SER CRÍTICO

Segundo o nosso querido e respeitadíssimo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, ele nos traz várias definições e conceitos sobre a palavra Crítica, dentre eles encontramos: "Discussão dos fatos históricos, / Apreciação minuciosa; julgamento. E segundo o mesmo, nos apresenta a palavra Crítico com a referência que terei base para seguir o presente artigo, que é:" Aquele que faz críticas; censor".

No mundo de tantas crenças, costumes, fanatismos e em meio a julgamentos e omissões, encontramos muitas coisas erradas e muitas coisas certas, ou melhor, dizendo, que acreditamos serem erradas e/ou acreditamos serem certas. Cabe a nós como seres pensantes que somos acreditar sem contestar, crer sem analisar, ou nenhuma das anteriores e assim sendo, sermos críticos. Elaborar a capacidade por nos adquirida de criticar, buscar explicações para o mundo a nossa volta, buscar razões e menos emoções em nossos atos, sermos mais racionais e menos emocionais. O que quero dizer com isso não é que devemos descartar por inteiro o nosso também poder de se comover, de aceitar, deixar de lado a nossa emoção e viver de razão. Pelo contrário, devemos trabalhar razão e emoção paralelamente. Como conseguiremos isso? A partir do momento em que conseguimos ver um ponto de criticismo em tudo que fizermos, vermos, escutarmos, falarmos e sentirmos.

A meu ver, um dos primeiros indícios de que todos nós temos essa capacidade de criticar é, a grande pergunta que surge já na nossa infância e que buscamos respostas imediatas, sendo ela a famosa: "por que os meninos são diferentes das meninas?" ou vice-versa, contestamos os nossos pais, professores e pessoas próximas de nós não é mesmo?, e até não termos a resposta ou não descobrirmos sozinhos, que é bem difícil a segunda possibilidade, não paramos, não damos trela. Por isso eu acredito que todos nós temos a capacidade de criticar, refletir sobre a nossa sociedade e particularmente nós como professores, trabalhando com a formação do intelecto de seres pensantes, temos a missão, pois eu considero como missão o fato de uma pessoa ser educador, de formarmos seres críticos, pois está em falta nos dias de hoje pessoas com acapacidade de criticar e não simplesmente aceitar. Faço um convite a todos, vamos ser mais críticos no nosso dia a dia e assim estaremos contribuindo para a formação de uma sociedade mais promissora.