A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Tony Romerson Alves
Graduado em Educação Artística em 2008, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Psicopedagogo Institucional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo/ UNASP e UNB- União Norte Brasileira.
Docente da rede Adventista do Maranhão em São Luis desde 2006.
[email protected]

Resumo: Este trabalho vem explanar de modo impar a importância da rotina do estágio de Psicopedagogia Institucional junto ao Colégio Monet, e tem como objetivo estudar a importância de um ambiente que favoreça o desenvolvimento do aprendente em sala de aula. O que permeia as possibilidades da aprendizagem e sua desenvoltura junto do aprendente deve ser diagnosticado pelo Psicopedagogo, que por sua vez se propõe a associar, de modo coerente, o saber e princípios que visam metas para adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos essenciais ao aprender humano. Aborda a necessidade dos alunos terem uma sala arejada para que haja o processo sadio do ensino- aprendizagem. Mostra a capacidade do aluno não absorver conhecimento frente às temperaturas, bem como o resultado das doenças adquiridas por ambiente sem refrigeração. A pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa e quantitativa a partir de levantamento bibliográfico e análise de pesquisa de campo com alunos, professores e funcionários, a fim de mensurar o conhecimento destes sobre o assunto pesquisado.

Palavras-chave: ambiente, temperatura, aprendente, relação sala de aula, ambiente agradável, professor, transferência de conhecimento.

Abstract: This issue is gvingto explain add way the importance of routine of apprenticeship into Psychopedagogical Institutional along with an College Monet and aims to study the importance of an environment with promototes the development of the learners into the classroom. What pervade the possibilicties (possibilities) of learning and its ease with the learner must be diagnosed by Psychopedagist, who proposes to associate, in coherent way, knowledge, principle in order to acquire targets for abroad understanding in many processes essentials to human learner. Approach students needs have aerate classroom that brings a healthy process in teaching and learning. Shows the aptness of learners to absorb knowledge forefront temperature the/research characterizes like qualitative and quantitative from practical literature and search?s analysis field with students, teachers and employees, measuring the knowledge with subject researched.

Keywords: environment, temperature, learners, classroom relation, propitious environment, teacher, knowledge transfer.

Introdução

O projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada na Escola Monet, teve como ponto de partida a seguinte questão: Qual é a "a importância de um ambiente que favoreça a aprendizagem em sala de aula?" Para responder esta questão e mostrar o resultado da interferência do ambiente no processo ensino/aprendizagem foi necessario buscar por via da Física, a temperatura adequada para uma sala de aula, e proporcionar ao aprendente uma harmonia com o ambiente e partindo deste principio a possibiliadade de desencadear o processo eficaz para a desenvoltura do conhecimento. A escolha do tema deveu-se ao psicopedago observar e avaliar os alunos da sala superaquecida e perceber que a aprendizagem, o bem estar social e a saúde estavam comprometidas. É bem verdade, que a Psicopedagogia é um campo de atuação que, ao agir de forma preventiva e terapêutica, coloca-se para compreender os processos do desenvolvimento e da aprendizagem humana, e pode se munir de várias áreas e estratégias pedagógicas objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir nos processos de transmissão e apropriação dos conhecimentos (possíveis dificuldades e transtornos). Segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem e a saúde é fundamental para fluir a relação entre aprendente, ambiente e conhecimento.O que discorre neste Projeto de Assessoramento Psicopedagógico Institucional, vem mostrar como o ambiente cômodo e arejado é importante para as relações pedagógicas do aprendente.

Levantamento de dados da unidade educativa: Colégio Monet

Foi com uma ação conjunta de uma comissão de certa comunidade cristã que aprovaram em março de 1996 sob a coordenação de um lider religioso Luis de França (nome fictício) , com a presença do Departamental de Educação de uma rede de escolas. Felipe Tiago (nome fictício) , a criação da Escola com o nome de fantasia: "Escola Monet" (nome fictício), a partir do ano seguinte de 1997.
Foram matriculados naquele ano inicial, 18 alunos os quais foram assistidos pela por professoras que voluntariamente se doaram por este trabalho.
Durante o período que compreendeu de 1997 a 1999 esta escola atendeu a comunidade com trabalho voluntário e totalmente administrado pela igreja com o apoio da instituição reliogiosa.
Só em 2000 que a escola tomou um rumo mais promissor, desenvolviam trabalho visando a construção de uma nova escola. Em outubro de 2003, foi aprovado o projeto, sendo prioridade, construir banheiros e 04 salas de aula no ano de 2004. A escola desenvolveu-se e alcançou os alvos de matriculas proposto pela rede de escolas cada ano.








