Com o passar dos anos é inevitável que o nosso corpo acumule cada vez mais toxinas e gorduras. De repente seu número de calça jeans salta do 36 para o 42 num piscar de olhos. Para isso, é imprescindível o uso de drenagem linfática para o combate à celulite, flacidez e estrias.

A prática da drenagem linfática pode ser tanto manual ou com ajuda de aparelhos. O processo consiste em trabalhar o sistema linfático através da massagem – movimentando com maior rapidez a linfa até os gânglios linfáticos. Surgida há 80 anos, na Dinamarca, o tratamento é muito procurado até os dias atuais. Um dos motivos é o preço acessível, que geralmente não ultrapassa R$ 50 por sessão. O interessante é fazer um pacote com pelo menos 10 sessões para que tenha uma maior eficácia.

Ao contrário da massagem modeladora que requer uma maior pressão nas regiões afetadas, a drenagem linfática é caracterizada por movimentos circulares e deslizantes nos locais onde há acúmulo e nódulos de gordura. Então não confunda, se uma esteticista coloca uma maior pressão em seu corpo é porque ela não está fazendo uma drenagem. E isso pode gerar consequências graves: rompimento dos vasos e capilares venosos.

Bons cremes são parceiros indispensáveis em uma drenagem linfática, eles ajudam a deslizar melhor as mãos da especialista e consequentemente garantir que os movimentos sejam circulares e suaves. Se você estiver sem tempo de ir à uma clínica de estética, pode optar por passar cremes em casa mesmo. Na hora de escolher o produto, os que contêm centella asiática costumam ser satisfatórios na redução do famoso efeito casca de laranja. Claro que um melhor desempenho do creme sempre está associado à sessões de drenagem. Portanto, vale a pena se esforçar para unir as duas práticas e modelar o corpo para exibi-lo por aí sem traumas.  Mas lembre-se de sempre procurar uma clínica de estética especializada em drenagem linfática!