Altina Costa Magalhães

Em tempos de eleição é fundamental que a escola olhe para este fenômeno que envolve a todos inclusive crianças e adolescentes que ainda não tem idade de participar. Este "olhar" deve acontecer no sentido de contribuir na formação e informação do seu público no tocante a importância da participação das pessoas neste processo em uma sociedade democrática, levando o aluno a compreender que ao votar o eleitor tem que ter consciência e agir com cautela, de forma responsável e criteriosa. Votar é um ato de cidadania que possibilita a escolha de representantes que vão fazer e executar as leis que podem repercutir na sociedade de forma positiva ou negativa.
A sociedade dispõe de diversos recursos da mídia, é interessante que a escola utilize estes recursos para facilitar aos alunos a informação sobre o tema e a transformação desta em conhecimento a fim de que seja feito um trabalho voltado para a realidade dos alunos. Neste propõe-se a utilização de revistas online onde os alunos possam ser orientados pelo professor a navegar no espaço virtual em busca de sites e links sobre o assunto. O mesmo tem como ponto de partida a matéria da revista Ciência Hoje intitulada "É Tempo de Eleição." De autoria de: Keila Grinberg.
O trabalho desenvolvido em sala de aula tendo como recurso didático Revistas on line objetiva promover uma ampla pesquisa sobre determinado tema proporcionando uma educação inovadora através de um direcionamento adequado a fim de permitir que o aluno adquira liberdade de pensamento e de expressão, já que o recurso e tema mencionados promovem a construção do conhecimento.
Para a atividade optativa Revistas online do Curso de Mídias em Educação Módulo Básico Material Impresso foi feita uma navegação nos sites indicados a fim de se escolher uma reportagem para ser discutida em sala de aula. Após acesso aos diferentes sites optou-se por: www.uol.com.br/cienciahoje. Texto de Keila Grinberg, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Intitulado "É Tempo de Eleição" disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicao e discorre sobre um fato importante e atual, as eleições.
Para fomentar a discussão em sala de aula sobre o tema, a versão online do texto apresenta um vídeo do projeto Eleitor do Futuro elaborado por Márcia Stein e Marcus Tavares. É um mini documentário em linguagem infanto-juvenil explicando tudo que acontece no dia da eleição, informando o aluno/eleitor sobre a importância do voto consciente. Nesta mesma página o aluno/navegador ainda acessa o mapa do Tribunal Superior Eleitoral-TSE e obtém informações pertinentes à instituição, aos partidos, ao processo eleitoral, aos candidatos, aos eleitores, e aos locais de votações, etc. Para tanto basta clicar em: http://www.tse.gov.br/internet/institucional/eleitorFuturo_video.htm.
A matéria "É Tempo de Eleições" ainda sugere que se conheça a Revista do Eleitor acessando: http://www.tse.jus.br/revistadoeleitor/# esta contém várias informações sobre o assunto, inclusive ensina montar uma urna de papel e também dar ao cibernauta a oportunidade de conhecer várias ações e projetos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral que os alunos devem tomar conhecimento, pois são conteúdos inerentes ao processo eleitoral e ao tema em análise.
Na página virtual da revista Ciência Hoje para Crianças, coluna Máquina do Tempo. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicão o aluno deve clicar em "voto" e acessar http://chc.cienciahoje.uol.com.br/search?Subject%3Alist=Voto. Aqui o artigo ressalta que voto nem sempre é para escolher políticos, mas pode ser também para ouvir e fazer valer a opinião dos eleitores sobre algo e neste caso chama-se referendo sendo possível esta pesquisa em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2005/162/voce-acha-que-sim-voce-acha-que-nao-vamos-ao/?searchterm=None.
Com um clique na palavra "eleições" no texto inicial o cibernauta terá a possibilidade de navegar pelo ambiente digital através de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/173/quando-crescer-vou-ser-cientista-politico/?searchterm=None. Esta reportagem sugere que o cientista político é um profissional que tenta explicar as diferentes formas de governo em lugares e tempos distintos, assim como demonstra a maneira como uma sociedade se estrutura para conduzir a vida de seus membros.
Clicando em "Quando crescer vai ser cientista político" o educando terá acesso a "Às Urnas" texto que explica a função dos representantes da população eleitos pelo voto em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/129/as-urnas/?searchterm=None
Se clicar em "As Urnas" encontra-se "Mistérios Desvendados" que fala sobre pesquisas de opinião, como são feitas e como é possível prever o resultado de uma eleição em:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/geografia/misteriosdesvendados/?searchterm=None.
Partindo da palavra "eleições" pode se chegar a "Muito Além das Urnas" que explica o que significa a palavra democracia como surgiu e como evoluiu o seu conceito em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/muito-alem-das-urnas/muito-alem-das-urnas-0/?searchterm=None
