A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS E TÉCNICAS NA NOVA SISTEMÁTICA DO DEMONSTRATIVO DOS FLUXOS DE CAIXA PARA EMPRESAS, INSTITUIÇÕES, ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADES EM GERAIS 

Deise Regina Cabrera - CRA/GO 15021; [email protected] 1
Derival Alves Ferro - CRC/GO 16079; [email protected] 2
Mario Ferreira Neto; [email protected] 3
Orientador - Prof. MSc. Fábio da Silva e Almeida; [email protected] 4
MBA em Perícia Judicial e Auditoria – IPECON/PUC-GO

RESUMO

O Demonstrativo dos Fluxos de Caixa é uma ferramenta de grande valorização para a Contabilidade por analisar e avaliar os efeitos práticos das atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos no fluxo de caixa de certo período contábil das empresas ou instituições ou organizações.
Com a edição da Lei nº 11.638, de 28/12/2007 que passou a vigorar a partir de 1º/1/2008, o Demonstrativo dos Fluxos de Caixa, no Brasil, tornou-se indispensável e obrigatória, tantos para os profissionais da Contabilidade quanto aos administradores, diretores ou gestores das empresas ou instituições ou organizações que fazem parte do ambiente comercial, contábil e empresarial, necessitam de conhecer, compreender e elaborar o Balanço Patrimonial, através do Demonstrativo dos Fluxos de Caixa com a finalidade de instruí-los para interpretar criticamente os seus resultados.
O presente estudo-trabalho procura demonstrar, clara e objetivamente, através de uma pesquisa bibliográfica, realizar abordagens dos conceitos e definições dos componentes, métodos e a estrutura das demonstrações contábeis estabelecidas pelas normas nacionais e internacionais, apresentando-lhe as técnicas de elaboração e resolução, etapa por etapa, por meio de um exemplo prático de Demonstração do Fluxo de Caixa para que possa entender a funcionalidade da Contabilidade, neste aspecto contábil e matemático.
O objetivo deste estudo-trabalho é contribuir para a discussão, análise e avaliação do poder informativo do Demonstrativo dos Fluxos de Caixa e a sua utilidade no processo/produto de tomada de decisão tanto pela administração e gestão quanto do profissional de Contabilidade das empresas ou instituições ou organizações.
PALAVRAS-CHAVES: Contabilidade Geral. Contabilidade Financeira. Contabilidade Tributária. Demonstrativo do Fluxo de Caixa. Empresa. Estrutura do Demonstrativo