FNC – FALCULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Cristiane Oliveira Ribeiro dos Santos

A IMPORTÂNCIA DE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

Este artigo descreve a importância da inovação organizacional em uma empresa de Ramo de FastFood, na qual utilizou como metodologia a pesquisa, procurando relacionar mudanças e inovação com vantagem competitiva dentro de um novo Sistema de Informação e Software. O objetivo da Inovação Organizacional é melhorar o desempenho de empresas através de recursos que visam resultados estratégicos e satisfação de seus clientes. Para que haja vantagem competitiva pode ser alcançada através de duas maneiras: por custo e por diferenciação, dessa forma a inovação é um importante meio para alcance da vantagem competitiva, primeiro porque ela pode contribuir através de novas formas de gestão, visando à redução de custos e segundo porque ela pode atuar diretamente na diferenciação dos produtos ou serviços que a organização oferece.

A Inovação e os Objetivos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Segundo James (2011, pág. 12), “que é muito importante entender que o sistema de informação que usam o recurso de uso de software na forma de instruções e de procedimentos de processamentos da informação para que possa captar, processar e disseminar corretamente a informação e seus usuários’’. 

É um grupo de elementos que geram crescimento do mercado, facilitando os sistemas operacionais através de sua administração, tendo assim um controle dos recursos tangíveis e intangíveis na pesquisa de desenvolvimento (P&D), métodos e processos, custos, qualidade e dedicação dos colaboradores fazendo com que a organização possua um melhor posicionamento no mercado. As empresas abaixam os custos de seus produtos, mas sempre mantendo a qualidade e diferenciação agregando valor em um nível elevado com foco em seu publico alvo  saciando os anseios, desejos, aspirações e motivações do consumidor.

Tipos de Inovação

Segundo Chiavenato (2012, pag. 206), “Quando um volume grande de máquinas e equipamentos (hardware) é empregado nas operações, costuma se dar o nome de produção de capital intensivo, já o software utiliza pouco equipamento e muita mão de obra. Inovar é arriscado muito mais perigoso é deixar de inovar”.

Com a inovação é possível aumentar a competitividade estratégica, desempenho financeiro e minimizar os riscos de fracasso nas organizações, ela (inovação) pode ser dividida em quatro tipos sendo eles: Inovações de Marketing (operação Tecnológicas), Inovação de Produtos e Serviços, Inovação Organizacionais e Inovações de Processos, lembrando que as inovações de Marketing por meio tecnológicos, são feitas por software e assim proporcionando um novo método de manuseio para a organização.

 

Vantagens competitivas

Segundo Chiavenato (1999, p.30), “Na era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência.”

Fica claro que as organizações não podem continuar com os modelos antigos, pois dessa forma não atingira as correntes e ficara para trás no mercado, sendo assim, a mudança tecnológica é algo muito importante nas empresas, pois se originam pelo desenvolvimento dos hardwares e softwares, os quais são utilizadas para atingir os objetivos de melhorias nos sistemas operacionais  e com a invenção de um produto ou serviço, que requer um novo tipo de negócio como dos computadores,  telefones celulares,  internet; e atingir uma nova faixa de consumidores e desenvolvimento de novos benefícios, são conceitos para desempenhar e aprimorar as antigas funções.  

Considerações Finais 

Contudo podemos entender que com a utilização de software as empresas ganham agilidade, diminuição nos custos, qualidade nos processos operacionais, rapidez e eficácia no retorno de comunicação com clientes e fornecedores, desta forma a empresa poderá se destacar na criação de novos produtos com ótimas funcionalidades e trazê-los rapidamente ao mercado.

Segundo Dornelas (2012. Capitulo 5) “Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que sem planejamento, na mesma igualdade de condições”.

 

Referências Bibliográficas

 

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio/ Idalberto Chiavenato. – 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 1a. ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. LOBATO, David Menezes. Administração Estratégica. 1a. ed. Rio de Janeiro: Papeis e Cópias      de Botafogo, 1997.

JAMES, Brien. Sistema de Informação e as Decisões Gerenciais na era da Internet / James A. O ‘ Brien; tradutores: Célio Knipel Moreira, Cid Knipel Moreira; revisor técnico Luiz Eduardo de Abreu da Cunha; Colaboração especial Jakow Grajew. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios/José Carlos Assis Dornelas 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012.