O mercado nos apresenta um novo modelo de cenário, o qual atua em alta competitividade, as atuais empresas buscam vantagens mais competitivas. Diante desse novo cenário o mercado exige um relacionamento diferenciado com o cliente, intruduzindo o CRM ( Customer Relationship Management) essa é uma das estratégias organizacionais bastante utilizadas pelas empresas. Essa estratégia vem para solucionar diversos tipos de problemas nas empresas, pois o CRM coloca o cliente como prioridade nos negócios.

            O tema se torna relevante por ser um assunto que está sempre sendp alvo de estudo. A Gestão do Relacionamento com o Cliente, forma como é traduzida o termo CRM, é uma das mais antigas estratégias utilizadas. Antigamente os comerciantes já tratava de forma diferenciada seus clientes, conhecendo bem cada um dele, as anotações eram feitas em caderninhos onde obtinham dados importantes de cada um, como: endereço, a frenquencia em que iam no comercio, data de nascimento e até os produtos de sua preferência, isso fazia com que o comerciante não deixasse faltar no comercio os produtos que os clientes tinham preferências, uma forma de fideliza-los.

            As empresas tem um desafio de conquistar, mas também manté-lo ativos ,assim, fidelizando. Esses são os responsáveis pelo resultados operacionais da empresa. Essa tarefa se torna bem mais difícil se olharmos o tamanho da competitividade do mercado, onde nos proporciona diversas marcas, produtos, melhor atendimento e preços.

            O que precisamos é organizações com competitividade alta e compromisso a se manter a frente da concorrência, esses são os pontos que mais preocupa as empresas, pois o que falta é um tecnologia inovada que proporciona um aumento na produção.

            O fato de manter o cliente é uma ótima opção para a empresa, fará com que o cliente se fidelize com a empresa trazendo mais economia, pois uma venda para um cliente fidelizado é mais barata  do que uma venda para um cliente não fiel. Isso se dá pelo fato da conquista de um novo cliente, que acontecerá em um longo prazo de tempo em algumas vezes nem obtendos os resultados almejados, quanto o antigo cliente já conhece os seus produtos as suas marcas e seu atendimento, depositando confiança na empresa.    

            Diante o exposto, está pesquisa busca um estudo para melhor entender a importância do CRM dentro de uma empresa, as características e ferramentas que as rodeia. O intuito é esclarecer os seguintes questionamentos:

  • Como planejar a estratégia do CRM?
  • Como implementar a estratégia do CRM?
  • Quais os principais passos ou etapas?
  • Como avaliar ou monitorar os resultados de sua implantação?