A partir de 2004 a 2010 a escola tem avançado em crescimento a cada ano no aspecto físico, pedagógico e espiritual. Hoje com 815 alunos e 52 funcionários, 3 pisos com 13 salas de aula, direção, tesouraria, recepção, coordenação de educação infantil e fundamental I, coordenação do ensino fundamental II, orientação, sala para biblioteca, laboratório de ciências, sala dos professores, quadra poliesportiva, pátio de recreação, playground, banheiros masculino e feminino, banheiro infantil e cantina, etc.

Descrições da unidade educativa

A Escola da Monet esta localizada em São Luis ? Maranhão tem como clientela alunos da Educação infantil ao nono do Ensino Fundamental, e Ensino Médio a partir do ano de 2011. Atendendo a comunidade nas adjacências do bairro e membros de uma comunidade religiosa local e outros bairros. Funciona nos turno Matutino e Vespertino.
Sua estrutura física possui uma fachada no estilo Pós Moderna com três pavimentos, possuem também 13 salas de aulas, sala da direção administrativa, secretaria, tesouraria, recepção, coordenação de educação infantil e fundamental I, coordenação do ensino fundamental II, Orientação Educacional, sala para biblioteca, sala de atendimento psicológico, laboratório de ciências, sala dos professores, quadra poliesportiva, pátio de recreação, playground, banheiros masculino e feminino, cantina, área de convivência e um jardim de inverno.
A escola não possui projeto político-pedagógico estando o mesmo em processo de construção tendo em vista as grandes mudanças acontecidas.
A administração escolar constituí-se pela Professora Mary de Almeida (nome fictício) na direção, com Maria José (nome fictício) na secretaria e Sídney Albuquerque (nome fictício) na tesouraria, com três técnicos e dois professores do ensino infantil, dez professores do Ensino Fundamental I, doze professores do Ensino Fundamental II, com uma Orientadora Educacional, uma bibliotecária e uma psicóloga, seu corpo docente é formado por duas coordenadoras, um orientadora educacional, uma psicóloga, onze professoras de Educação Infantil às séries iniciais, cinco estagiárias de pedagogia, onze professores do 6º ao 9º ano com suas devidas especialidades, cinco gerentes de limpeza, cinco monitores, dois auxiliares administrativos, o horário de atendimento na instituição é das 07h às 18h. O corpo discente da escola conta com 615 alunos no período 2010, distribuídos em Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Fundamental II em uma faixa etária de 4 á 17 anos.
Os projetos que a escola desenvolve no ano letivo são para a vivência, conscientização e desenvolvimento espiritual. São eles; Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Noite Cultural, Semana da Pátria, Bom Samaritano, Visitação no Parque Botânico da Vale, Visitação aos Museu, Encontro de Corais, Viagem à Fortaleza, Noite dos Sonhos, Feira, Cultural e Cientifica, Quebrando Silêncio, Jogos de Inter Classe, Mérito Acadêmico e Cantata Natalina.
A Escola de Monet foi submetida a uma avaliação e constatou-se que ela está apta para exercer o segundo segmento queé o esnsino médio, e recebeu título de colégio que em 2011, ficando Colégio Monet



A relevânica do ambiente físico no processo de aprendizagem

Segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem. Ela também orienta que a escola deve ser uma referência para a saúde dos alunos e da comunidade.
Montessori (2005) defendia uma sala de aula que possibilitasse um ambiente didático- pedagógico, e também uma sala que permitisse a criança crescer com todo o universo proposto e preparado para sua aprendizagem.
No Dicionario Aurélio (2005, p. 360), ergonomia é o "conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e máquina". Também é a técnica para identificar problemas de adequação do homem ao design das maquinas, equipamentos e ambiente de trabalho. Os ajustamentos proporcionarão ao homem forma e exercícios funcionais para a execução de suas tarefas. Após a adequação do ambiente às medidas do indivíduo, e levar em consideração a relação perfeita do ambiente de trabalho, como os ruídos, a luz, o calor, odores, e materiais a ser usado no ambiente, faz com que o processo de apreenção e desenvolvimento cognitivo flua e a escola é responsável pelo desempenho e sistematização da apendizagem.
De acordo com Rappaport (1982), o desenvolvimento cognitivo do aprendente depende do ambiente. Em si tratando de ambiente é comprenssível neste trabalho que se remete ao ambiente físico, o qual abriga o aprendente e possibilita a inserção de mediadores e materiais para a condução ao conhecimento.

