A IMPORTÂNCIA DE AULAS LÚDICAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

             Antonio Adelblane dos Santos¹

             Orientadoras: Prof: Cláudia Maria da Silva Santos2

Prof: Rhode Coimbra Moreira3

 

 

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância e o uso das atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, bem como mostrar suas contribuições e reforçar sua importância para a aprendizagem nas séries iniciais, este trabalho leva-nos ainda, a perceber como é importante fazer uma relação das atividades lúdicas com os conteúdos didáticos pedagógicos afim de aprimorar e facilitar o ensino infantil. O trabalho busca conscientizar o professor sobre a relevância das aulas lúdicas para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança. Procura demonstrar que o uso do lúdico na prática pedagógica tem como principal objetivo proporcionar ao educando uma aprendizagem significativa, uma vez que, o ensino lúdico propiciará ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, ou seja, o lúdico busca fazer uma unificação do conhecimento científico às brincadeiras e jogos. O artigo destaca o ensino lúdico como uma ferramenta insubstituível quando se trata de uma técnica de ensino inovadora já que, o próprio aluno estará aprendendo o conteúdo explanado de forma eficiente e dinâmica, neste contexto, a prática pedagógica lúdica, visa lapidar a execução da prática docente no ensino infantil.

Palavras chaves: Lúdico, jogos, brincadeiras, desenvolvimento, aprendizagem.

 ABSTRACT: This article aims to reflect on the importance and use of recreational activities for the teaching-learning in early childhood education, as well as showing their contributions and reinforce their importance for learning in the early grades, this work takes us also realize how important it is to make a list of fun activities with pedagogical educational content in order to enhance and facilitate children's learning. The work seeks to educate teachers about the importance of playful lessons for cognitive and student's own learning will be explained the content in an efficient and dynamic fashion, in this context, the playful pedagogical practice, aims to hone the performance of the practice in kindergarten.physical development of the child. Seeks to demonstrate that the use of the ludic in pedagogical practice aims to provide student meaningful learning, since the school will provide the student with new learning possibilities, ie, the playful search to a unification of scientific knowledge to play and games. The article highlights the playful teaching as an irreplaceable tool when it comes to an innovative technique of teaching as the student´s own learning will be explained the content in an efficient and dynamic fashion, in this context, the playful pedagogical practice, aims to home performace of the practice in kindergarten.

Keywords: Playful, games, jokes, development, learning.

  INTRODUÇÃO

O homem desde o seu nascimento e durante toda a sua vida, sempre esteve em busca de descobrir e aprender coisas novas, é natural que ao descobrir e aprender tais coisas ele queira compartilhar sua descoberta. Para que esse processo de descoberta seja eficaz, faz-se necessário aprender com alegria, ou seja, é importante buscar métodos que venha contribuir nesse requisito.

Este artigo busca demonstrar a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança, demonstra que o lúdico é uma ferramenta de ensino insubstituível e que deve ser usada para ampliar e construir positivamente o conhecimento humano, auxiliando-o na progressão e construção de uma aprendizagem significativa.

As atividades lúdicas, irá despertar na criança muitas habilidades importantes como a percepção, memorização, imaginação, atenção, sua coordenação motora etc. Além de contribuir de forma positiva nestes aspectos, o lúdico ainda ajuda a criança a amadurecer cognitivamente, dessa maneira, a criança fará uma assimilação dos saberes que se ensina na escola, com sua vida familiar e na vida social.

O lúdico no ensino infantil, é sem dúvidas uma estratégia de ensino que vem ganhando cada vez mais destaque devido ao seu sucesso no que concerne ao estímulo do desenvolvimento cognitivo da criança. Observa-se que o lúdico é uma ferramenta importantíssima na educação infantil, ele além de ser um ótimo recurso didático é dinâmico e envolvente, e assim, garante resultados importantes na educação, é necessário salientar que o lúdico exige do educador um planejamento, o professor deve introduzir os objetivos educativos na atividade lúdica que se deseja implementar.

       BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O uso de músicas, brincadeiras, jogos, e danças nas salas de aulas elas tem como principal objetivo despertar o prazer das crianças em aprender com maior facilidade os conteúdos necessários ao seu desenvolvimento, de modo que, venha proporcionar um melhor desempenho no período pré-operatório em que a criança se encontra. Para Piaget ele acreditava que a criança no período pré-operatório iria começar a desenvolver sua linguagem, e consequentemente irá proporcionar modificações em seus aspectos intelectuais.