O material online pesquisado acerca do tema: "É tempo de Eleições" ressalta que se compreenda a importância do voto em uma sociedade democrática, bem como a questão da ética no processo eleitoral no tocante ao comportamento de candidatos e eleitores, definindo como e porque acontece esse processo, ressaltando também que votar é uma escolha que exige reflexões e implica em conseqüências benéficas ou maléficas para a população. Ao votar se dá a alguém o poder de decidir sobre aspectos importantes da vida de uma cidade, estado e país.
Alguns conservadores apregoam que este tema "eleições" não deve ser tratado em sala de aula, esta é uma visão arcaica, pois do ponto de vista pedagógico todo e qualquer assunto pode e deve ser abordado em sala de aula, desde que de forma imparcial, criteriosa, responsável, consciente e planejada, ou seja, tomando-se às devidas precauções quanto a linguagem, a clareza das informações, o material didático a ser utilizado. No caso do tema supracitado sabe-se que é de extrema significância, pois recai sobre o futuro de todos os brasileiros eleitores ou não. E a escola não pode nem deve ficar alheia a este processo, pois se assim o fizer não estará cumprindo com sua função: formar, informar, educar, preparar para uma vida cidadã. Esta trajetória começa trabalhando-se de acordo com a realidade do aluno.
Nesta atividade percebe-se que a cada link o internauta acessa novos textos, artigos, vídeos, imagens relacionadas ao tema em estudo. São inúmeros trabalhos ligados ao mesmo eixo temático no ambiente virtual. Este molde de pesquisa/navegação leva o leitor/navegador a um texto, que leva a outro e a outro e assim forma-se uma teia de informações a ser processadas e transformadas em conhecimento.
A forma de organização desta atividade mostra que o contexto educacional como um todo está sendo transformado, à sala de aula está sendo agregado o laboratório de informática, a tela do computador é um ambiente colaborativo de aprendizagem com seus sites, links, textos e hipertextos, o aluno transforma-se em hipernavegador, e o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e torna-se junto com o aluno um aprendiz, um mediador.
A cada clique uma nova informação explorada e um novo conhecimento adquirido e assim docente e discente descobrem que as revistas online são recursos didáticos promotores de: leitura, reflexão e tessitura de novos textos sobre os temas em estudo. Este é um trabalho que ao ser desenvolvido em sala de aula leva os participantes a inúmeras aprendizagens quanto à utilização do recurso, quanto ao tema em análise e a importância de ambos para o processo de construção do conhecimento de todos e do contexto educativo.
Conhecer é saber, é desvendar, é ir além da superfície, do previsível, da exterioridade. Conhecer é aprofundar os níveis de descobertas, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade [...]. O conhecimento se dá no processo rico de integração externo e interno [...] e aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário e social. (MORAN, 2004. p. 25.)
À escola cabe, entre outras responsabilidades, a de orientar seus educando para viver e conviver em uma sociedade democrática e isto pressupõe questionar, opinar, concordar, discordar, compreender a diferença entre direitos e deveres e lutar para que estes sejam garantidos na forma da lei.
Em tempos de internet o desafio da escola é utilizar esta ferramenta com todas as possibilidades técnicas, midiáticas e capacidade de informação e comunicação para revigorar o sistema educacional, apontar para uma nova sociedade com alunos que tenham chances de construir uma vida plena em sociedade. Iniciativas que possibilitem a participação do indivíduo na sala de aula, ou em outro contexto social devem ser estimuladas.
Uma das estratégias para que o educando participe de um processo de aprendizagem satisfatório pode ser alinhavado pelos educadores com a utilização de diversos recursos eletrônicos em atividades pedagógicas. Estas são fontes de informações atualizadas que podem contribuir para uma aprendizagem significativa, pois apresentam uma linguagem clara e concisa, temas relevantes de interesse de todos os envolvidos no ato de ensinar e aprender.
O espaço educativo como disseminador de conhecimentos deve desenvolver ações que contemplem o despertar de seus alunos para a grande responsabilidade de cada eleitor na transformação da sociedade, na melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos como: saúde, educação, moradia, lazer, transporte, urbanização e outros fatores que proporcionam dignidade ao ser humano.

REFERÊNCIAS

GRINBERG, Keila. É Tempo de Eleição. Revista Ciência Hoje para Crianças. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicao> Acesso em 28/09/2010

MARCUSCHI, Luis Antonio. Linguagem e ensino: O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Vol. 4, No 1, p.79-111 Universidade Federal do Pernambuco. Disponível em: http://www4.pucsp.br/~fontes/ln2sem2006/f_marcuschi.pdf>. Acesso em 07/09/20

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 8ª ed.Campinas: Papirus, 2004, p.25. Disponível em:< http://blog.aprendaki.net/category/articulistas/ead/jose-manuel-moran/> Acesso em 29/092010

NOVAES, Tatiani Daiana de. Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital. Tubarão, 2007. Disponível em: < http://busca.unisul.br/pdf/89838_Tatiani.pdf>. Acesso em 11/09/ 2010.