Universidade Federal de Pernambuco
Aluno: Frederico Neto Período: 1
Disciplina: Filosofia Turma: História


1) Por que o conceito de Apeíron de Anaximandro e Nous de Anaxágoras significa uma transformação do pensamento filosófico em relação aos fisicalistas anteriores e qual a importância dos mesmos para a humanidade.

O conceito de Apeíron que Anaximandro emprega na filosofia cosmológica consiste numa quebra com os fisicalistas, pois ele adota 4 elementos na natureza (terra, ar, fogo e água) como papel secundário na physis. Para Anaximandro tudo que existe é formado por esses elementos, mais uma força ilimitada, infinita e indeterminada (Apeíron) capaz de agregar e desagregar tudo o que existe. Essa quebra com os fisicalistas ocorre porque eles acretidavam em apenas em um elemento (arqué) encontrado na própria natureza, sendo o mesmo essencial para tudo que existe. Um exemplo desse pensamento é o de Tales de Mileto, primeiro filósofo registrado pela história, na qual acreditava que a água seria o principio fundador do Ser. Por essas causas ocorre uma transformação/quebra com o pensamento daquela época.
Anaxágoras segue também o pensamento de Anaximandro, pois ele acredita numa inteligência na própria matéria (Ser), na qual seria responsável por suas qualidades. A essa inteligência ele deu o nome de Nous que também era como a força motriz que formou o mundo a partir do caos original, iniciando o desenvolvimento do cosmo.
O que podemos entender desses filósofos é que daí em diante a filosofia perde seu sentido cosmológico em si, pois tanto Anaximandro quanto Anaxágoras afirmam que tudo que existe foi criado por forças fora da natureza. Essas duas doutrinas perduram até hoje inconscientemente na nossa sociedade, pois que Anaximandro determina Apeíron, por muitos é considerado o principio fundador do que hoje concebemos como a existência de Deus, pois está na qualidade de Deus ser Onipresente, Onisciente e Onipotente e na qual não podemos determinar. Já o Nous é o que hoje os cientistas chamam de DNA na qual nessa propriedade especifica de cada ser está as suas características. Essa é algumas das varias formas de interpretarmos os conceitos filosóficos durante a nossa história, mostrando que ela é de fundamental importância para a humanidade.