A música vem sendo um importante aliado dos professores para ensinar de forma divertida os conteúdos cabíveis à aprendizagem dos seus alunos, a música além de ser um importante traço cultural pode proporcionar aos educandos uma melhor reflexão dos assuntos abordados, produzindo assim uma aprendizagem significativa, onde os alunos irão assimilar e acomodar o que se ensina.

O ensino de música auxilia aos alunos conhecer e interagir com diversos estilos musicais, o que lhes possibilitam interagir com a diversidade da cultura nacional. Entretanto, como cada cultura possui suas concepções musicais, o seu estilo, suas abordagens e suas concepções musicais se tornam únicos. (LIMA, 2013)

O  PCN de arte (1997,pg.77) mostra que a música é uma boa alternativa para não só transmitir um determinado conteúdo mais ensina aos alunos interagirem entre si, de modo que os mesmos conheçam os mais variados estilos musicais e assim contribuir no desenvolvimento intelectual dos educandos, ensinando-os a respeitar as diverssas concepções musicais.

Os Parâmetros Currículares Nacionais incentivam não apenas o ensino de música em si, mais orienta que a música seja um instrumento a ser ensinado nas escolas, ela é ainda importante quando usada no processo de socialização, a música também auxilia na formação de cidadãos participativos, quando usada de forma correta contribui para uma aprendizagem significativa.

As brincadeiras é outra atividade lúdica que contribui muito para o desenvolvimento intelectual do aluno, ajuda-o na sua saúde fisica e emocional, neste caso o brincar deve ser considerado como algo sério, porque na brincadeira a criança aprende a compartilhar, dividir, e socializar-se, e desenvolve seu corpo e mente.

As brincadeiras infantis assumem um ponto de destaque porque irão cooperar para o desenvolvimento cerebral da criança e como consequencia disso facilitar o aprendizado da mesma, seria importante que todos os professores assumissem um compromisso de colocar em seu planejamento, aulas lúdicas afim de descontrair a turma e ensiná-los ao mesmo tempo. Segundo CORTEZ ( 1996) o lúdico é essencial na vivência e crescimento saudável e harmônico das crianças. E é importante para a sua formação crítica e criativa.

O ensino lúdico busca envolver a criança para que ela preste mais atenção ao que professor está ensinando, o lúdico busca ainda enriquecer, transformar, e facilitar a maneira de como o professor deve ensinar seus alunos de maneira mais dinâmica, eficiente, onde o educando através dos sentidos aprendam mais rápido e de maneira mais prazerosa.

Quanto maior a riqueza de estímulos que a criança recebe melhor será o seu desenvolvimento intelectual. Neste sentido as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação ativa ( vendo, ouvindo e tocando ) favorecem o desenvolvimento dos sentidos da criança [...] ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção. ( CHIARELLI; BARRETO, 2013 )

Neste caso, o professor deverá usar sua criatividade e ultilizar vários métodos afim de tornar sua aula mais envolvente, dessa maneira o aluno estará mais atento aos conteúdos que estão sendo passados pelo professor, uma técnica muito eficaz é o uso de brincadeiras, jogos, músicas e paródias que envolvam o assunto abordado, dessa forma o educando estará mais atento pois está continuamente se deparando com o novo, com o auxílio de tais métodos há uma melhor assimiliação e acomodação por parte dos alunos, e desse modo, o próprio aluno passará os conhecimentos adquiridos a posteridade.

O ato de brincar é prórpio da criança e faz parte de sua identidade, é através de jogos e brincadeiras que a criança inicia a construção da sua moral, aprendendo a compartilhar, a desenvolver sua inteligência, sua motricidade, enfim, o jogo deve ser encarado pelos professores como algo sério e uma importante ferramenta de educar.

O lúdico atribuído a educação é uma peça fundamental para obter-se objetivos precisos no processo de ensino-aprendizangem, o ato de ensinar brincando ou elaborar uma aula que desperte à atenção dos alunos é um desafio, mas de muita relevância para que o educando aprenda com maior facilidade, assimililando-os e acomodando-os.

