O humano precisa traçar objetivos em sua vida, para que essa não se torne insípida. Ir ao encontro desses, mesmo que pareçam grandiosos, ou loucura para alguns, trata-se de um desafio. Como em todo desafio, o homem precisa saber qual o caminho que percorrerá, a fim de atingir os resultados desejados. Muitas vezes, precisará tomar atitudes que lhe deixará inseguro, mas são necessárias para atingir o seu ideal.

       Entretanto, muitas vezes as pessoas acabam por desistir de seus objetivos ou fracassam, por não quererem abandonar a zona de conforto em que se encontram, criando várias hipóteses que lhe apontam apenas o fracasso. Na realidade, são desculpas por não se sentirem capazes de ousar.

      Ousar requer que a pessoa desenvolva o seu comportamento exploratório, pensando sobre o que não costuma pensar, tentando fazer coisas que nunca tentou fazer, percorrendo caminhos que nunca pensou percorrê-los, não se colocando limites, acreditando na sua capacidade, no seu potencial, superando obstáculos, demonstrando para si o desejo de mudar, de crescer. Para tanto, é necessário estar disposto a deixar a vida de lamentações, de sofrimento, de falta de esperança, sem ousadia que está habituado a viver. Pode que esse tipo de vida não lhe cause nenhum prejuízo, mas também não lhe proporciona nada, a não ser a resignação que a deixa amarga e entediada, por não ter esperança.

       A pessoa para ousar precisa primeiramente acreditar no seu objetivo ou sonho, como queiram chamar, entender a razão pela qual quer desenvolvê-lo, pois assim terá entusiasmo e paixão para correr atrás, aceitando os desafios e transpondo os obstáculos que encontrar pelo caminho.

       Aquele que acredita no seu ideal e que realmente quer conquistá-lo é tomado por uma paixão, adquirindo uma força máxima, que ao mesmo tempo é frágil. Assim como é capaz de lhe fazer brilhar, por vezes, lhe ofusca. Revigora sua autoconfiança, ao mesmo tempo em que é capaz de embeber sua lucidez. Esses opostos são necessários para manter a pessoa em equilíbrio, a fim de que possa atingir seus objetivos de forma coerente, com temperança.

        Aquele que não teme ousar para conquistar seus objetivos é tomado por um entusiasmo e uma paixão intensa, que lhe sinaliza o quanto seu desejo poder ser verdadeiro. Por isso, não deve pensar em desistir, mesmo que as demais pessoas considerem uma aventura. O sonho de cada um deve ser entendido e vivido pela pessoa, independente da opinião dos outros.

       Ter o desejo de alcançar seus objetivos, acreditar neles, criar estratégias para atingi-los é fundamental para poder ousar. Assim, poderá abrir mão da vida de mesmice que está acostumado a viver, percebendo que quanto maior for a sua crença naquilo que deseja e em si, maior também será a chance de torná-la realidade.

        Para fazer a diferença, tanto na sua vida pessoal, profissional, nas suas relações, é necessário que você ouse. Não seja apenas mais um no meio de uma multidão, seja apenas você, mas sabendo que se acreditar e se buscar o que se propõe, poderá ser um ponto de referencia para muitos, que buscarão também ousar, a fim de conquistar uma vida melhor.

         “O homem é um deus quando sonha, mas um mendigo quando reflete”. O poeta Hölderlin foi muito feliz nessa colocação, pois instiga o humano a refletir sobre sua postura frente à vida, convidando-o a sair da condição de mendigo, mostrando-lhe que a base para qualquer mudança é a reflexão, é o pensar.