A importância das novas mídias na comunicação empresarial

A comunicação tem avançado suas fronteiras para alem dos domínios das empresas e de seus departamentos de comunicação. As novas mídias estão ai para provar que o modelo antigo de comunicação não cabe mais no ambiente digital em que vivemos. Prova disto são os microbloges, twitter, facebook, Orkut e outros de menor expressão mais que possui um efeito tão bom quanto devastador, para disseminar informações sobre empresas e produtos. Estas ferramentas podem ser também utilizadas pelas empresas para melhorar a sua comunicação com seus clientes tanto interno quanto externo. E de que modo as novas mídias podem contribuir para uma comunicação integral e eficaz na comunicação empresarial? É procurando responder este questionamento que tomamos por base a TAM, por ter esta empresa ao longo dos anos investidos somas consideráveis na área de tecnologia de informação e usado as novas mídias para estreitar os laços com seus consumidores e seus funcionários.

No ano de 2009 foi noticiado que a TAM havia sido multada pelo PROCON de Londrina em 1,9 milhão em um processo que começou no ano de 2007, devido a uma informação em sua revista a cerca das milhagens que permitia viagens ao exterior, uma cliente solicitou e foi informada pela atendente do call Center sobre a indisponibilidade do serviço devido ao tempo de resgate que era de 90 dias e não havia sido obedecido o prazo determinado, os advogados da TAM recorreram da sentença informando que tal informação na referida revista que é uma publicação da empresa não dava direito ao beneficio questionado. Certo é que a Tam tem recorrido da sentença que ainda não chegou as vias jurídicas finais.

Seria uma noticia como tantas outras que não daríamos importância se não fora o excesso de erro na comunicação desde a publicação das informações na revista de divulgação da empresa, quanto a falta de informações claras prestadas pelo atendimento ao cliente, gerando assim este desconforto jurídico e conseqüentemente uma exposição negativa nas mídias existentes. Percebemos que os ruídos de comunicação não se dão somente na fala, mas também naquilo que é impresso e estes ruídos gera distorções que podem afetar toda empresa e mexer com os departamentos gerando conflitos internos.

Urge a necessidade das empresas investirem numa comunicação integrada frente a crescente e ininterrupto surgimento das novas mídias, e sobre comunicação integrada Bortoli diz: “podemos descrever que a comunicação integrada é composta de estratégias, planejamentos, meios de comunicações internos e externos para alcançar os objetivos da organização, seja ele de promover sua marca, produto, serviços, entre outros”. Porque assim como as novas mídias podem ser uma ferramenta poderosa para a empresa divulgar-se pode se transformar também numa armadilha, especialmente porque as informações na internet nos sites de relacionamento se disseminam numa velocidade incrível.

Se os responsáveis por promoverem a comunicação souberem utilizar as redes sociais podem estar se diferenciando no mercado global e tão competitivo, e diminuindo o abismo que existe entre seus funcionários.  Concomitantemente diminuir os efeitos devastadores da “radio peão” que termina gerando o processo da desinformação. Percebemos que mesmo com todo aparato tecnológico e todas as ferramentas possíveis ainda assim não estamos nos comunicando.

As novas mídias podem e devem ser usadas como um diferencial para as empresas, fortalecendo assim seus valores, visão e sua missão para o publico interno e solidificando assim sua marca no cenário cada vez mais carregado de observadores. Tendo a responsabilidade de saber o que vai passar para o publico que cada dia está mais informado e se comunicando mais veloz que as empresas podem perceber. Alterman 2011. Devemos lembrar que a tecnologia também evoluiu e com isto as pessoas acabam adquirindo muito mais informação. Antigamente muitos produtos e serviços eram desconhecidos e apenas um pequeno grupo de empresas conseguia investir em publicidade e hoje ela acaba sendo muito mais acessível e isto se da por diferentes fatores. E como diria o poeta Gilberto Gil numa de suas canções “Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Bibliografia:

Leia mais sobre em: http://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/a-publicidade/nova-publicidade-existe-por-causa-das-novas-midias-ou-por-causa-dos-novos-consumidores#ixzz1oouhcDU0

Pela Internet: Gilberto Gil  http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/68924/

 http://www.guiafar.com.br/portal/index.php/pt/artigos/marketing/101-a-importancia-da-comunicacao-integrada-para-o-sucesso-da-organizacao

http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?id=931231