RESUMO

A criança necessita ser estimulada de uma maneira mais lúdica, para que sua aprendizagem aconteça de uma forma tranquila e prazerosa. O brincar em si, já faz parte da natureza da infantil, ela desenvolve esse saber através da socialização e interação com o mundo adulto. Contudo, esse artigo visa proporcionar aos leitores uma analise da importância do lúdico para a criança em seu desenvolvimento, tendo como o principal objetivo valorizar a diversão como uma forma de descobrir seus potenciais de desenvolvimento físico, psíquicológico, afetivo, cultural, emocional, cognitivo e social.

O universo lúdico passa a ter uma importante significado no processo ensino-aprendizagem das crianças, visto que através das brincadeiras a criança aprende mais e de forma agradável, onde o mundo da fantasia passa a fazer parte da vida dos pequenos, e se bem incentivada pelos docentes, então, esse brincar se tornará fonte de conhecimento e habilidades onde regras e valores são incentivados passando a inserir-se no cotidiano das crianças.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendendo. Desenvolvimento.

ABSTRACT

The child needs to be stimulated in a more playful way, so that their learning happen in a quiet and pleasant way. The play itself, since it is the nature of childhood, it develops this knowledge through socialization and interaction with the adult world. However, this article aims to provide readers an analysis of the importance of playfulness to the child in its development, having as main objective to value the fun as a way to discover their potential for physical, logical psychic, affective, cultural, emotional, cognitive and social.

The playful universe now has a significant meaning in the teaching and learning of children, since through play children learn more and in a pleasant way, where the fantasy world becomes part of the life of small and although encouraged by teachers, then this play will become a source of knowledge and skills where rules and values ​​are encouraged going to be part of the daily lives of children.

 

Keywords: Playful. Learning.Development.

 

1.Introdução:

            As brincadeiras lúdicas estãocada dia mais frequente nas escolas, o que antes era tido como mera brincadeira hoje é visto como uma maneira de expressar e expor sua capacidade de evoluir. A criança vem cada dia mais se destacando nasunidades escolares que estão focalizando seus projetosdidáticos mais voltados para o universo infantil.

            O brincar que apenas era tido como uma forma de lazer,tornou objeto de ensino e aprendizagem nas instituições do mundo inteiro. A partir das brincadeiras lúdicas é possível trabalhar dentro os eixos temáticosque regem a educação infantil. Na visão dos teóricos e pedagogos o ensino lúdico é um método prazeroso e dinâmico voltado exclusivamente á criança, porém maisse com enriquecido com a mediação de um educador.

Através da ludicidade as crianças aprendem conhecimentos como regras e valores, aprendem a trabalhar melhor com seus sentimentos, a resolverem pequenos atritos com seus semelhantes e ao mesmo tempo se divertem, praticam esportes e exercitam corpo e mente.Novos métodos surgem,mas trabalhar com o ensino lúdicoainda é a maneira mais prazerosa de se educar, o que se dever fazer é continuar com a ludicidade e em meio a ela introduzir novos conhecimentos e habilidades.

2.O lúdico como forma de desenvolvimento infância.

            As crianças aprendem muito mais fazendo que apenas vendo e ouvindo. Elas são observadoras e estão sempre atentas no que acontece no seu dia-dia, é de suma importância que seus familiares estejam sempre atentos á seus gestos palavras e atitudes. Que os pais procure proporcionar a seus filhos momentos de lazer e criatividade, que os deixem agir como crianças, pois é um momento prazeroso e único.

