A importância da Tecnologia na Educação Infantil


Resumo

O avanço da tecnologia tem contribuído para o desenvolvimento não somente do País, mas também da educação. Na sala de aula, a interação do professor com os alunos está sendo bem mais atrativa quando se trata de tecnologia. Atualmente, as crianças estão muito evoluídas quanto ao uso de aparelhos tecnológicos. É muito importante que essa evolução aconteça e que estejam prontos para o futuro da tecnologia, haja vista que a cada dia estamos mais próximos de um mundo mais voltado aos trabalhos tecnológicos do que manuais.

 

Palavras chave:

Desenvolvimento; Interação; Ferramentas; Tecnologia; Conhecimento; Educação

As escolas estão inovando a metodologia de ensino, implantando sistemas que são ao mesmo tempo interativos e educacionais para os alunos. Contudo, ainda existe uma resistência por parte de algumas instituições, ocasionada por diversos fatores, dentre eles a falta de recurso financeiro. Esta problemática ocorre principalmente nas escolas públicas, visto que existem questões a serem priorizadas quanto aos gastos. Ainda assim, outras instituições apenas se recusam a aplicar esta metodologia por temer que os alunos fiquem dispersos, causando assim uma regressão na didática da escola.

Segundo uma pesquisa feita pelo Profº Sugata Mitra, o uso da tecnologia nos grandes centros urbanos melhora, em média, de 3% a 5% o aprendizado do aluno, já nas favelas e zonas rurais este percentual chega a ultrapassar os 30%.

Com esta inovação a educação infantil torna-se prazerosa e mais dinâmica, estratégias são aplicadas na interação entre os alunos. Também é importante preservar o convívio social do aluno para que o mesmo não se isole do restante da turma.

Existem diversas ferramentas que auxiliam no aprendizado dos alunos, quanto ao uso da tecnologia, o Google Maps por exemplo, é uma excelente forma de interação entre os alunos e a disciplina de Geografia, tendo em vista que alguns apresentam uma certa dificuldade na interpretação dos mapas. Existem ainda outras ferramentas interativas e interessantes para ajudar a incentivar o aluno a permanecer na sala de aula.

Algumas instituições já estão implantando o uso do tablet, pois possui facilidade em seu manuseio. O ensino digitalizado não tem a intenção de substituir o professor pela máquina, mas sim aperfeiçoá-lo para determinada tarefa, consequentemente ajudando na evolução do mesmo, pois o papel de ambos é importante no aprendizado da criança ou do adolescente que frequentam a sala de aula.

Atualmente vive-se em um universo digital, onde há uma grande necessidade de acompanhar essa evolução. O desenvolvimento das crianças está interligado a educação, já que o papel da escola é preparar para a vida, a melhor maneira de realizá-lo é fazer com que os professores e a tecnologia trabalhem em conjunto.

“O sucesso do uso do computador como uma tecnologia que pode favorecer a expansão da inteligência depende da forma como ocorre a relação entre o usuário e as informações contidas no programa por ele utilizado. Quanto mais interativa for essa relação, maiores serão as possibilidades de enriquecer as condições de elaboração do saber. Este é um dos principais argumentos para justificar a importância do estudo da interatividade no contexto da inserção dos computadores na educação escolar.” (PAIS, 2005, p. 144).

É extremamente necessário que haja um acompanhamento deste uso, tanto em casa quanto na sala de aula. O manuseio do computador, celular, tablet ou qualquer outra ferramenta tecnológica e interativa, existe a necessidade de estar monitorando o que uma criança faz neste mundo digital, visto que na utilização da Grande Rede de Computadores que é a “Internet”, existem diversas ferramentas maliciosas. Desta forma, é preciso estar atento, pois existem ferramentas que podem ser utilizadas para limitar tais acessos ou até mesmo monitorar este uso de forma remota, porém como se trata de uma máquina, pode haver falhas, portanto é muito importante que os pais em casa ou os professores na sala de aula estejam atentos quanto a isso.

É de consenso mútuo e amplo que o uso da tecnologia na educação infantil apresenta fatores que contribuem para o desenvolvimento da criança e do adolescente, esta inovação ajuda a estimular a mente, potencializa o desenvolvimento intelectual, ajuda na coordenação motora, reformula a mente das crianças e revoluciona a educação.

REFERÊNCIAS:

PASSERINO, L. M. Informática na Educação Infantil: perspectivas e possibilidades. In: ROMAN, E. D.; STEYER, V. E. (Orgs.). A criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil: um retrato multifacetado. Canoas: Editora da ULBRA, 2001.

www.planetaeducacao.com.br

www.dino.com.br