Interesse do Projeto

O que estimulou o interesse deste projeto, se deu a partir do momento em que foi percebido a interferência da alta temperatura no ambiente da sala de aula, que interferia no desempenho dos alunos nos horários em que o sol se posicionava em direção a sala ao se pôr, tornando-a superaquecida. Tal situação desfavorecia a sala por estar sem abrigo nos fundos da sala e não haver uma ventilação que condicionasse um ambiente agradável.
O homem por natereza aprecia ambientes que favoreça seu bem estar, sem poluição visual, sem poluição sonora e com um clima ameno para que possa desenvolver suas atividades.
A importância da sala de aula bem arejada favorece a atenção desenvolve a vivência e uma fluência do processo de aprendizagem o que é fundamental para a socialização, desenvolvimento lúdico e mesmo compartilhar o conhecimento. Entre professores e alunos além da afetividade comprometida percebeu-se que a inquietação e o mal estar era contante na sala de aula.

Metodologia do Projeto

O projeto mostra que o aprendente não absorve com afinco o conhecimento frente às temperaturas extremas, e enfatisa o resultado das doenças adquiridas no ambiente sem refrigeração.
A pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa e quantitativa a partir de levantamento bibliográfico e análise de pesquisa de campo com alunos, professores e funcionários, a fim de mensurar o conhecimento destes sobre o assunto pesquisado.
A pesquisa com os alunos mostrou além da insatisfação, o baixo rendimento dos alunos nas disciplinas em que a temperatura em sala estava elevada. Foi identificado que professores e alunos tambem tiveram problemas de saúde. Os gráficos mostram a reação do cospor diante das tempertaturas extremas e as dificuldades de absorção de conhecimento nos horários críticos. Foi diagnosticado que a sala estava interferindo no rendimento, na relação entre eles, na concentração e por fim suas notas estavam comprometidas por consequência de mal estar e desanimo constante.
O objetivo deste projeto foi estudar a importância de um ambiente que favoreça o desenvolvimento do aprendente em sala de aula.

Desenvolvimento do Projeto

Foi observado que a sala do 9º ano do ensino fundamental do turno vespertino possuía um problema, que não podia ser remediado sem que alterasse a estrutura física da escola. A sala era descomedidamente quente. White (2008, p. 98) faz um aconselhamento a respeito das condições físicas das escolas:

Por gerações, o sistema de educação predominante tem sido destrutivo para a saúde, e mesmo para a própria vida. Muitos pais e mestres deixam de compreender que nos primeiros anos da criança a principal atenção precisa ser dada à constituição física, a fim de garantir a saúde física e mental. Tem sido costume animar crianças a frequentar a escola quando simples bebês, necessitadas dos cuidados maternos. Em muitos casos, os pequeninos aglomeram-se em salas de aula faltas de ventilação, onde se sentam em posição errônea em bancos mal construídos, e, em resultado, a jovem e tenra estrutura de alguns se tem deformado.

