Uma empresa é construída por seres humanos, todos com seus devidos defeitos e qualidades. A maneira como essas pessoas se relacionam - entre si e com o trabalho - acaba se tornando a “alma” da organização empresarial à qual elas pertencem. Por isso, realizar uma avaliação comportamental com os funcionários da empresa se torna essencial.
A avaliação comportamental dos funcionários deve ser realizada por profissionais habilitados e responsáveis pelo setor de RH e Gestão de Pessoas. É através dela que são observadas características como: planejamento, tomada de decisão, responsabilidade, iniciativa, criatividade, administração de conflitos, organização, competências interpessoais, trabalho em equipe, etc.
Os dados coletados serão utilizados para estabelecer uma formação de opinião baseado em evidências e mais, essas informações possibilitarão um planejamento maior referente às diversas questões da empresa. Identificar as facilidades, bem como as deficiências de cada colaborador é um passo importante para avaliar o desempenho individual de cada um deles. Com base nessas avaliações será possível tomar atitudes, intervir e corrigir vícios que estão prejudicando a produtividade e o bem estar dentro do ambiente de trabalho. Por isso, é importante que aja este diálogo entre os funcionários de uma empresa e o gestor de pessoas.
Com todos esses dados em mãos, o setor de RH e Gestão de Pessoas poderá avaliar as diversas competências da equipe e estabelecer um parâmetro entre o comportamento ideal e o real de todos os envolvidos. Questões gerenciais, funcionais e organizacionais devem ser mensuradas, tendo sempre como referência a missão, os valores e os objetivos da empresa. E só assim, será possível mapear toda a estrutura organizacional que está sendo utilizada.
Uma boa avaliação comportamental busca identificar as fraquezas e as limitações do sistema adotado pela empresa e gerar uma motivação na equipe. É possível conhecer a fundo os resultados alcançados, planejar novas metas e estabelecer um equilíbrio entre as conquistas e as necessidades de mudança. Sempre visando uma maior eficácia da empresa e de seus colaboradores.