Por que a Mona Lisa tornou um dos quadros mais famosos de todos os tempos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas já fizeram durante muitos e muitos anos. E uma resposta possível é esta: por causa do seu sorriso único. O sorriso foi avaliado como o conteúdo emocional positivo mais elevado já existente, de acordo com o neurocientista norte-americano Andrew Newberg.

A ciência do sorriso: O que acontece com o nosso cérebro quando sorrimos?

Vamos supor que você experimenta uma situação positiva, e encontra um amigo que você não o vê faz tempo. Isto significa que os sinais neuronais vão viajar a partir do córtex do seu cérebro para o tronco cerebral (a parte mais velha do nosso cérebro). A partir daí, o músculo craniano transporta o sinal para os músculos, e sai um sorriso do seu rosto.

Soa simples o suficiente?

No entanto, aí é apenas onde tudo começa. Uma vez que os músculos do sorriso entram em ação, há um ciclo de feedback positivo que volta para o cérebro e reforça o nosso sentimento de alegria. Para explicar de forma mais sucinta:

"O sorriso estimula os mecanismos de recompensa do nosso cérebro de uma forma que até mesmo o chocolate, um prazer não pode alcançar."

O que o simples ato de sorrir pode trazer para a nossa vida profissional?

Um sorriso pode mudar o nosso cérebro, através do poderoso ciclo de feedback que explicamos acima. E seu cérebro mantém o controle de seus sorrisos, e sabe quantas vezes você já sorriu e em que estado emocional você está por conta disso.

Isso é muito importante para o seu lado profissional. Quanto mais você sorri, menos chances terá de se chatear com um resultado negativo, e maiores chances terá de se dar bem com as pessoas ao seu redor. Os próprios clientes se sentem atraídos por pessoas que levam sempre um sorriso no rosto, porque traz uma sensação de segurança, o que pode ser útil para vendas, por exemplo.

Sorrir reduz o stress que o corpo e a mente sentem, quase semelhante a obter um bom sono, de acordo com estudos recentes. E sorrir ainda gera emoções mais positivas dentro de você, além de contagiar outras pessoas com essa felicidade ou seja, uma ótima ferramenta motivacional.

Por isso, sorria! Quando chegar ao escritório, quando atender um telefonema ou quando receber um cliente, sempre.