Alguns alunos fizeram comentários sobre seus rendimentos e mesmo a respeito da saúde deles. Foi observado pelos professores que alguns alunos ficaram doentes, que houve desmaio, outros ficaram com dor de cabeça e alguns professores tiveram a saúde comprometida.
É possível que haja uma relação direta entre o desconforto da sala e a aprendizagem. A ansiedade pode causar a dispersão, o desconforto não condiciona a atenção necessária.
A sala de aula (estrutura física) é o básico para a aplicabilidade das informações para o crescimento do aprendente. E, havendo algo que interfira nesta relação compromete todo o processo de aprendizagem.
A fluência do conhecimento viabiliza a possibilidade de novas formas de se interagir com o ambiente, condicionando a uma acomomdação cada vez mais completa e eficaz e, neste sentido, é compensador para o aprendente, que se sente mais preparado para lidar com situações novas (RAPPAPORT, 1981).
É possível que se estude ao lado de uma construção predial com todas as batidas de martelos e maquinistas trabalhando para surgir um prédio? É possível que se tire tudo que tenha em um quadro branco, que iluminado por uma janela impeça que se enxergue o que tem no quadro? Ou é possível que se estude em uma sala irrigada a tarde toda pelos raios solares? Se é possível tem que arcar com as consequências.
Qualquer situação extra classe que desvie a atenção dos alunos pode dissolver o andamento das atividades em sala. Para exemplificar, existe uma área de uma escola ao lado que fica cheia de mato e esconde muita sujeira e por vezes marginais. E em uma tarde um funcionário da escola ao lado estava capinando com uma roçadeira, maquina que o motor funciona à gasolina, esta possui um barulho ensurdecedor. Isso foi a tarde toda e os professores tiveram que dar procedimento às aulas. A atenção foi dividida entre conteúdos e cortes de arbustos, cortes de matos e ronco de motor. Certa vez, um ladrão jogou uma bicicleta para o terreno da escola ao lado, foi outra confusão, deu policia e muito que falar e os alunos na janela queriam saber o que se passava. Tais episódios são raros, mas quando acontecem os professores das salas, que dão a vista pro terreno da escola, se desdobram para conter a turma.
Maria Montessori foi uma pesquisadora que se dedicou a estudar a formação do homem desde a tenra idade até a adolescência. E viu que o meio ambiente deve ser preparado para atendê-lo, quer seja o meio onde vive ou os ambientes de sala que simula um universo no qual ele faz suas diversas pesquisas e vivências. Onde o homem está inserido é fundamental para colaborar com sua formação bem como sua personalidade. Isso vai proporcionar experiências científicas e um bom desempenho da mente.
O ambiente que Montessori defendia não era somente um ambiente didático- pedagógico, era um ambiente que permitisse a criança crescer com todo o universo proposto e também preparado para sua aprendizagem.
Em um ambiente onde a sala é superaquecida a maioria das atividades são produzidas em grupos, pode haver oscilação de comportamento. Quando havia problema de relacionamento entre alunos, podia também haver uma dificuldade de contornar a situação por conta do desequilíbrio emocional provocado pelo calor.
A temperatura elevada do corpo desenvolve agressividade, ansiedade, repulsa impaciência e desconcentração em sala. A sala de aula como meio físico e social coloca o aprendente frente a situações que devem enfrentar para haver um equilíbrio em seu organismo que permeia o comportamento e bem estar bem como o seu convívio com o próximo. E interagir com o colega em sala de aula em condições extremas, requer um bem estar físico e mental que o ambiente proporciona.
A sensação térmica da sala sempre deixava os alunos com aspectos de cansados, por estarem suados, roupas molhadas, deixando-os com mal humor. Vale ressaltar que algumas doenças respiratórias são desenvolvidas em ambientes assim, quentes e o homem é o maior prejudicado. Ao chegar à sala de aula percebia-se a evaporação do suor dos alunos suspenso no ar. E, isso se dava por não haver uma corrente de ar. O movimento do ar auxilia na evaporação e refrigera a pele.
Um dos professores da escola para contornar a situação da sala quente, sempre tirava os alunos da turma para outra sala ou para o pátio da escola. Várias vezes, as aulas aconteceram na biblioteca, onde colocava o vídeo ou no pátio quando faziam as práticas das aulas. Estes deslocamentos era a fuga que os professores buscavam para não prejudicar suas aulas. White (2008, p.100) nos afirma:

Nossas instituições de ensino devem ser providas de todos os recursos para instrução com respeito ao mecanismo do corpo humano. Deve-se ensinar aos estudantes a respirar, ler e falar de maneira que o esforço não recaia sobre a garganta e os pulmões, mas sobre os músculos abdominais.

Foi feito algumas experiências com o professor de Física com a termodinâmica a qual constatou que a incidência dos raios solares na sala chegava a 40 graus e na janela era de 41graus, o que deixava os alunos no mínimo com certo desconforto em sala. O que podia ter proporcionado aos alunos desmaios, febre, náuseas, dor de cabeça. Por haver uma exposição excessiva a altas temperaturas ou estarem expostos ao sol.
O corpo precisa de uma temperatura para que o indivíduo possa estar bem. As suas variações também são comuns, pois naturalmente oscila durante o dia. A temperatura vai subindo para 37,2° à tarde, e vai caindo até chegar aos 35,5°de madrugada Porém, os extremos dessas temperaturas podem causar alguns danos a saúde.
Vamos considerar o seguinte gráfico:

Temperatura do Corpo
Temperatura em grau Celsius O que acontece com o corpo internamente

20° A temperatura do corpo baixa e o metabolismo também. O coração pára e a atividade cerebral cessa completamente. O corpo com a temperatura de 20° já não pode viver.

