INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem abordar o tema a importância das atividades lúdicas na educação infantil, trazendo como questão central analisar a compreensão que os professores tem das atividades lúdicas em sala de aula. A idéia de pesquisar sobre este assunto surgiu o interesse em saber mais sobre o tema e sua aplicabilidade real na escola. Nossa inquietação esta relacionada em verificar como as atividades lúdicas influenciam o desenvolvimento e aprendizagem no universo infantil. Esta pesquisa também se justifica pelo fato de que o lúdico é um dos assuntos que tem conquistado espaço no plano nacional, principalmente na educação infantil, por serem as brincadeiras e os jogos a essência da infância e seu uso permitiram um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento de forma contextualizada no mundo infantil.

Segundo Almeida (1987) já Antiga Grécia, um dos maiores pensadores, Platão (427-348),Afirmava que os primeiros anos da criança deveria ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexo, sob a vigilância e em jardins de crianças. Para o autor, todo o pensamento grego da época, a educação propriamente dita deveria começar aos sete anos de idade. Platão dava ao esporte, tão difundido na época, valor educativo, moral, colocando-o em pé de igualdade com a cultura intelectual e em estreita colocação com ela na formação do caráter e da personalidade. Por isso investia contra o espírito competitivo dos jogos.

Segundo Almeida (1990)

"Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, por exemplo, as atividades de dança, caça, pesca, lutas eram tidas como sobrevivência, deixando, muitas vezes, o caráter restrito de divertimento e prazer natural. As crianças, nos jogos, participam de empreendimentos técnicos e mágicos. O corpo e o meio, a infância e a cultura adulta faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, mas era eminentemente coerente, uma vez que os jogos caracterizavam a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação representava a sobrevivência (p.26)".

A escolha do tema surgiu por uma inquietação de obter mais informação sobre a importância das atividades lúdicas na educação Infantil. A problemática é qual a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. Dessa forma pretendemos alcançar como objetivo:

· Analisar qual á importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa?

No primeiro capítulo aborda as aspectos que motivaram a investigação deste tema, bem como apresenta a problemática, as questões norteadoras, os objetivos sua relevância no campo sócio-educativo.

No segundo capitulo são apresentadas as teorias que orientaram as discussões fundamentadas em autores como Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002).

No terceiro capitulo trata da metodologia qualitativa. Foram utilizados a

entrevista , o questionário semi- estruturada, onde buscou-se compreender as concepções dos sujeitos. Sendo entrevistados todos os professores de educação infantil da Escola Fundação Apoio a criança e ao Adolescente Fundame.

No quarto capitulo busca-se analisar os aspectos mais relevantes da análise e interpretação de dados, para então, entender a problemática apresentada neste trabalho, bem como atingir os objetivos traçados nesta pesquisa. Nas considerações Finais, fazemos um relato conclusivo a respeito dos resultados encontrados, analisando os objetivos e a problemática propostos inicialmente, á luz dos conceitos teóricos e da análise de dados.

> Para continuar lendo clique aqui e faça o download do artigo completo.