O lúdico pode contribuir para o crescimento da criança em todos os sentidos necessários ao seu desenvolvimento, ouvindo música, dançando, cantando e jogando, a criança tem uma melhor visão do mundo que está inserido, o lúdico ainda os leva a serem  indivíduos criativos e participativos.

 O ato de brincar é importante e compreende emoções necessárias ao desenvolvimento cognitivo da criança, um ótimo exemplo disso é a felicidade da criança quando é proposto pelo professor uma brincadeira na classe, estes estímulos são de muita relevância, uma vez que, a brincadeira pode ser manipulada pelo professor afim de subordiná-la a uma didática educativa, dessa maneira a criança se diverte e aprende ao mesmo tempo.

Conforme KISHIMOTO (1993), a forma de se trabalhar o lúdico varia de cultura o modo como vivem e os objetivos que a mesma deseja alcançar. As brincadeiras não são apenas uma forma de diversão, mas uma herança cultural deixada para a posteridade, a finalidade do jogo é desenvolver o raciocínio do aluno, jogos como o xadrez, bastante usado em escolas, tem por objetivo auxiliar e despertar o desejo dos alunos a aprenderem matemática e disciplinas relacionadas a linha de tática e lógica.

O brinquedo surgiu nas organizações filantrópicas e religiosas como peças de adorno da instituição. Complementando o sistema de higienização de estabelecimentos infantis, alguns brinquedos apareciam em cima de armários, como peças decorativas. Não se cogitava sua importância para a educação, a função educativa do jogo não fazia parte do ideário da maioria dos mantenedores de instituições infantis, exceto jardins de infância. ( KISHIMOTO, 1993)

Os brinquedos na pedagogia tradicional ainda não eram usados para meios educativos, pois sua forma de ensino baseava-se em uma educação livresca, nesse período histórico, KISHIMOTO, menciona que os brinquedos serviam apenas para enfeitar ou adornar ambientes, nesse contexto, os educadores da época desconheciam o poder do jogo da arte de brincar para educar seus alunos.

O ato de relacionar os assuntos do livro didático com a prática lúdica facilita o aprendizado dos alunos, esse processo de inter-relação lúdico-didático proporciona ao professor uma forma de trabalhar mais eficaz e descontraída, isso não implica dizer que haverá uma redução de aprendizagem, pelo contrário, o educador que trabalha o lúdico está abrindo os horizontes para que os educandos construam uma aprendizagem significativa. CHATEAU (1908) afirma que a ausência do jogo e das brincadeiras na escola, o ensino torna-se sem sabor, tornando-se apenas alimento insípido e indigestível.

O professor deve buscar uma maneira inteligente de seduzir o RAD de seus alunos afim de que, as informações que almeja transmitir, de fato venha obter sucesso. Para isso deve-se pensar na identidade da criança, analisar os meios cabíveis de se fazer a mediação, entre os conhecimentos e o cumprimento dos objetivos propostos pelo currículo.

É natural da criança o brincar, sendo questionado por muitos professores de educação infantil que métodos são mais eficientes para se obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.  A resposta a essa indagação é tão óbvia quanto somar dois mais dois, se de fato o professor deseja obter sucesso na educação infantil, ele deve dispor-se do lúdico como ferramenta para alcançar tais objetivos, levando em consideração que as atividades lúdicas é a arte de se ensinar brincando.

A aprendizagem, quando é significativa para o aprendiz possui um grande valor e encerra uma enorme possibilidade de ser duradoura. Acredita-se que ao trabalhar as artes plásticas, tendo como fio condutor as atividades lúdicas na intervenção pedagógica, o trabalho escolar se serve de sentido e significado pois a arte e o jogo estão centrados na mesma busca do novo, do simbolizar do imaginar e do criar. (SANTOS, 2006)

Como foi mencionado é de grande relevância que o professor de educação infantil tenha em  sempre mente  criar um ponto de equilíbrio para facilitar o aprendizado de seus alunos, um educador criativo, faz-se necessário nos dias atuais, pois o ato de ensinar encontra-se muito complexo em meio a tantas inovações do século XXI, as crianças já nascem em meio a essas tecnologias que distribuem informações em uma velocidade incrível, desse modo cabe ao educador está sempre atualizado e buscar novas metodologias de ensino que desperte o interesse do alunado, pois é fundamental que o professor seja um facilitador para que seu aluno obtenha uma aprendizagem significativa.