O brincar é uma realidade necessária para a criança. Quem ainda não interrompeu uma brincadeira de uma criança e ouviu um “mas agora eu estou brincando”, então acredite para elas é um momento muito especial e esperado procure não as interromper, segundo Oliveira(2000)

O brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

            Como ressaltou o autor o imaginário da criança é fantástico, vai muito maisalém do que se pode ver, para elas um bloco pedagógico pode se tornar um navio, um prato em fração de segundos vira um imenso disco voador. Ai que entra a sabedoria é a compreensão dos adultos ao aproveitar cada momento para ensinar, e ajuda-la a desenvolver-se.O brincar, as brincadeiras e os jogos de acordo com Leontiev(1998):

A criança quer, ela mesma, guiar o carro; ela quer remar o barco sozinha, mais não pode agir assim, e não pode, principalmente, por que ainda não dominou e não pode dominar as operações exigidas pelas condições objetivas reais, da ação dada.

O lúdico, o faz de conta, o imaginar faz parte do crescimento intelectual da criança, sendo assim, pode se tornar uma fuga da realidade em que se encontra,pode ou não estar ligado a problemas familiares e o professor deveestar preparado para assimilare buscar soluções junto à família, caso seja preciso, encaminhar a criança para um psicólogo.

O desenvolvimento dos pequenos se dá de forma gradual no qual cada um em seu próprio tempo, um mais rápido que outros, de acordo com sua personalidade, que justamente nessa fase, esta se formando. O trabalho do professor é acompanhar esse processo incentivando e o ajudando a construir novos conceitos e saberes.

2.1A importância da brincadeira para a criança na educação

 

Atualmente, a sociedade passou a considerar mais as brincadeiras das crianças como uma nova forma de aprendizado,há muitos estudiosos e autores que vem se destacando nessa área. Seus trabalhos e pesquisas tem ajudado a compreender e formar argumentosem relação ao mundo infantil.

A tradicional maneira de se educar é vista como arcaica, entretanto surgindo uma nova pedagogia, que tem a criança como um ser em transformação, mais que caminha com um conhecimento já adquirido e não mais é vista como um livro a ser preenchido. Jean Piaget, Lev Vygotsky, Wallon e muitos outros autores ressaltam a importância da brincadeira para o desenvolvimento social, cultural e psico motor da criança.

Não se pode falar em educação infantil e esquecer a ludicidade, as propostas curriculares, estão ligadas asbrincadeiras e brinquedos, pois fazem parte da criança e de acordo com o Referencial curricular para a educação infantil(RCNEI):

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.

Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.(RCNEI,1998)

Através das brincadeiras as crianças aprendem e adquire novos conhecimentos, ocorre seu desenvolvimento integral, as areasemocionais são influenciadas diretamente. Elas sorriem, choram, brigam, se abraçam,se movimentam, correm, descem, sobem, pulam com mais frequência. O trabalho pedagógico abrange todos as temáticas como a linguagem, a música, a arte, a matemática, a natureza e sociedade, movimento.

A linguagem é uma forma de se comunicar com o outro ser, porém não há necessariamente que se dê de forma concreta. Um balbucio, um sorriso, um choro ou apenas um olhar de curiosidade já expressa muito do que se querfalar. Para os pequenos essa linguagem possui um poder encantador, as vezes severo, as vezes assustador mas na maioria das vezes encantador que as ensina, que as une, que as transformam.

Ao mesmo tempo  que enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, a linguagem representa um potente veículo de socialização.

É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada língua carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais singulares. Ao aprender a língua materna, a criança toma contato com esses conteúdos e concepções, construindo um sentido de pertinência social.

Por meio da linguagem, o ser humano pode ter acesso a outras realidades sem passar, necessariamente, pela experiência concreta.

                                                                                         (RCNEI,1998)

            Para que a linguagem ocorra de forma serena deve considerar a cultura familiar em que a criança está inserida. A linguagem deve ser realizadas através das histórias contadas, lidas e brincadeiras que busquem a fala. Deixar que as crianças se expressem, dialogar em roda de conversa, na hora do banho e na brincadeira .Contar historias dando enfatizando as falas, mudando sua tonalidade assim aguçará sua curiosidade. Sempre incentivar durante as atividades lúdicas estipulando regras, porém tomando o cuidado para que essas atividades não se tornem monótonas, e as regras não sejam impostas. Afinal, as brincadeiras devem ser interessantes para que ocorra o aprendizado.

