O mercado de e-commerce vem crescendo no Brasil e muitas empresas já começam a colher os frutos de seus investimentos neste setor. Apesar de exigir intensa organização e o recrutamento de uma equipe com conhecimento técnico adequado, é possível expandir o lucro e oferecer aos consumidores um canal de vendas mais ágil e facilitador.

Para que um e-commerce consiga sucesso, é necessário garantir que muitos fatores estejam alinhados com os padrões de qualidade. Em primeiro lugar, uma loja virtual precisa ter sua arquitetura da informação desenvolvida para garantir uma melhor experiência ao usuário: um layout agradável e funcional, formas de acessar os produtos de forma rápida e prática, evitar link quebrados, corrigir falhas no código, otimizar os arquivos nas páginas (imagens, tags, CSS, Javascript), etc.

Dentro deste aspecto, vale a pena destacar a importância das imagens neste processo. Neste link, por exemplo, o estrado de borracha é mostrado em ambos os lados. E por que é tão importante? A compra online precisa transmitir confiança ao consumidor. Por meio da internet, ele não poderá tocar o produto. Dessa forma, a imagem precisa transmitir a confiança necessária. Por isso, quanto mais detalhes expostos, melhor. O cliente pode assim ficar mais confortável em encomendar seu pedido.

O uso de imagens simples, com resoluções ruins e/ou falta de informações transmitem desorganização e falta de detalhes. Havendo algum receio, a compra simplesmente não será realizada e a empresa deixa de fazer uma conversão.

Há muitos outros pontos que podem ser estudados no quesito de arquitetura da informação. O importante é sempre ter em mente que o consumidor precisa ter a sua disposição o maior número de informações possíveis em um caminho rápido e prático para o carrinho de compras e a respectiva finalização do pedido.

Para evoluir neste conceito, várias instituições já oferecem cursos especializados para aprimoramento do site.