Todo ser humano, ao longo de sua vida está sempre aprendendo algo, descobrindo novas coisas, fazendo inovações etc, ou seja, o homem já nasce com a curiosidade e com a capacidade de aprender, o indivíduo está sempre criando objetos e técnicas que facilitem a sua vida. É essa capacidade de aprendizagem que o professor deve buscar explorar em seus alunos, é claro que se partimos para o método tradicional de ensino na educação infantil, os alunos perderão o interesse de aprender, para facilitar o interesse das crianças em aprender algo, é importante que o professor adote uma metodologia que una a capacidade de aprender e brincar ao mesmo tempo, dessa maneira proporcionará uma aprendizagem eficaz.

Essa capacidade de busca, de interagir, é de grande importância para a formação de um adulto mais habilitado a sobreviver em uma sociedade capitalista, onde a concorrência é incentivada, onde só prevalecem os mais fortes. A criança ao brincar com brinquedos educativos não está apenas se divertindo, se satisfazendo, mas está estimulando sua capacidade de percepção, motricidade, cooperação, cognição etc.

Ao destacar o lúdico como uma maneira de envolver o aluno nas atividades didáticas estamos intermediando um contato mais direto das crianças com os conteúdos que se pretende ensinar, ou seja, ao trabalhar o lúdico não estamos apenas conduzindo o aluno ao conhecimento, a descoberta do novo, mas ensinando-os a adotarem o trabalho em equipe, a compartilhar obrigações e tarefas, como preparando-os para compreender o mundo que o cerca.

Ao se trabalhar nas escolas o lúdico, é necessário tomar muito cuidado com que objetivo se está aplicando um determinado jogo ou brincadeira, o docente deve ter sempre em mente o educar, ao utilizar o lúdico como ferramenta para facilitar essa interação, aprender e brincar, o professor está não só desenvolvendo a cognição de seus alunos, como o está preparando e tornando-o uma criança participativa, curiosa, apta a está sempre em busca do saber, de conhecimento.

A técnica de se usar o lúdico para ensinar não limita-se apenas à quatro paredes de uma sala de aula ou aos muros da instituição de ensino, o lúdico também pode ser aplicado fora da escola, um bom exemplo que pode descrever tal pratica, é o professor levar seus alunos a um determinado local explicando as características do ambiente que se pretende analisar bem como, mencionar suas transformações ao longo do tempo, deixando claro ao educando que fatores levaram a tais mudanças, essa técnica é muito usada por professores que dispõe-se da interdisciplinaridade para ensinar seus alunos algo novo.

Conforme o PCN de História (1997, pg.89), trabalhar o lúdico fora da escola pode ser muito gratificante para o professor como para os alunos, nesse caso, deve-se fazer uma análise de como o lúdico, pode ser uma ótima forma de despertar o interesse dos alunos em obterem novos conhecimentos, ou seja, na aula teórica, o educando tem apenas uma base de como ocorre um determinado fato, e na aula pratica, o aluno terá uma visão mais ampla dos fatos que a teoria explica, por esse motivo uma visita a um museu, uma excussão, pode contribuir e muito para um melhor desempenho dos alunos em compreender a teoria.

O que está sendo refletido é como é importante buscar novas formas de se passar conhecimento para os alunos, sejam eles do ensino fundamental ou médio, o professor deve está sempre buscando novas metodologias de ensino afim de tornar seus alunos curiosos, participativos, atentos ao conteúdo etc. O uso de atividades lúdicas vem sendo apontado como uma ótima saída para se resolver problemas muito comum em sala de aula, como: falta de atenção, desinteresse, repetência, e até mesmo a evasão escolar, que é o problema mais sério a ser tratado.

O educador que usa os lúdicos como meios de transmissão de conhecimento, ele obtêm maior sucesso na sua pratica docente, os alunos passam a gostar das aulas desse professor, uma vez que, o mesmo dispõe-se de um diferencial, o lúdico, que o torna um profissional de sucesso, educar é uma arte, e cabe ao professor usar a mesma com intuito de seduzir seus alunos a prestarem atenção na aula do começo ao fim.

