real dimensão de sua saúde financeira. Com isso, você pode ter uma dimensão de seus gastos e descobrir que tem mais dinheiro do que pensa, ou ver o tamanho de sua dívida, e que precisa economizar.

      Sem um planejamento de seus gastos fica difícil investir. Portanto, você deve aprender a se organizar financeiramente, para descobrir como trasformar os sonhos em uma realidade futura.

      Elaborando um orçamento:

  • Observe para onde vai o seu salário mensal. Elabore uma lista com todas as seus gastos, das maiores as mais corriqueiras.
  • Faça uma análise detalhada de todas as suas receitas, despesas, dívidas, e seus investimentos.
  • Faça um orçamento simplificado, incluindo suas receitas e todas suas despesas, pois ele lhe dará a exata dimensão de quanto ganha e gasta tendo dimensão quando gasta mensalmente e de quanto precisa para realizar seus sonhos.

       Há formas de prolongar seu salário como aumentar sua renda ou cortando despesas. Pessoas muita das vezes consideradas bem sucedidas, economizam o seu salário e o investe, fazendo o dinheiro trabalhar para eles e não "corre" atras dele.

       Já utilizar o cheque especial para financiar o déficit do seu orçamento e um erro muito perigoso para a sua saúde financeira. Isso porque no mês seguinte a taxa de juros cobrada pela utilização do limite do cheque especial vai pegar uma parte do seu salário.

      Portanto, o seu salário que você já considerava pequeno para cobrir suas despesas ficará ainda menor, e no decorrer do tempo você ficará totalmente quebrado, isso se dá pois, a maioria das pessoas compram sem ter a necessidade do bem adquirido, compram porque simplesmente o seu vizinho comprou, e quer ter um igual para não se sentir inferiorizado; o que se deve perguntar e: Isso é realmente necessário? Me tornará feliz ou compro por uma influência de muita das vezes o famoso marketing de um produto tão explorado pelas mídias.

    Isso ocore porque o salário e uma receita recorrente, ou seja, ele entra em sua conta mensamente, já o cheque especial, o mecanismo é um pouco diferenciado, embora voçe crie a ilusão de que esticou o salário.

    Esse mecanismo é uma linha com vencimento em 30 (trinta) dias. Assim, a cada mês fica mais retido ao banco ou cancelado você poderá ficar até mesmo sem ele.

   Esse artigo não pretendo fazer apologia para que as pessoas deixem de comprar somente tento alerta-las da importância de se ter um bom planejamento financeiro e deixem de ser escravas de seu pagamento; e tenham conciência da importância de se ter um investimeto extra.