30° Neste estágio, o fluxo sanguíneo no cérebro diminui, causando distúrbio mental e problemas de raciocínio. Os batimentos cardíacos chegam a um ritmo de apenas um ou dois batimentos por minuto, parecendo que está morta.

35° Começa a hopotermia, ou perda excessiva de calor. Diz o fisioterapeuta Sérgio Cravo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifest). A pessoa sente calafrios, cansaço, apatia e perde um pouco de coordenação motora. O raciocínio fica lento e a capacidade de julgamento fica comprometida e a pessoa não consegue cooperar com quem tenta ajudá-la. Para se safar do frio o organismo faz o corpo tremer isso faz com que haja um aquecimento interno. O corpo por si só faz contenção da temperatura, se está alta ele transpira para deixar em equilíbrio a temperatura do corpo e isso independe do clima.

36,5° a 37,5°
Temperatura normal do corpo. Aqui é o equilíbrio, o organismo resiste mais a queda do que ao aumento de temperatura.

38° A pessoa está em um estado febril e transpira muito, senti espasmos nos músculos e exaustão. O pulso fica fraco e pode haver desmaios. A recomendação é evitar o sol, jogar água fria no corpo e tomar bebida fria não alcoolica. O suor também faz uso de seus mecanismos, pois a sua evaporação retira calor da pele refrescando-a.

40° Nesta fase começa a hipertermia (excesso de calor). A perda de líquido e sais minerais causam tontura, náusea e vômitos, confusão e perda de consciência. Se parar de suar é porque está desidratada. Diz o fisioterapeuta Sérgio Cravo, da Universidade Federal de são Paulo (Unifest).

42° O corpo está perto de cozinhar e o funcionamento dos órgãos e todo seu metabolismo é afetado. A pessoa pode estar em coma. A essa temperatura não há mais garantia de que a vida possa ser salva.

Diz o fisioterapeuta Sérgio Cravo, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp)

A necessidade do equilíbrio da temperatura do corpo se faz constante no ser humano. Para que este venha desenvolver suas potencialidades e alcançar êxito em suas realizações.
É bom mencionar que o sol tem suas propriedades que favorecem a saúde do homem, seu bom uso traz saúde e ao ambiente uma sensação de asseio e transmite qualidade de vida. Para Biazzi (1994, p.108), os raios do sol infravermelhos e ultravioletas são agentes combatedores de várias enfermidades. Favorece o crescimento, acalma o sistema nervoso, abre o apetite, melhora a qualidade do sangue. E tudo isso vai se converter em inteligência mais viva, espírito alegre e disposição animosa. White (2005, p. 159) fala do sol como um ajudante da digestão e neutralizador de venenos.
A escola estava em processo de ampliação e alguns ajustes estavam ainda sendo resolvidos. Ao tomar conhecimento da sala a direção buscou meios para resolvê-lo. Porém, a explicação dada é que a instalação da rede elétrica possuía um padrão doméstico e seria dispendioso um investimento de um ar condicionado somente para a sala prejudicada, tendo em vista que a escola iria refazer a rede elétrica e teria dois custos. Foi em uma reunião com professores que a direção esclareceu a respeito do fato, e informou que ano de 2011 todas as salas seriam climatizadas.
Os professores se reuniram com a direção e foi feito um questionário com todos e o resultado foi o seguinte:


Um ambiente bem estruturado favorece uma melhor aprendizagem, viabilizando seu verdadeiro protagonismo no processo educativo; reforça a auto-estima e a segurança de cada um permitindo a concretização da identidade e a capacidade de iniciativa do aprendente; instiga a comunicação e as relações interpessoais, a troca e a ajuda mútua, contribuindo para a construção de sentimentos de amor e respeito por si próprio, pelo ambiente e pelos outros.
Qual seria a solução para o problema? Climatizar a sala é sem sombras de duvidas a melhor solução. Deixaria os alunos mais tranquilos e sem o desconforto do calor, se refizessem o projeto de ventilação da sala poderia tornar mais amena a temperatura ambiente.
A outra solução é colocar persianas de madeira na parede do quadro branco, que permitiria a fluência do vento pela sala, saindo por pergolados colocados na parte de fora da parede das janelas do fundo.
Como esboça abaixo os seguintes desenhos em planta baixa:


















? Na parede onde está o quadro branco já existe uma janela de vidro no lado esquerdo, só acrescentaria três persianas de madeira na parte inferior da parede. Isso faria com que houvesse ventilação por baixo que sairia em direção ao fundo da sala. Onde encontraria as janelas de trás.
? Na parede do fundo da sala já existem duas janelas só acrescentaria pergolados que não permitiriam a incidência dos raios solares dentro da sala de aula.