O lúdico cada vez mais está obtendo força, e alcançando novos professores que estão deixando as técnicas tradicionais de ensino e aderindo as novas metodologias de ensino do mundo contemporâneo, o uso de jogos, músicas, e brincadeiras para atribuir significação aos conteúdos ministrados nas salas de aula, conforme NEVES (2009), o lúdico é uma maneira muito mais propícia de obter melhores resultados, mas nem sempre as atividades lúdicas podem abranger todo o processo educativo. Neste caso cabe ao professor buscar uma metodologia de ensino que seja tão eficiente quanto o lúdico, para que, dessa forma, os alunos permaneçam atentos na hora da explicação do conteúdo.

Para que os discentes construam e concretizem uma aprendizagem significativa, a saber, aquela que possui significado para o aluno, é necessário escolher a maneira correta de mediar as informações que se pretende transmitir, para que o educando venha aprimorar as competências cabíveis ao seu desenvolvimento, é necessário o professor, introduzir ou construir uma ponte que permita o aluno passar de forma segura até chegar ao conhecimento concreto, para isso, o aluno deve ser incentivado, cabe ao docente utilizar a maneira mais eficaz para que o aluno possa encontrar o caminho mais fácil e gratificante a seguir, ou seja, o lúdico seria uma excelente ferramenta que permite essa mediação.

As tecnologias também é uma ferramenta lúdica muito interessante de se trabalhar em sala de aula, atualmente já existem vários aplicativos que foram desenvolvidos para serem usados como meio educativo, além disso, jogos educativos estão sendo desenvolvidos a cada dia para mediar o a processo de aprendizagem, o professor por sua vez, deve está sempre atualizado para fazer uso desses aplicativos para auxiliar na ampliação dos conhecimentos de seus alunos.

Toda criança gosta de brincar, jogar e divertir-se, e é nesse aspecto que o docente deve trabalhar o lúdico, é de suma importância que, ao elaborar um jogo ou uma brincadeira, o professor tenha o cuidado de traçar os objetivos educativos que se pretende atingir ao se executar a brincadeira ou o jogo, pois é nestes, que ele, de maneira encoberta passará o conteúdo presente em seu planejamento, ainda segundo SALOMÃO e MARTINI (2007), elas afirmam que a ludicidade é uma necessidade do ser humano e em qualquer idade é necessário o divertimento, então é neste pondo de partida que fica óbvio que o professor tem a autonomia de trabalhar o lúdico em qualquer nível da educação, seja ela, fundamental, médio ou superior.

Na atividade lúdica, a brincadeira é uma estratégia que deve ser considerado algo relevante ao desenvolvimento intelectual da criança, pois o lúdico além de trabalhar com brincadeiras, é uma técnica de ensino muito séria, ou seja, neste caso o brincar é a porta de acesso para aluno chegar ao conhecimento. O jogo além de ser uma modalidade que pode ser associada a educação, propõe ao aluno algo desafiador, o desafio inserido nas brincadeiras e nos jogos pelo professor, irá ajudar o educando a desenvolver suas habilidades de raciocínio, cognição, motricidade, além de está adaptando-o a evolução do mundo contemporâneo.

Conduzir a criança à busca, ao um domínio de um conhecimento mais abstrato misturando habilmente uma parcela de trabalho (esforço) com uma boa dose de brincadeira transformaria o trabalho, o aprendizado, num jogo bem-sucedido, no momento em que a criança pode mergulhar plenamente sem se dar conta disso. (ALMEIDA, 2003 )

Quando bem elaborado, o planejamento de aula com a inserção do lúdico na pratica educativa, os resultados são evidentemente notáveis, as crianças ao se depararem com as brincadeiras ela procurará está mais atenta as finalidades do jogo, com isso, a criança aprende o significado que há por trás da brincadeira, atribuindo-lhe um sentido e fazendo referência ao conteúdo estudado.

O objetivo maior da pratica lúdica usada pelo educador, é levar as crianças a aprender, para isso, o docente estuda minuciosamente cada brincadeira, cada jogo, procura com todo cuidado uma música que faça a abordagem do assunto que será ministrado, a música, jogos e brincadeiras podem se tornar ótimas ferramentas lúdicas para facilitar o aprendizado, então, se o professor tem toda essa preocupação e planeja de forma coerente a maneira como vai proceder em sala de aula, é sem sombra de dúvidas que os alunos atribuirão um significado a cada brincadeira desenvolvida, estes por sua vez aprenderão de maneira descontraída e eficaz.

