FNC Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos 

Prof° Orientadora: Esther Cosso

Cássia Cristina Nunes de Cerqueira 

A importância das relações interpessoais nas organizações 

A comunicação hoje é tudo, saber se comunicar é fundamental e para o sucesso de uma organização isso é imprescindível.

Chiavenato (2010, p.417) diz: “A informação não é tangível nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo porque proporciona poder.”

Diante do exposto vê-se que o mundo gira em torno da comunicação e da informação e para que uma organização tenha sucesso é necessário que a comunicação seja clara, direta e transparente assim como as relações interpessoais.

Para que a comunicação seja clara é necessário que se tenham boas relações. É fundamental ter um bom relacionamento entre os pares pois isso contribui não somente para uma boa convivência no dia a dia mas também para um bom clima e influencia diretamente de forma positiva no resultado da organização.

Segundo Chiavenato 2010 um gestor gasta 80% do seu tempo em comunicação, diante disto nota-se o quanto é importante a relação do gestor para com os colaboradores e como o gestor é um exemplo a ser seguido, se ele tem um bom relacionamento com todos influência de forma positiva os colaboradores a terem também um bom relacionamento entre si.

E a relação interpessoal é imprescindível pois todo trabalho é feito em equipe, direta ou indiretamente, um depende do trabalho do outro, é uma cadeia de relações e se não há um relacionamento bom entre as pessoas o resultado também não será bom.

A relação interpessoal nas organizações é bom para o bem estar de cada colaborador pois trabalha mais disposto e feliz sabendo que tem suporte e pode contar com seus pares para desenvolver seu trabalho e também para tratar de outros assuntos, mesmo porque essa relação é muito importante pois os colaboradores passam maior parte do tempo em seu local de trabalho.   

Contudo para que o clima esteja bom e as relações sejam boas a organização precisa agir de forma transparente para com seus colaboradores, fazer valer sua cultura organizacional se a mesma prega esses valores, precisa de uma postura firme e ativa do gestor que esteja disposto a ajudar a resolver os problemas que possam vir acontecer e antes de mais nada o respeito ao próximo, saber respeitar as adversidades, as diferenças, as vontades e a cultura do outro. A partir do respeito tudo é possível e tudo se alcança. 

Referência Bibliográfica 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.