            A diversão também podem ser através de musicas, movimentos e arte. Toda criança ama dançar e cantar e nessa fase por volta dos três anos, correr e saltar em geral, os movimentos os atrai muito. As criançassão agitadas e cheias de energias que precisam ser descarregar, então o professor pode usar toda essa energia para desenvolver seu trabalho pedagógico. Brincadeiras visando o lado motor, equilíbrio, subir descer, lateralidade, pular e correr, são aceitas com entusiasmo. Antigamente, as crianças confeccionavam as famosas pernas de lata que nada mais era que duas latas com um furo ao centro e cordões que passavam por esse furo e vinham até as mãos de quem iria subir sobre ela. Era divertido, desenvolvia as habilidades de atenção e equilíbrio, porém antes era apenas brincadeira e hoje com essa nova visão de mundo pode se tornar um trabalho voltado para o desenvolvimento do lado motor da criança sem contar com o lado afetivo, de regras e novos valores. Os eixos regem a educação infantil nos ressalta(RCNEI,1998)

A grande independência que andar propicia na exploraçãodo espaço é acompanhada também por uma maiordisponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela quenão pára, mexe em tudo, explora, pesquisa.

Ao mesmo tempo que explora, aprendegradualmente a adequar seus gestos e movimentos àssuas intenções e às demandas da realidade.(RCNEI,1998)

Os movimentos, a dança e a musica, possuem um grande significado para as crianças. A musica atrai. Elas gostam de tudo e usar a musica de forma lúdica é pensar em cultura, é trabalhar para que ela ocorra dentro da instituição, é mostrar que existem varias formas de se comunicar e se expressar e a criança precisa desse contato.

O brincar não é apenas se divertir mas também aprender, desenvolver física e culturalmente bem como intelectualmente.

O educador deve organizar o espaço para que isso ocorra, bem como todos os materiais que as crianças irão utilizar respeitando a faixa etária de cada uma. Toda brincadeira tem um significado não é brincar por brincar, é brincar e aprender, é brincar para desenvolver, é brincar para se integrar.

Segundo BRESSAN(1998)

“a brincadeira constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade. Assim, a brincadeira é uma atividade humana e social, produzida a partir de seus elementos culturais; deixa de ser encarada como uma atividade inata da criança(como se pensou por muito tempo).

É necessário que nos centros de educação infantil e na pré- escola seja oferecida a possibilidade da brincadeira ou de jogos simbólicos que em alguns momentos são organizados e dirigidos e, em outros momentos, organizados pelo educador, porém de livre opção das crianças. A possibilidade de participar, desde a construção, dos mais diferentes materiais como fantasias, máscaras, fantoches, marionetes, entre outros, até a sua utilização em dramatizações, teatro ou outras representações de sua opção, constitui-se em um espaço de vivencia onde a criança trabalha com a imitação e a representação, desenvolve sua autonomia e a estrutura de regras de convívio social grupal, dentre outros.”

O papel do professor é crucial para que o ensino aprendizado aconteça dentro do espaço da instituição e que a criança possa leva-lo além dos muros da escola uma vez que a aprendizagem é considerada uma aquisição de conhecimentos onde o ser humano que irá absorver esse conhecimento e dai ocorrerá a sua transformação plena.

De acordo com o Referencial Nacional para a educação infantil o docente deve ser:

         O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas.(RCNEI,1998).

                Como mediador é um ser atuante e sempre deverá rever sua forma de trabalhar, refletir se seus métodos estão corretos ou se é preciso mudar, refazer. É preciso ser visionário, para que possa ensinar a criança a aprender a viver com o outro em harmonia.

