Como se dá a compra através do Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, a longo prazo, cria valores para os clientes ou prospects que contribuem para que a compra seja efetuada. Esse relacionamento pode também ser o canal direto para uma compra através de descontos de aniversário, cupons, prêmios de fidelização e parceria, facilidades que, junto com a confiança, poupam tempo, esforço e inconvenientes aos clientes.

Por que o Marketing de Relacionamento é importante para os profissionais de marketing?

O marketing de relacionamento é uma ferramenta importante porque promove uma sensação de confiança e comprometimento entre a empresa e o cliente, gera um buzz marketing positivo, principalmente se conquistar os líderes de opinião, boa vontade, disposição para pagar mais, aumento das compras e lealdade por parte do consumidor. Na verdade é bom para a empresa e seus profissionais de marketing porque retém o cliente e é bom para o cliente porque reduz os riscos e poupa o seu tempo. O Marketing de relacionamento ajuda o profissional a evitar a miopia de marketing, que acontece quando os esforços são feitos sob a ótica da empresa, que nem sempre é a do cliente. Ele fornece a oportunidade de conhecermos o ponto de vista do consumidor e o que realmente importa para ele.

A internet pode também estreitar as relações com os consumidores, pois possui características que incentivam a troca de informações através da interatividade de formulários, enquetes e pesquisas e da instantaneidade, que garante a ela uma grande adaptabilidade em tempo real, adequando os conteúdos às demandas e corrigindo falhas na comunicação em instantes, além de ser um canal de comunicação extremamente barato.

Sites interessantes para ilustrar como exemplo são os sites de livrarias como a Saraiva e da Travessa. Por ser um segmento com produtos que não precisam ser experimentados, diferentemente de roupas e sapatos, os sites de livrarias oferecem, além de livros e e-books, uma gama de artigos, como dvds e blu-rays, que são muito adequados para presentes. Também aproveitam para divulgar os eventos dentro das lojas físicas, como debates e noite de autógrafos, estreitando os laços com seus consumidores, além de oferecer produtos semelhantes aos comprados anteriormente, como se fosse o conselho de um amigo que já conhece os seus gostos.

Na verdade, o advento da internet propiciou uma revolução na área de comunicação e marketing. As empresas agora não ditam mais as regras, mas precisam entender o consumidor, dialogar com ele, interagir e ter respostas rápidas. Porque se elas não estiverem presentes nas redes sociais, não poderão defender as suas marcas ou mesmo consertar erros e esclarecer fatos e, assim, poderão sofrer efeitos negativos completamente fora do controle delas, sendo a perda de reputação uma das mais graves consequências. 

Assim, as redes sociais servem principalmente para ouvir o público e não para impor o modo de pensar da empresa. Podem nos fornecer dados gratuitamente e responder a pesquisas em tempo real. Ou seja, são ferramentas de trabalho muito poderosas, rápidas e baratas, que não podem ficar de fora do planejamento de marketing digital e de relacionamento.