Para isso a educação lúdica propõe e promove ao mesmo tempo um olhar reflexivo, pois abordará não só conteúdos didáticos pedagógicos, mas tratará assuntos sociais relevantes para se formar adultos éticos e solidários, ao se trabalhar o lúdico surgirá temáticas importantes como: cidadania e honestidade. É nestas temáticas que o educador deve orientar seus alunos a maneira correta de agir, ensinar aos mesmos o que é certo e errado, orientá-los da melhor forma possível afim de torná-los excelentes cidadãos quando adultos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer deste artigo foi mencionado a importância do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem levando-nos a uma análise das várias formas e maneiras de se trabalhar o lúdico no processo educativo, foi proposto a interação entre conteúdo, jogos e brincadeiras.

É relevante ainda destacar que a atividade lúdica só obterá sucesso se houver um planejamento minucioso dos objetivos da brincadeira ligado ao conteúdo do livro de didático, é necessário deixar claro que o lúdico quando vinculado à educação, facilita o aprendizado dos alunos. Deve-se ter em mente que o lúdico desenvolverá nos mesmos várias habilidades e competências, como a capacidade de resolver problemas, qual é o caminho mais seguro a se seguir para se ter sucesso e assim sucessivamente.

O lúdico favorece e estimula o processo de aprendizado nas diferentes áreas do saber, o mesmo integra dinamicamente brincadeira-conteúdo, possibilitando descobertas tanto do meio físico como social, valoriza nos alunos a iniciativa de pesquisa e construção do conhecimento facilitando o crescimento intelectual dos alunos.

Os jogos e brincadeiras desenvolvidas na escola ou fora dela, desperta a criatividade e criticidade do alunado, levando-os ainda a despertarem comportamentos importantes na vivência social como: cooperação, solidariedade, respeito, compromisso etc.

A prática educativa juntamente com atividade lúdica proporciona o aluno a ver, tocar, interagir, investigar, experimentar, e formular um conhecimento concreto e científico. Aqui o professor deixa de ser o detentor só conhecimento e passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem, ou seja, a educação lúdica prioriza uma característica construtivista onde o aluno é construtor de seu próprio conhecimento.

Sendo assim pode-se afirmar que jogos, músicas, brincadeiras, jogos de computadores são excelentes ferramentas de se estimular o prazer de aprender, dessa forma o lúdico nas escolas podem contribuir ou colaborar na formação de indivíduos pensantes, participativos, criativos e críticos. Estas características é de fundamental importância a ser despertada no educando, pois os mesmos serão capazes de tomar decisões, resolver problemas e buscar novas transformações sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica Técnicas e Jogos Pedagógicos. Ipiratinga- SP, Loyola / 11ª ed. 2003.

CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua. Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Motricidade Humana ). Rio Claro, SP/1996.

CHIARELLI, Ligia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental. Santa Catarina, 2013, Revista Recrearte.

CHATEAU, Jean. 1908 - O jogo e a criança/ [ Tradução Guido de Almeida]. _ São Paulo: Summus, ( Novas buscas em educação; v.29), 1987.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Educação arte e jogo, Petrópolis- RJ: VOZES,2006.

SALOMÃO, Herica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil: Enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.com.pt, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf, acesso em: Dezembro de 2013.

NEVES, Lisandra Olinda Roberto. O lúdico nas interfaces das relações educativas. 2009, disponívelem:http://aprenderebrincar67.blogspot.com.br/2009/10/o-ludico-nas-interfaces-das-relacoes.html. Acesso em: Julho de 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação/ Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 1993.

LIMA, Cynthia da Silva. A importância da música no processo de aprendizagem. Rio de Janeiro,2013, Disponível em : inseer.ibict.br/cafsj/index.php/cafsj/article/download/12/pdf. Acesso em:  Setembro de 2014.

MACEDO, Lino de. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar [ rec.eletro] 1. Educação – Jogos.  2. Aprendizagem Escolar – Jogos. I.Petty, Ana Lúcia Sícoli, II. Passos, Norimar Christe. III. Título, 2007.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, v.5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, v.6. Brasília: MEC/SEF, 1997.