A grande parte das facas japonesas existentes atualmente no mercado, são descendentes diretas das poderosas e também famosas espadas de samurais. A partir do ano de 1560 na cidade de Kyoto nas ruas surgiram uma série de mestres que atuavam exclusivamente na arte de criar espadas, e um deles era considerado tão especial que foi chamado para fornecer exclusivamente as espadas para a casa imperial japonesa.

Com o final dos samurais acabou se acreditando que a produção das espadas por sua vez iriam chegar ao fim, apesar disto surgiu um interesse porém mais voltado para a arte. Aos poucos durante a segunda guerra mundial, houve a ocupação americana, e foi totalmente proibida a confecção de espadas, onde aos poucos os criadores das mesmas foram obrigados a procurar outros empregos.

Apesar disto este período passou e os ofícios de cuteleiros e afiadores voltaram com tudo, bastante organizado e ainda apoiado diretamente junto ao governo japonês.

Conheça algumas das facas mais utilizadas para Sashimi

As facas para sashimi exclusivas para o preparo são um item muito importante para que se possa ter os melhores cortes. O primeiro motivo é por sua lâmina que é muito afiada, o que permite a existência de cortes que são mais precisos, e ainda devido a empunhadura da faca, esta que é um pouco diferente e oferecer uma maior firmeza dos movimentos, por último podemos citar o formato de cada uma das facas adequados para a sua finalidade.

Veja as facas mais utilizadas

A Deba Bocho

Esta é uma faca em formato de alavanca, utilizada para fazer cortes finos em peixes e salmão.

Nagiri Bocho (ou Nakiri Bocho)

Esta é uma faca de formado quadrado, semelhante a uma navalha, exclusivamente utilizada para cortar vegetais.

Yanagiba Bocho

Esta faca é própria para cortar filés de sashimi e ainda remover pedaços de peixe das espinhas, sendo assim é uma faca de lâmina longa.

Sushikiri bocho

Esta é a faca para cortar os sushis em pedaços, usada exclusivamente na manutenção final da alimentação.

Para se ter ideia os orientais levam muito a sério as suas facas, e alguns dos conjuntos que são utilizados até mesmo são passados por várias gerações.