Metodologia

Esta pesquisa está classificada nos critérios de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico.
Partindo da pesquisa?intervenção realizada, os dados foram analisados a partir de pesquisa de campo e observação, leitura crítica e redação dialógica a partir dos autores apresentados. Por via de entrevistas e observação in loco foi comprovado que houve uma interferência na aprendizagem dos alunos da sala do 9º ano B, por causa do aquecimento nas tardes ensolaradas.

Considerações finais

É de praxe que ao realizar projetos arquitetônicos de ambientes em que o indivíduo vai passar um longo período de tempo, deve se desenvolver a perspectiva da fluência da brisa natural, isso é de responsabilidade dos projetistas. Ao considerar tais procedimentos vai-se minimizar o que pode ser um problema depois. Por mais que o mediador da classe criasse situações para a aprendizagem, que irrompesse em desafios intelectuais, munindo-se das relações interpessoais que vão se desenvolvendo através da convivência diária, e da construção de novas habilidades, afetividades e não tivesse um espaço que pudessem todas as virtudes da aprendizagem serem desenvolvidas, todo esforço seria comprometido e colocaria a perder todo investimento.
Por via da Psicopedagogia foi possível perceber tal problema e buscar meios pra que a solução torne-se viável com alteração na estrutura do projeto da sala ou colocar arcondicionado na sala.
A não ventilação da sala de aula traz problemas de dimensão que permeia a saúde e o relacionamento interpessoal, comprometendo a aprendizagem como foi relatado. E um ambiente pedagógico deve ser um espaço onde o desenvolvimento cognitivo, lúdico, corporal e espiritual do individuo deve gerar uma performance de padrão ideal que não interfira no processo de desenvolvimento da criança. Mas que deve desenvolver no aprendente a tranquilidade, a confiança, a paciência, e a generosidade entre os demais colegas da sala e para com os professores.

Referências bibliográficas

BIAZZI, Eliza M. S. Viva natural: água, ar, sol, repouso, alegria. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1994.

CARVALHO, Evodite e CUZIN, Marinalva. A psicopedagogia institucional e sua atuação no mercado de trabalho. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008.
CRAVO, Sérgio. A Temperatura do Corpo Humano. Disponível na Internet. http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/11218/menu/2/. Acesso em 05 nov. 2010.
______. Disponível em. http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/denise/transmissaodocalor/termologiacorpohumano_galeradafisica.pdf. Acesso em 28 dez. 2010.

DUL J, Weerdmeester B. Ergonomia prática. São Paulo: Edgard Blucher; 2000.

FACTOR SEGURANÇA, LDA. Ambiente Térmico Saudável. TECNOMETAL n.º 163 (Março/Abril de 2006) KÉRAMICA n.º 281 (Novembro/Dezembro de 2006)

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 13ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

GUYTON; nome do autor; HALL, nome do autor. Tratado de fisiologia Médica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A.

LEUCZ J. Ambiente de trabalho das salas de aula no ensino básico nas escolas de Curitiba. Dissertação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2001.

MELGOSA, Julián Melgosa: Como desenvolver um estilo de vida saudável. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.

MONTESSORI, Maria. Da infância à adolescência. Rio de Janeiro: ZTG, 2005.

SUÁREZ, Adolfo Semo, et al. Pedagogia Adventista. Confederação das uniões brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

PEREIRA VCG, Fornazari LP. Aspectos ergonômicos e antropométricos na escola. Cidade: Analecta. 2005.

RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Psicologia do desenvolvimento- Teorias do desenvolvimento. Conceitos fundamentais. Volume I Editora EPU, 1981 p. 51 a 54, 56 a 58

READ, Herbert. A Educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WHITE, Ellen G. Temperança. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005.

______. A ciência do Bom Viver. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

______. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

______. Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

VERÁS, Cassandra Carmo de Lima. A Dupla Dimensão do Trabalho em Mark e a Questão da Centralidade do Trabalho. Disponível em http:// www.ufpb.com.br. Acesso em 03 nov. 2006.