            Durante a execução das brincadeiras supervisionadas a criança deve ter a noção que se deve dividir, partilhar com o grupo e o pedagogo poderá intervir quando não estiver ocorrendo corretamente, entretanto, antes deverá explicar claramente como a brincadeira irá funcionar, detalhando as regras.

            Todo o ambiente deve ter uma estrutura que comporte as brincadeiras que o professor preparou para o momento e intervir sempre que necessário. Logo, toda a instituição deve proporcionar a seus professores e alunos estruturas físicas para que o trabalho aconteça de forma satisfatória.

            Nem sempre existiram tantos brinquedos tecnológicos. Eles eram construídos pelas crianças em casa.  Brinquedos como pernas de latas, carrinho de rolimã, pernas de pau, telefone de lata, carrinhos com rodas de chinelos, bonecas de milho, bonecas de pano.

            As brincadeiras também eram muito divertidas e interativas, como as de roda, pega - pega, passa o anel, pera-uva, esconde - esconde, boliche de latas, corre cotia, bambolê, pular corda, queimado, pular elástico entre outras. Não se via crianças de frente a televisão e sim correndo e pulando, inventando e construindo, brincando juntas. Resolviam suas diferenças entre si. Havia mais luz em seus olhos quando brincavam, podiam fazer isso na rua em segurança.

            No entanto, isso não mais é possível. O perigo está em todo lugar. Os pais não sentem confortáveis para deixar que seus filhos brincarem na rua com seus amigos. Não há mais espaços em casa para que eles possam construir desenvolver sua criatividade. Pais e avós sentavam com seus filhos e netos perto da fogueira para cantar e contar historia. Infelizmente muito já se perdeu os pais de hoje estão um tanto preocupados com seus afazeres, seus trabalhos e não possuem tempo para sentar com seus filhos, construir ou contar histórias então justificam essa ausência com brinquedos eletrônicos e outros.

Cabe então à escola tentar resgatar o que já se perdeu,tarefa que incluída desde o inicio do ano letivo em seus currículos é possível trazer o passado de volta em forma de brinquedos e brincadeiras.se incluído no PPP da escola pode tornar-se uma alegre realidade ou se for feito um projetos resgatando as brincadeiras do passado e ensinar as crianças a construir e brincar com certeza elas aprenderão a cultura de seus avós e irão valorizar o que aprenderam.

É preciso deixar os eletrônicos de lado para garantir que a importância do passado na vida do ser humano e suas transformações que possibilitaram um futuro com mais qualidade e liberdade com segurança e responsabilidade Através desse regate as crianças irão aprender o quanto o passado influenciou as mudanças do presente, assim poderão transformar o futuro.

 

3.Considerações finais.

Com a análise até aqui executada pode se afirmar o quanto as brincadeiras lúdicas ajudam no desenvolvimento, psíquico, físico e social da criança, elas são necessárias e essenciais para que o aspecto cognitivo da criança possa ir além do desejado.

Analisando as brincadeiras é possível perceber que elas transformaram a nossa enfatizando o processo educativo e transformando a realidade na educação infantil.

O lúdico agora deixou de ser apenas passa tempo e tornou-se essencial proporcionando aos pequenos uma aprendizagem voltado para mundo onde a imaginação vai além do faz de conta e da criatividade.

Aprender para viver, ensinar para que o mundo possa se tornar um lugar melhor para as crianças, e brincar, pois a maior de todas as armas de uma sociedade é sua população feliz, autentica emocionalmente controlada e culturalmente desenvolvida.

 Que criança possa ser criança e que o brincar sempre possa estar inserido nos currículos de todas as entidades de educação infantil, pois o lúdico é o maior aliado no processo de ensino aprendizagem.

4.Referencias

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1,2 e 3.

BRESSAN, C.R. (Coord.) Educação Infantil. Florianópolis: Secretaria de estado da Educação/COGEN,1998.

OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed.  Vozes, Petrópolis, 2002.

VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo