ANDREÃO, Daniela Fioresi; CASTRO, Carla Geovana F.S., MACHADO, Wescley Silva

Palavras-chave: Metodologia do trabalho científico; conhecimento; pesquisa científica.

Introdução

            Ao ingressar em uma instituição de ensino superior, o discente observa que muitas coisas irão modificar em sua vida, para que seu desenvolvimento acadêmico possa ser alcançado. Segundo Severino (2002) é preciso que o estudante se conscientize de que o trabalho na universidade dependerá fundamentalmente dele mesmo. Sendo assim, o discente deve assumir uma nova postura diante de sua vida acadêmica visando à construção do conhecimento de forma a lhe proporcionar uma leitura e escrita mais eficiente. Contando para isso com a Metodologia do Trabalho Científico (MTC), a qual lhe servirá de alicerce em seus primeiros passos na vida acadêmica, na procura do saber superior, desenvolvendo-lhe hábitos de estudos e técnicas de trabalho.

            A relevância desta abordagem se dá tendo em vista o pouco interesse que é dado, pela maioria dos acadêmicos, aos detalhes na elaboração de documentos metodologicamente adequados. Entretanto, é de fundamental importância o estudo de Metodologia no desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno de nível superior.

            Acreditamos que uma parte significativa de docentes, observando a pouca aceitabilidade por parte dos discentes à disciplina de MTC, ou ainda, por falta de hábitos na aplicação das normas técnicas, não cobram sua aplicabilidade durante todo o período acadêmico, sendo somente imposta nos trabalhos de conclusão de curso e monografias, em que os discentes são obrigados a empregar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresentadas nos guias de normas acadêmicos.

Por meio do emprego de diretrizes metodológicas, o período acadêmico torna-se mais produtivo, em conseqüência da ampliação do horizonte limitado apresentado pelos cursos de graduação. Desse modo, vale ressaltar o emprego de MTC nos cursos de graduação proporcionará uma melhor inserção e conseqüente construção do conhecimento científico por parte dos discentes...