A tinta usada para pintar paredes que estamos acostumados a ver por aí não têm apenas o objetivo de embelezar um ambiente. É também uma forma de proteger a estrutura da casa contra ações externas que podem desgastá-la a pontos muito variados, que vão de deixar as paredes feias até comprometer toda a estrutura da casa. Portanto, tinta é uma preparação, em geral líquida, para revestir superfícies. A tinta industrial tem a mesma finalidade da tinta de paredes, com uma diferença básica: ela serve para proteger grandes estruturas, e não apenas de substratos. Elas podem ser metálicas, de vidro, de cimento ou de qualquer outro material (acesse e veja os demais).

E não existe apenas um tipo de tinta industrial, e sim várias, que vão desde a tinta em pó eletrostática e tinta epóxi para pisos até as tintas que precisam de grandes equipamentos para serem aplicadas. Essas tintas são usadas, em sua maioria, para grandes estruturas que não podem corroer facilmente ou se desgastar em espaços curtos de tempo. Ou seja: a grande importância da tinta de forma industrial não é apenas proteger a superfície, mas também mantê-la intacta pelo maior tempo possível. E não é qualquer pessoa ou máquina que pode fazer a aplicação desse tipo de tinta em uma superfície necessitada. É preciso ter os aparelhos corretos e, principalmente, certificação pessoal para esse tipo de serviço.

Dentre as superfícies que mais recebem tinta industrial estão máquinas e equipamentos, estruturas metálicas, ônibus (que são estruturas bem maiores que os carros), fundições e siderurgias, implementos rodoviários (como as linhas que dividem as pistas de um asfalto), agrícolas e marítimos. Além disso, é sempre possível ver o uso das tintas industriais na área de manutenção industrial, que é justamente aquela superfície que já foi previamente pintada, mas deve ser sempre assistida para que não haja nenhum tipo de desgaste.

Além de ser diferenciada das demais, esse tipo de tinta também é mais cara, uma vez que exige mão de obra qualificada para manuseá-la. É comum encontrar empresas que vendem tintas industriais em um pacote com a aplicação e manutenção do produto, uma vez que ninguém vai comprar um material desses para aplicar em um domingo de sol, como fazemos com as tintas para as paredes de uma casa. Além disso, com as preocupações ambientais, a tinta industrial ficou, com o passar dos anos, muito menos prejudicial ao meio. Hoje em dia, além de seu fator anti-bactérias e micróbios, ela também costuma ser mais ambientalmente correta, sem tantos resíduos químicos quanto antigamente.