É cada vez maior o número de pessoas interessadas em aprender uma segunda língua e a aprendizagem, ou seja, o estudo consciente, formal dessa língua envolve vários fatores. Este artigo tem por finalidade analisar e discutir a importância da realização de tarefas escolares para que o aluno aprenda o novo idioma de maneira segura e definitiva.
Aprender uma língua estrangeira se tornou uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
Atualmente, no Brasil, quando pensamos em língua estrangeira, automaticamente pensamos em língua inglesa. Por quê? Sem dúvida alguma, as grandes conquistas do império britânico no século XIX são responsáveis pelo primeiro impulso dado a essa língua nesse seu processo de globalização. Porém, o império britânico hoje já não mais existe como tal, mas outras forças e processos como o desenvolvimento tecnológico, a interdependência mundial no setor da economia, o crescimento e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação mundial, têm agido de forma contundente na manutenção da hegemonia da língua inglesa no mundo (PUCCI e MAXWELL, 2006).
De acordo com Silva (2002), são consideradas tarefas escolares as atividades planejadas, elaboradas ou propostas pelos professores ou indicadas nos materiais didáticos adotados e realizados na classe ou em casa pelos alunos, referindo-se a conteúdos escolares, objetivando a aprendizagem dos mesmos. Ainda segundo a autora, as tarefas escolares podem ser consideradas o elemento de mediação entre a ação do aluno, a ação do professor e a aprendizagem escolar, devendo priorizar a atividade mental construtiva e estimular a autonomia do aluno.
Segundo Langholt (s/data), a realização de tarefas leva o aluno à prática, reflexão, extensão e preparação. Alunos que têm o hábito de fazer tarefas se preparam para as avaliações de maneira mais adequada.
O dever de casa às vezes é aceito e outras vezes rejeitado tanto por educadores como pelos pais. Vanaja (2007) afirma que não é a tarefa que é questionável, mas sua natureza e quantidade.
Para os professores, o planejamento e preparação de lições de casa apropriados e pertinentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula são trabalhos diários. Eles também precisam dar atenção especial à correção e devolução das tarefas.
Percebe-se que os aprendizes que fazem as tarefas ou participam de outras atividades relacionadas à aprendizagem da língua inglesa, consolidam os conhecimentos trabalhados em sala de aula e obtêm resultados mais satisfatórios. Filmes, músicas, qualquer outro tipo de exposição à língua alvo, favorecem muito a aprendizagem. Cabe ao professor estimular seus alunos a realizarem tais atividades para que eles obtenham sucesso e consigam o domínio da língua inglesa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LANGHOLT, A., Why is homework important? Disponível em < www. Life123. Com/parenting/education >. Acessado em 18 de dezembro de 2010.
PUCCI, B.R.F., MAXWELL, L.J. A Língua Inglesa numa perspectiva cultural. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2006.
SILVA, L.N.D.; As tarefas escolares como instância de mediação entre a ação e a aprendizagem: instrumentalização ou emancipação da educação. Dissertação de mestrado. FE/UFG, 2000.
VANAJA. R. Importance of homework. Disponível em <www.ezinearticles.com>. Acessado em 20 de dezembro de 2010.